Logo Buscapé
Logo Buscapé

A linha de processadores Ryzen 9, da AMD entrega opções reconhecidas por serem classificadas como “top de linha”. Isso quer dizer que são processadores realmente potentes e que entregam um desempenho acima da média.

Em outras palavras, são modelos Premium da marca, que vem equipados como uma ficha técnica diferenciada.

Assim, eles competem de frente com outros chips que proporcionam a mesma pegada – esse é o caso dos poderosos Intel Core i9. Mas, será que esses chips dão conta do recado para o que você precisa?

A melhor maneira de descobrir é se atentar aos seus recursos e diferenciais. É isso que nós vamos fazer no decorrer desse conteúdo. Bora lá conhecer cada uma das opções!

Antes disso, fique atento às nossas boas dicas ficando por dentro dos conteúdos do Buscapé. Aliás, no quesito tecnologia a gente tá sempre um passo à frente, sabia?

Isso tanto é verdade que temos diversos conteúdos com dicas e informações sobre processadores por aqui – todos esperando por você!

O que é a linha de processadores AMD Ryzen 9?

O processador AMD Ryzen 9 bate de frente com os chips Intel Core i9, proporcionado altíssimo desempenho (Foto: Shutterstock)

Quando falamos sobre os processadores AMD Ryzen 9, é importante deixar claro que eles são opções de categoria Premium. Isso tanto é verdade que, como já mencionamos, eles competem diretamente com os modelos Intel Core i9.

Buscando um dispositivo já completo para o seu perfil? Veja a nossa lista com as melhores opções de notebook com processador AMD Ryzen de fábrica!

Eles também possuem especificações diferenciadas, incluindo uma capacidade energética superior e velocidades que ficam acima da média dos processadores mais populares.

Por todos esses aspectos, eles são voltadas para usuários que priorizam altíssima performance, principalmente para rodar jogos atuais e com gráficos realmente complexos.

A seguir, você conhecerá alguns chips que lideram as buscas por aqui, já que permitem um excelente desempenho e também um custo-benefício interessante para quem prioriza máxima performance.

Para facilitar, a lista a seguir foi organizada por preço, portanto, do processador mais barato para o mais caro.

1. AMD Ryzen 9 3900X

O modelo mais em conta da nossa lista, mas isso não significa que ele não dará conta do recado para gamers e até mesmo na hora de rodar programas e aplicativos mais pesados.

São 12 núcleos no total, além de 24 threads e velocidade que pode atingir a média de 4,6GHz. Ele rivaliza com os chips top de linha da Intel também, como é o caso do i9 9900K e o 10900K, que são de décima e nona geração, respectivamente.

Sua memória cache em L3 é de 64MB e o chip ainda é capaz de controlar até dois canais de forma simultânea de memória RAM do tipo DDR4. Um bom ponto aqui, mesmo se tratando de um chip lançado em 2019, é o suporte para a tecnologia PCle Express 4.0.

Aliás, esse é um recurso que sequer se faz presente nos processadores de décima geração da Intel.

2. AMD Ryzen 9 5900X

Seguindo o padrão por organização de preço, temos o segundo processador da nossa lista, mais precisamente o AMD Ryzen 9 5900X.

Ele também é visto como um dos melhores chips voltados para o público gamer, embora não seja um dos mais avançados da família.

Seu maior diferencial é justamente a frequência de clock realmente alta, com variações entre 3,7GHz e 4,8GHz. Outro destaque fica por conta da sua microarquitetura do tipo Zen 3, bem como seus 12 núcleos e 24 threads.

Já o cache L3 dispõe de 64MB, que no geral é um bom valor. Por fim, é importante citar a RAM DDR4 que chega a entregar até 3200MHz.

3. AMD Ryzen 9 5950X

Por sua vez, temos o AMD Ryzen 9 5950X, que também merece com todo louvor o título de um dos melhores processadores da marca. Inclusive, o Ryzen 9 5950X chega a superar em muitos aspectos o Intel Core i9 10900K.

Só para contextualizar, essa tecnologia é capaz de acelerar o processo de armazenamento e, claro, proporcionar maior eficiência em tarefas e jogos complexos.

Aqui o usuário poderá contar com 16 núcleos, 32 threads, cache L3 até 64MB e ainda uma RAM DDR4 até 3200MHz.

Não há dúvidas, portanto, que ele é realmente um chip premium e que não foi projetado para tarefas intermediárias ou cotidianas.

4. AMD Ryzen 9 3950X

Outro que surfa tranquilamente na onda do melhor processador AMD. O Ryzen 9 3950X é considerado um “superprocessador”. Para comprovar isso, basta ter atenção à sua ficha técnica, começando por seus 16 núcleos e 24 threads.

Além disso, outro destaque fica por conta da arquitetura Zen 2 de 7nm. Na prática, isso quer dizer que ele permite muito mais velocidade e ainda otimiza o consumo energético.

Vale também mencionar a RAM do tipo DDR4 que pode chegar a 3200MHz. Por sua vez, a variação da frequência de clock fica entre 3,5GHz e 4,7GHz. No entanto, é de uma geração inferior ao modelo de antes.

Então, se o preço dele for mais alto, é melhor investir no 5950X

Ainda assim, todas as características dele permitem afirmar que é um ótimo processador para gamers, além de dar conta do recado perfeitamente para editores de vídeo. Por fim, ele também é compatível com a placa-mãe do tipo AM4.

Quer investir em um novo processador? Conte com o Buscapé!

Aceita um descontinho maroto na hora de comprar o seu mais novo processador AMD Ryzen 9? Então, não marca bobeira: conte com os Cupons de Desconto Buscapé. Não sabe como começar a usar esse recurso?

A gente te conta tudo aqui!

Tá achando que para por aí? Que nada! Além de ganhar um desconto especial com os nossos cupons você pode preservar ainda mais o seu orçamento.

Nesse caso, o Cashback Buscapé vai garantir que você receba dinheiro de volta ao confirmar as suas compras.

Olha só como é fácil:

especialista

Ainda está na dúvida? Nossos especialistas em produtos estão prontos para te ajudar!