Logo Buscapé
Logo Buscapé

A linha de processadores Intel 12ª geração chegou e já está fazendo barulho no mercado. A novidade em relação às gerações anteriores é a tecnologia Alder Lake-HX, que permite aos chips possuírem até 16 núcleos. Isso já acontecia em processadores para desktop e agora também está presente nas CPUs para os notebooks.

Como em gerações passadas, a linha está dividida em processadores i3 (os mais básicos), i5 (os intermediários), i7 (voltados para o alto desempenho) e 19 (os top de linha). Claro, quanto maior é o desempenho do processador, mais alto é o preço.

A 12ª geração da Intel chegou com 60 processadores e mais de 500 designs, incluindo desktops para entusiastas em alta performance. Segundo a fabricante, o poderoso i9-12900K, por exemplo, é o melhor processador para jogos do mundo.

Parece muito complicado? Se você não conhece muito sobre o assunto, vale a pena ler o nosso artigo que explica o que é a CPU e qual é a sua função e também conhecer qual é o melhor processador para você comprar.

Seguindo na 12ª geração dos processadores Intel, conheça dois exemplos de notebooks que já estão equipados com os novos processadores:

Qual é a evolução dos processadores Intel 12ª geração?

Essa nova linha de processadores 12ª geração Intel conta com uma nova arquitetura híbrida. Isso significa que elas integram dois tipos de núcleos em uma única matriz: performance-cores (P-cores) e efficient-cores (E-cores). Lembrando que a palavra "cores" aqui significa núcleos, do inglês.

Para o usuário, na prática, a arquitetura híbrida de desempenho proporciona saltos em desempenho multitarefa. Isso permite a criação de conteúdo com o dobro da velocidade em comparação com a geração anterior

Quer um exemplo para você entender melhor? Os chips dessa geração são capazes de, durante jogos ou renderizações, impedir que tarefas em segundo plano interrompam ou usem seus núcleos de alto desempenho. Assim a performance para a tarefa principal está sempre em alta.

Outro recurso presente nos processadores 12ª geração Intel que chama a atenção é o Thread Director. Ele é uma solução de hardware que oferece uma programação inteligente de tarefas. Em vez de atribuir os threads a núcleos com base em regras estáticas, o processador se adapta a cargas de trabalho e condições de temperatura e consumo de energia que estão sendo oferecidas, maximizando o desempenho.

Há ainda o suporte ao DDR5, a última geração de RAM, que melhora velocidade e eficiência em relação ao padrão atual, o DDR4.

O plano da Intel, segundo a própria fabricante, é ir além de oferecer um desempenho maior para as atuais configurações de hardware. A marca quer oferecer também uma plataforma para os dispositivos mais rápidos que serão lançados em um futuro próximo.

Antes de prosseguirmos, saiba como ver qual é o atual processador do seu PC, conheça as melhores opções de processadores para desktop e veja ainda as vantagens e desvantagens da linha Intel Celeron.

Processadores Intel Core de 12ª geração estão divididos nas linhas i3, i5, i7 e i9 (foto: Shutterstock)

Como entender as especificações dos processadores?

Já dissemos no começo deste conteúdo que a linha de processadores Intel 12ª geração conta com 60 processadores e mais de 500 designs, divididos nas famílias i3, i5, i7 e i9. Isso significa que em cada família há uma grande variedade de especificações.

O nome de cada modelo dá indicações claras de seu desempenho e sobre alguns aspectos relacionados ao produto. Para começar, todo processador Intel de 12ª geração começa com o número “12”. Se o nome começar com “11”, ele é da 11ª geração. Com “10”, é da 10ª geração, e assim por diante.

Logo depois vêm o número de fato do modelo, com dois ou três algarismos. No fim, em geral, aparece uma ou duas letras, que também têm seus significados.

Peguemos como exemplo o Intel Core i5 1240P. É fácil observar que esse é o modelo i5 “40” da 12ª geração. E ainda que ele tem a característica “P”. Veja abaixo como entender as letras da nomenclatura dos processadores Intel:

Processadores Intel Core de 12ª geração permite uma experiência mais fluida ao usar seu PC (Foto: Shutterstock)

Quais são as letras que você pode encontrar nos modelos de processadores Intel e o que significam?

Quando foi anunciada, em janeiro de 2021, a Intel dividiu a linha de processadores de 12ª geração Alder Lake em três grupos:

  • A Série H, voltada para a alta performance. Processadores com o final “H” são ótimos para gamers e para quem trabalha com programas que exigem renderização.
  • Já a série P é para os notebooks ultrafinos, mas sem abrir mão de um desempenho superior.
  • Tem ainda a Série U, que equipa notebooks mais voltados para os trabalhos mais simples do dia a dia e estudos. Esse tipo de máquina intermediária é focado na eficiência.

É muito comum entre os processadores Intel 12ª geração encontrar o fim da nomenclatura com o HX (de Alder Lake-HX). Exemplos: i7 12650HX e i5 12600HX. Há ainda a terminação K, com o a do i9 12900HK, que significa para o usuário a possibilidade de desbloquear o overclocking. Overclock é uma prática que aumenta o desempenho de um processador, mas que contém riscos como o superaquecimento ou diminuição da vida útil do equipamento. Porém, um processador com o "K" é mais resistente a esses riscos.

Veja outras letras que fazem parte das nomenclaturas dos processadores Intel:

  • E: indica chips com menor poder de processamento, usados habitualmente em eletrodomésticos ou terminais;
  • F: são processadores sem gráficos embutidos, e que precisam de uma placa de vídeo dedicada para funcionar;
  • G e G1 a G7: são processadores com placa de vídeo integrada. Números maiores significam maior poder de processamento de vídeo;
  • HQ: chips de alto desempenho com quatro núcleos usados em notebooks;
  • S: processadores de edição especial, normalmente acompanhado de mais um sufixo que explica outras características;
  • T: indica o foco no equilíbrio entre desempenho e eficiência energética;
  • U: são processadores para uso exclusivo em para notebooks;
  • Y: são chips para processadores para notebooks com configurações que priorizam a eficiência energética;
  • X ou XE: esse sufixo é para os processadores com performance extrema.

Para entender quais as diferenças entre um desses processadores e o seu atual, leia o nosso artigo sobre como comparar processadores. Aproveita também e conheça um dos nossos comparativos e saiba qual é o melhor o melhor processador na batalha entre o Intel Core i5 10400f e o AMD Ryzen 5 3600.

A 12ª geração tem desde os processadores para o dia a dia até aqueles para quem espera desempenho extremo. (Foto: Shutterstock)

Intel Core i3 12ª geração

Os processadores Intel 12ª geração i3 são os mais básicos da nova linha. Nessa “família”, a frequência básica é de até 3,5Ghz, mas ela chega a até 4,4GHz no modo turbo. Isso significa excelente velocidade de processamento (saiba mais no nosso conteúdo que explica o que é o GHz).

É sempre bom lembrar que essa é uma geração bem avançada. Isso significa que um i3 de 12ª geração pode até ser mais poderoso que um i5 ou até i7 de gerações mais antigas.

Conheça dois notebooks equipados com o processador Intel Core i3 12ª geração:

Intel Core i5 12ª geração

Quando subimos do i3 para o i5 temos um ganho de velocidade. No caso dos i5 de 12ª geração, eles chegam a 3,5GHz de frequência base e a até 4,9GHz em turbo. Outra boa diferença é que enquanto os processadores i3 de 12ª geração têm 4 núcleos, na família i5 são seis núcleos e isso significa maior poder de processamento.

Se você quiser saber mais, não perca nosso artigo que explica em detalhes tudo sobre os processadores i5. E se quiser conhecer notebooks Intel Core i5 12ª geração, é só conferir aqui embaixo:

Intel Core i7 12ª geração

Um Intel Core i7 é adequado para quem busca um rendimento mais alto e é bem comum encontrá-lo em notebooks gamer. A 12ª geração dessa família conta com velocidades de até 3,6GHz (frequência base) e até 5,0GHz (frequência turbo máxima. Em relação aos núcleos, são 12, sendo 8 p-cores e 4 e-cores.

Saiba mais sobre os processadores i7 e confira também dois notebooks i7 12ª geração:

Intel Core i9 11ª geração

Quer um super desempenho e topa pagar um valor mais alto para isso? A família certa para você é a i9. Os novos processadores i9 de 12ª geração possuem incríveis 16 núcleos (8 p-cores e 8 e-cores) e velocidade que vão de 3,2Ghz na frequência básica a até 5,2Ghz no modo turbo. Veja um exemplo de notebook equipados com essa família:

Nossos especialistas estão à disposição!

Uma última dica antes de encerrar esse artigo sobre os processadores Intel 12ª geração! Você sabia que o Buscapé tem uma equipe de especialistas pronta para tirar as suas dúvidas? Com ela, você pode fazer a melhor escolha para a compra de um notebook ou até encontrar o melhor processador para montar ou fazer upgrade no PC. Veja o vídeo abaixo e confira nossa página de contato para falar com nossos especialistas!

especialista

Ainda está na dúvida? Nossos especialistas em produtos estão prontos para te ajudar!