Logo Buscapé
Logo Buscapé

A nova placa de vídeo GeForce RTX 4070 já está entre nós. O lançamento comercial foi anunciado pela NVIDIA no último dia 12 de abril e se você quer toda a potência de processamento gráfico que ela oferece, pode preparar o bolso: o preço inicial é de 4.999 reais.

O preço é salgado, mas as tecnologias prometem uma entrega de alta qualidade. Ela conta com renderização neural DLSS 3, tecnologias de rastreamento em tempo real Ray Tracing e a possibilidade de rodar jogos (mesmo os mais recentes) em mais de 100 quadros por segundo em resolução de 1440p.

Se você não entende muito bem o que tudo isso significa, saiba que estamos falando de tecnologia de ponta. Na prática, essa GPU promete extrair as melhores experiências que os jogos oferecem.

Além disso, profissionais que trabalham com programas pesados ganham em velocidade de renderização. Ou seja, maior produtividade em projetos gráficos, edição de vídeos, modelagem 3D e até mineração de criptoativos.

Vamos aos detalhes? Fique atento às especificações, os impactos da RTX 4070 em jogos e no trabalho, o custo-benefício. Lá no final do conteúdo você também encontra outras boas GPUs para comprar em 2023. Aproveite as informações e faça a sua melhor escolha de compra!

  • Saiba tudo sobre os mais variados modelos, veja dicas de uso, listas de compra e muito mais na nossa página especial sobre placas de vídeos. E se estiver interessado em outras compras, não perca os nossos conteúdos sobre centenas de outros produtos. Confira!

Inovações da Geforce RTX 4070?

A RTX 4070 tem renderização DLSS 3, rastreamento em tempo real Ray Tracing e jogos em mais de 100 quadros por segundo em 1440p. (divulgação NVIDIA)

Desculpe se o tópico parecer muito técnico, mas de fato ele é. Para entendermos o potencial da Geforce RTX 4070 é importante nos aprofundarmos na microarquitetura Ada Lovelace, na qual é baseada a série 4000 das GPUs da NIVIDIA.

Esse tipo de construção é possível graças a um novo processo de fabricação de placas em cinco nanômetros e garante evoluções nos principais nas estruturas principais da placa de vídeo.

Por exemplo, ela possibilita o Ray Tracing em tempo real. Explicando melhor, simular o comportamento da luz em cenas em movimento é um enorme desafio do ponto de vista do processamento gráfico. Fazer isso em tempo real é ainda mais desafiador. E é justamente isso que as placas Ada Lovelace prometem fazer.

Outra inovação é o DLSS 3, que usa recursos de Inteligência Artificial para a criação de quadros de altíssima qualidade. Isso permite uma jogabilidade mais suave, renderizando sete de cada oito pixels em uma cena.

Essa geração permite ainda um ganho enorme em memória de vídeo. A GeForce RTX 4070 tem 12GB de VRAM GDDR6X e subsistema aprimorado com 36MB de cache L2. Essa sopa de letrinhas significa alta performance. Por exemplo, a velocidade para trabalhos em 3D é 2,8x maior se comparadas a já excelente RTX 3070 Ti.

Desempenho em jogos da GeForce RTX 4070

Agora que já conhecemos um pouco mais sobre a especificações e inovações da GeForce RTX 4070, vamos saber o que isso significa. Para ilustrar bem, vale ver o vídeo abaixo, produzido pela própria NVIDIA.

A ideia do conteúdo é ilustrar com imagens o que significa em termos de jogabilidade a possibilidade de jogar com uma placa de alto nível como a GeForce RTX 4070.

Em números, a GeForce RTX 4070 é em média 2,6 vezes mais rápida usando o DLSS do que a RTX 2070 Super. Ou, em outra comparação, a 4070 é com o DLSS ativado 1,4 vez mais rápida com o DLSS do que a GeForce RTX 3080.

Essas comparações são relativas a jogos que usam tecnologias mais modernas. Contudo, mesmo em games mais antigos e menos exigentes, o ganho de desempenho também é enorme.

Nesse tipo de aplicação, o desempenho da GeForce RTX 4070 é similar a placas da geração anterior, como a RTX 3080. No entanto, o gasto de energia cai quase pela metade. Isso significa menos geração de calor e maior tem em alta performance.

GeForce RTX 4070 na criação de conteúdos

A GeForce RTX 4070 tem o preço salgado, mas entrega qualidade altíssima para quem espera extrair o máximo de jogos ou criação de conteúdos. (Divulgação/NVIDIA)

O projeto da NVIDIA GeForce RTX 4070 claramente teve uma preocupação especial não só no público gamer. Os criadores de conteúdo também têm neste dispositivo boas vantagens.

Quem fizer o investimento no dispositivo ganha os recursos exclusivos da plataforma NVIDIA Studio, que busca otimizar o trabalho de editores de vídeo e streamers, entre outros. De acordo com a NVIDIA, são oferecidos 100 softwares criativos para esses profissionais, com drivers e ferramentas de IA, por exemplo.

Modeladores 3D que renderizam cenas 4K têm velocidades 2,8 vezes mais rápidas do que com a placa de geração anterior, a GeForce RTX 3070 Ti. Streamers ganham uma eficiência 40% maior e a exportação de vídeo é 20% mais rápida.

Custo-benefício da GeForce RTX 4070

O vídeo acima é um comparação de dois gameplays do título Cyberpunk 2077, um jogo notadamente pesado, como mostramos nessa matéria com seus requisitos mínimos e recomendados. Ele é uma mostra produzida pela NVIDIA do potencial da tecnologia DLSS 3 para games, presente na Fef. Assista e perceba a diferença de desempenho.

Também já falamos aqui sobre o ganho de produtividade para profissionais que trabalham com a criação de conteúdos. Eles são altos, e isso faz muita diferença para quem é profissional.

Porém, para ter um equipamento tão avançado, é preciso desembolsar uma boa quantia. O preço de lançamento da placa é de 4.999 reais. Se você tem um orçamento mais alto e busca aprimorar a performance, vá em frente. Vale a pena!

Contudo, lembre-se que a placa de vídeo sozinha não faz milagres. Extrair o máximo de desempenho requer também um conjunto de configurações pesado, com um ótimo processador, bastante memória RAM e um SSD, de preferência, com capacidade mais alta de armazenamento.

Por outro lado, se você não está disposto a investir nessa placa, há outros ótimos modelos de placas gráficas que entregam boas performances, algumas com preços mais em conta.

Quer exemplos? A gente de ajuda! É só continuar a leitura.

Confira alternativas para turbinar os gráficos

GeForce RTX 3090

Essa é a top da linha da série RTX 3000. O modelo tem memória VRAM GDDR6X com 24GB e 384 bits. Em modo turbo, ela alcança 1695MHz. Diferentemente da GerForce RTX 4070, a arquitetura é Ampere.

Se você topar fazer um investimento tão alto, deve esperar um desempenho bem elevado e é justamente essa a proposta. A RTX 3090 tem capacidade para rodar jogos em 4K a 100FPS ou ainda possibilitar o trabalho com qualquer software nas melhores configurações.

Geforce RTX 3070

Mais um modelo baseado na arquitetura Ampere e com um clock de alta velocidade, que chega a 1500MHz no modo base ou a 1725MHz no boost. A memória VRAM é GDDR6 de 8GB, mas com 256 bits.

Essas especificações permitem jogar com em 1440p a 80FPS sem grandes problemas. Ou até em 4K com uma taxa de FPS bem alta.

Claro, ela não tem o mesmo desempenho de uma GeForce 4070 e nem de uma 3090, mas por outro lado o preço é bastante atrativo.

RTX 3060

Memória VRAM GGDR6 de 12GB e com 192 bits, clock de 1320MHz (base), e 1777MHz (boost) arquitetura Ampere. Possibilidade de  jogar em 1440p e 60 FPS. Tudo isso com um preço bem razoável em relação aos benefícios.

Essa é a Geforce RTX 3060, que além de ser uma queridinha de gamers, também é bastante procurada por profissionais de criação. Ela suporta até modelagem 3D e edições mais pesadas de vídeos em 4K sem maiores problemas.

GeForce RTX 3050

Se você quer uma placa mais moderna e não quer gastar muito, esse é o modelo certo! Claro, as especificações são mais modestas do que as dos modelos anteriores, mesmo assim a GeForce RTX 3050 é uma excelente opção para profissionais de criação ou gamers menos exigentes.

Ela tem 8GB de memória GDDR5 e ainda 16 canais de comunicação, conta com recursos de aceleração de Ray Tracing e DLSS e consegue rodar praticamente todos os títulos de games atuais em resolução Full HD.

GeForce RTX 2060

Diante de tantas opções na série RTX 3000 e até na série 4000 (como é o caso da GeForce RTX 4070), há quem pense que a série 2000 ficou no passado. Contudo, saiba que a RTX 2060 é ainda hoje uma excelente opção de compra.

Obviamente, componentes mais antigos têm limitações de tecnologia, mesmo assim uma placa como a RTX 2060 merece respeito. Ela tem suporte para Ray Tracing em tempo real e para o DLSS, usa arquitetura Turing e sua VRAM é do modelo GDDR6 de 6GB e 192bits. O clock máximo de 1680MHz.

Essa é uma GPU intermediária, para quem quer experimentar recursos exclusivos das RTXs, mas sem todas as tecnologias que as placas mais modernas têm. Não é a melhor opção para os games (apesar de rodar jogos em Full HD a cima dos 60FPS), mas pode ser excelente para criadores de conteúdos.

Seja uma nova GeForce RTX 4070, outra placa de vídeo ou qualquer produto aqui no Buscapé. Qualquer compra fica ainda melhor com ao nosso cashback. E olha que aqui não tem picaretagem, nada de crédito para a próxima compra. É dinheiro de verdade que volta para a sua conta corrente.

E ainda é facinho de usar! Saiba tudo na página do Cashback Buscapé ou veja o vídeo abaixo para não deixar essa oportunidade passar.

Leia mais sobreInfo+
especialista

Ainda está na dúvida? Nossos especialistas em produtos estão prontos para te ajudar!

Publicidade