Logo Buscapé
Logo Buscapé

O processador i5 12ª geração foi lançado em setembro de 2022 e é o representante do segmento intermediário entre novos chips da Intel.

A nova safra tem também processadores i3 (os mais básicos), i7 (mais avançados) e i9 (os top de linha).

A grande questão nesse momento é: já vale a pena comprar um deles, posso manter meu atual ou um de geração anterior é melhor?

Neste artigo vamos analisar essa questão e fazer comparações com as gerações anteriores da famosa linha Core de processadores da Intel.

Fique ligado na leitura e acompanhe os detalhes para fazer a melhor opção de compra em 2023.

Novidades do Intel Core 12ª geração

Inicialmente, a Intel trouxe para o mercado 60 processadores de 12ª geração, capazes de habilitar mais de 500 designs de parceiros da marca.

São modelos da linha Intel Core que atendem desde notebooks mais simples, voltados para os estudantes, até desktops para entusiastas em alta performance.

A principal novidade em relação às gerações anteriores é a nova arquitetura híbrida.

Na prática, um processador de 12ª geração integra dois tipos de núcleos em uma única matriz. Ele é composto pelas performance-cores (P-cores) e efficient-cores (E-cores). A palavra "cores" significa núcleos em inglês.

O impacto disso para o usuário é um salto de desempenho em multitarefas. De acordo com a Intel, os novos processadores são capazes de criar conteúdo com o dobro da velocidade em relação à geração anterior.

A 12ª geração conta com chips i3, i5, 17 e i9, dos mais básicos até os modelos de alto desempenho. (Foto: Divulgação/Intel)

Por exemplo, com o processador i5 12ª geração, você pode rodar uma tarefa em segundo plano ao mesmo tempo em que está jogando, sem grandes perdas de desempenho no game.

É como se o computador tivesse dois processadores, cada um cuidando de um grupo de tarefas.

Um outro detalhe (um baita detalhe!) do processador i5 12ª geração é o suporte ao DDR5, a última geração de RAM, que melhora velocidade e eficiência em relação ao padrão atual, o DDR4.

Mais um salto de desempenho em relação aos chips mais antigos.

  • Conheça reviews, listas, comparativos e novidades na nossa página de conteúdos sobre processadores.
  • E se estiver de olho em outros produtos, vale a pena conhecer também a nossa página geral de conteúdo!

Características do processador i5 12ª geração

É claro, essas e outra inovações trazidas pela Intel para a 12ª geração estão presentes nos chips da linha i5.

Com isso, os processadores intermediários da marca ficaram mais potentes e capazes de rodar programas mais pesados, inclusive em multitarefas.

A linha de processadores i5 12ª geração conta com 30 modelos. Eles têm cache que vai dos 12MB até 20MB, 6 a 12 núcleos, e chegam a 3,5GHz de frequência base e a até 4,9GHz quando está em modo turbo.

Isso significa mais potência quando comparamos com gerações anteriores.

Inclusive, testes de benchmark apontam que um modelo i5 como o Intel Core i5-12500H é capaz de superar o modelo Core i9-11980HK da geração anterior.

Como sempre acontece no universo da tecnologia, novidades com capacidades maiores sempre custam caro.

Então, se você quer um notebook com o processador 15 12ª geração, prepare-se para colocar a mão no bolso!

Um exemplo é o Dell G15 15-5520, um modelo que conta com o processador Core i5 12500H e tem o foco nos games.

Ótimas configurações, mas com um preço um pouco elevado em relação a concorrentes com processadores mais antigos. Confira abaixo!

i5 12ª geração x i5 11ª geração

É claro que o processador i5 12ª geração tem o que há de mais novo no mercado.

Mas pare para pensar um instante... Você realmente precisa da tecnologia mais recente e topa pagar um preço mais caro por ela?

Acontece que a maioria dos usuários não tem a necessidade de investir tão alto, uma vez que as gerações anteriores são plenamente capazes de suprir suas necessidades. E ainda contam com um preço mais em conta.

Por exemplo, a linha de processadores Intel Corte i5 de 11ª geração tem modelos compatíveis com placas de memória RAM DDR4 de até 3200MHz e capazes de fazer overclock.

Em relação à performance, há modelos que chegam a até 4,90GHz.

Lembrando que, quanto maior é a frequência do processador, mais rápido é o computador ou notebook.

Isso agiliza tarefas como renderização de vídeos e imagens, além de oferecer uma experiência bem completa de jogos.

Veja abaixo dois modelos de processadores i5 de 11ª geração e conheça dois bons notebooks com esse tipo de chip.

i5 12ª geração x i5 10ª geração

Aqui entra mais um ponto fundamental sobre quando comparamos processadores: a diferença de idade entre eles faz uma boa diferença.

Investir em chips relativamente jovens, como são os casos da 10ª e 11ª gerações em 2023, ainda vale a pena.

Processadores mais antigos já tendem a ficar obsoletos mais rapidamente e, por isso, não são um negócio tão bom.

Obviamente um processador Intel Core i5 de 12ª geração tem muito mais poder de fogo do que um de 10ª geração, mas isso não quer dizer que esse tipo de chip mais antigo seja um mal negócio em 2023.

Ao contrário, há excelentes modelos, que equipam máquinas de alto nível.

Sobre as especificações de um i5 10ª geração, podemos destacar que ele tem seis núcleos e 12 threads, 12MB de cache e suporte para o padrão DDR4 de memória.

As velocidades também são bacanas hoje em dia.

Um modelo mais básico como o Core i5-10400F, por exemplo, tem um clock de 2,9GHz a 4,3GHz. Já o i5-10600k tem frequências a partir de 4,10GHz e que chega a 4,80GHz no modo turbo.

Veja abaixo modelos do processador Intel Core i5 10ª geração e boas opções de compra de notebooks equipadas com eles.

·Mais opções de leitura para você que está em busca de um bom chip: confira qual é o melhor processador Ryzen para comprar e se vale a pena investir em um processador da AMD!

Conclusão: o processador i5 12ª geração vale a pena?

Se você leu com atenção esse conteúdo, já deve ter descoberto a resposta, mas não custa nada deixar essa conclusão bem clara.

Sim, vale a pena comprar um processador Intel Core i5 12ª geração em 2023, mas você deve ter muita atenção ao tomar essa decisão.

Esse tipo de processador está entre os mais modernos do mercado, o que é bom. Mas por se tratar ainda de uma novidade, tem os preços mais altos. Se você topa o investimento, vá em frente sem medo!

Já se o seu orçamento está um pouco mais apertado, processadores i5 de 11ª ou de 10ª gerações ainda têm poder de processamento suficiente até para tarefas mais pesadas.

Ferramentas Buscapé: conheça o nosso Alerta de Preços

Comprar um processador i5 12ª geração pode ser ainda melhor com o Alerta de Preços do Buscapé. Usar essa ferramenta é bem fácil! Você define o quanto quer pagar pelo processador.

Quando o preço chegar ao valor desejado, você recebe um aviso de que o produto está no valor que você queria e pode ir direto fazer a compra!

Quer saber mais? Tire suas dúvidas sobre o Alerta de Preços e veja o vídeo abaixo.

especialista

Ainda está na dúvida? Nossos especialistas em produtos estão prontos para te ajudar!