Logo Buscapé
Logo Buscapé

Desde 2020, a Apple vem com grandes avanços em sua linha de computadores e notebooks, desenvolvendo seus próprios processadores. Agora, em junho de 2022, anunciou o processador M2, marcando o começo da segunda geração de chips da fabricante.

O M2 traz diversas vantagens e com a promessa de mais desempenho com menor consumo de energia. O chip já está presente na nova linha de notebooks Mac. A Apple declarou que o M2 possui 35% mais desempenho de GPU e 18% mais poder de processamento, comparado com o seu antecessor, o M1.

Entretanto, será que há mesmo diferenças técnicas significativas entre os dois processadores? Veja, abaixo, todos os detalhes e descubra se vale a pena investir um preço mais alto na linha mais recente com o processador M2 ou se ainda compensa comprar um MacBook M1.

Desempenho do processador M2

Saiba tudo sobre o desempenho do processador M2 da Apple (Foto: Shutterstock)

O processador M2 da Apple é feito com a arquitetura ARM, utilizada nos celulares. Ele traz tecnologias de última geração da fabricante, que permite mais eficiência, segurança e qualidade. O Apple M2 conta com uma CPU octa-core, sendo quatro núcleos de desempenho e quatro de eficiência.

Os núcleos relacionados ao desempenho possuem 16MB de cache L2 compartilhado, enquanto os núcleos de eficiência permanecem com capacidade de armazenamento de 4MB de cache.

O M2 tem um sistema de memória unificada ampliado, com uma largura de banda de 100 GB/s e RAM de 24GB LPPDR5 de 6.400 MHz. Esse aumento permite que os usuários mais avançados possam utilizar os dispositivos sem se preocupar com engasgos ou demora no carregamento de programas mais pesados.

Com relação ao desempenho gráfico, o processador M2 vem com uma GPU de última geração com até 10 núcleos. Somado a sua capacidade de memória, isso representa um aumento significativo nos gráficos.

Eficiência energética do processador M2

O processador M2 possui ainda mais eficiência energética do que o M1 (Foto: Shutterstock)

A principal promessa da linha de processadores da Apple é oferecer maior desempenho nas tarefas, com menos consumo de energia. A fabricante revela que o M2 possui uma eficiência energética ainda melhor e pode encarar tarefas que exigem mais da CPU, usando pouca energia.

Em seu máximo, 15 watts, o processador M2 oferece o mesmo nível de desempenho, mas consumindo 75% menos energia comparado com o processador M1. E essa performance maior por watt permite que o dispositivo tenha uma boa duração de bateria. Além de funcionar sem esquentar, mesmo rodando com jogos ou programas de edição pesados.

M1 vs M2: o que mudou?

Veja as principais diferenças entre o processador M2 para o M1 (Foto: Shutterstock)

Superficialmente, o M2 segue padrões parecidos com o M1. Porém, com aprimoramentos essenciais para o dia a dia de profissionais mais exigentes. Ambos contam com um processo de fabricação de cinco nanômetros e mantém a CPU de oito núcleos, quatro de desempenho e quatro de eficiência.

A contagem de transistores aumentou de 16 bilhões do M1 para 20 bilhões do M2. A GPU ganhou mais dois núcleos, subindo de oito para dez, entregando até 35% a mais de performance em sua placa gráfica na capacidade máxima.

Com relação ao consumo energético do M1, o novo processador entrega até 25% mais ganhos. Além disso, houve mudanças nos componentes de memória interna, com RAM de 16GB para 24GB, uma largura de banda de 68GB/s para 100 GB/s. No M1, a memória era a LPDDR4X, no M2 mudou para LPDDR5X.

De fato, o processador M2 da Apple consegue ser ainda mais eficiente do que a versão anterior, o M1. Desde que a Apple lançou a sua própria linha de processadores, ninguém mais procura um MacBook Intel. Isso acontece pois o desempenho é muito maior e com um consumo de energia menor.

MacBooks com o processador M2

Conforme mencionamos anteriormente, o novo processador M2 já está presente na mais nova geração de notebooks da Apple. Confira, abaixo, algumas ofertas de MacBooks com M1.

Leia mais conteúdos como esse e saiba tudo o que você precisa sobre processadores e notebooks.

Ferramentas do Buscapé

Agora que você já sabe tudo sobre o processador Apple M2, vem conferir como você pode economizar uma grana em suas compras.

Uma ótima maneira é aproveitar o Cashback Buscapé para ter parte do seu dinheiro de volta. Descubra, no vídeo abaixo, como funciona a ferramenta.

Já outra forma é ficar de olho nos cupons de desconto que ficam disponíveis em uma página exclusiva, com diversas ofertas em todo tipo de produto,

especialista

Ainda está na dúvida? Nossos especialistas em produtos estão prontos para te ajudar!