Contar um PC Gamer na Black Friday 2021 pode ser a solução para você que quer economizar nessa época do ano. Isso porque, com o aumento do preço dos produtos do setor de informática, a Black Friday pode ser um bom momento para encontrar descontos. Peças como memória RAM, armazenamento em SSD, placas de vídeo e processadores das últimas gerações podem ter queda de preço na hora de montar um computador.

Por isso, vamos falar agora sobre qual a importância dessas peças, como escolhê-las, quais são os nossos palpites de peças que vão entrar em promoção na data e algumas sugestões de PC gamer montado na Black Friday. Confira a seguir e comece a fazer sua listinha para a montagem!

Confira as nossas

Black Friday ou Cyber Monday: quando comprar peças de PC?

Apesar de a Black Friday chamar a atenção de todo o Brasil nesta época do ano trazendo quedas de preço em diferentes áreas, caso você não consiga realizar nenhum upgrade na data específica, a Cyber Monday pode ser a solução.

Na segunda-feira pós Black Friday, essa data é marcada por uma série de descontos em peças de computador, aparelhos eletrônicos e outro produtos de tecnologia, trazendo ainda mais opções para os consumidores.

Para fazer a melhor compra na Black Friday 2021, use o Histórico de Preços e o Alerta de Preços do Buscapé!

A necessidade de possuir uma placa-mãe adequada é uma das principais dicas da lista. (Foto:Den Rozhnovsky / Shutterstock.com)

Veja mais sugestões nossas para a Black Friday!

Placas de vídeos na Black Friday 2021

Nova linha RTX 30 promete alta potência e apresenta design inovador. (Foto: Divulgação/NVIDIA)

Uma das peças mais importantes de um PC gamer é a placa de vídeo. A GPU é a responsável por executar toda a parte gráfica presente nos jogos, fazendo com que a gameplay tenha fluidez e qualidade. Além disso, um fator que difere os dispositivos é a sua geração, já que placas mais novas proporcionam um desempenho maior em jogos mais atuais e trazem alguns recursos que aumentam a experiência visual.

Esse ano, a NVidia lançou a nova linha de placas de vídeo RTX série 30 e a AMD suas GPUs Big Navi. Por se tratarem de lançamentos, pode ser que na Black Friday esses dispositivos tenham descontos.

Porém, com o aumento nos preços de componentes de computador, o mais provável é que placas da linha RTX 20 ou GTX recebam mais descontos, de maneira parecida ao que aconteceu ano passado. Da mesma forma que as GeForce, chips da AMD também pode ter alteração de preço e se tornar uma boa escolha aos usuários.

A GTX 1650 é nossa sugestão custo-benefício de placa de vídeo para seu PC gamer na Black Friday:

Dica: além do modelo acima, não deixe de conferir mais alternativas das melhores placas de vídeo baratas que podem custar menos ainda na Black Friday!

A seguir, a linha de placas de vídeo GeForce RTX 30 da NVidia é para gamers mais exigentes, com especificações top de linha e tecnologias gráficas recentes, como a de Ray Tracing e DLSS 2.0. Se você está pronto para investir pesado em um PC para games e streaming, a linha GeForce RTX 30 é uma aposta certa.

Processadores na Black Friday 2021

Escolher por um processador mais atual pode ajudar no desempenho em jogos recentes. (Foto: Petr Svoboda/Shutterstock.com)

Outra peça fundamental para o desempenho do seu PC gamer e que vale o investimento é o processador. Com diversas opções disponíveis atualmente no mercado e com o lançamento de novos modelos da Intel e AMD todo ano, escolher por um processador pode ser uma tarefa não muito fácil. O processador é considerado o cérebro de um computador, já que esse chip é o responsável por executar todos os cálculos necessários para execução das tarefas.

Principalmente em jogos, que demandam bastante agilidade do sistema, ter um processador de boa qualidade e mais atual aumenta a taxa de quadros por segundo durante a reprodução gráfica. Além disso, ele atua em conjunto com a memória RAM e a placa de vídeo na busca por desempenho.

Quer saber quais são os melhores chips para jogos atualmente? Então dê uma olhada nas nossos sugestões de processadores gamers e confira abaixo uma opção intermediária da Intel e outra da AMD!

Como comprar SSD na Black Friday 2021

Armazenamento em SSD aumenta a velocidade do sistema operacional. (Foto: Daniel Krason/ Shutterstock.com)

Assim como as peças citadas anteriormente, a presença de um SSD também pode te ajudar na questão do desempenho. Muito famoso atualmente, os SSD caíram nas graças do público gamer por conta da sua velocidade na leitura e gravação de dados ser muito maior do que os HDs convencionais. Ou seja, o computador liga muito mais rápido e os jogos também ficam com tempo de carregamento bem reduzidos.

Apesar de ter um preço maior, pode ser interessante investir em um SSD de pouco espaço, voltado apenas para instalação o sistema operacional e alguns jogos. Mas, se puder, invista em um SSD para ter todos os seus jogos carregando rapidamente.

Independente do seu orçamento, veja aqui nosso artigo com os melhores SSD de 256GB, que servirá apenas para o sistema operacional e seus jogos favoritos. Para quem pode investir em ter todo o computador instalado em um SSD robusto, confira as opções de SSD de 512GB ou de SSD 1TB que temos no site.

Caso opte pela primeira opção, você garante que seu dispositivo execute as tarefas com agilidade e não perde espaço em disco, já que você ainda terá um HD tradicional para armazenar seus documentos. Alternativamente, você pode optar por manter jogos menos acessados e arquivos pouco importantes nessas opções de HD externo.

Como esse é um equipamento que está sendo bastante procurado pelos consumidores, é provável que as marcas façam promoções na Black Friday 2021.

Como comprar memória RAM na Black Friday 2021

Ter uma boa quantidade de memória RAM é importante para execução de multitarefas. (Foto: Dmitry Galilo / Shutterstock.com)

Escolher por uma boa quantidade de memória RAM também faz parte do processo de montagem de um PC gamer. Isso porque, essa peça é a responsável por armazenar todos os dados que estão sendo executados pelo processador no momento.

Desta forma, uma quantidade maior de memória RAM oferece mais espaço para que esses dados sejam armazenados. Atualmente, os principais jogos do mercado exigem uma quantidade superior a 8 GB, sendo que alguns games recomendam até mesmo 16 GB de RAM. Além disso, não adquira pentes de memória abaixo de DDR4. O DDR3 é um padrão que você ainda encontra no mercado, mas ele já se encontra bastante defasado.

Trabalhando em conjunto com o SSD e o processador, é importante que o consumidor tenha dois pentes de memória trabalhando em dual-channel, para que toda a potência seja utilizada. Além disso, caso você queira adquirir pentes extras, lembre-se de comprar peças iguais às que já estão instaladas em seu computador.

Por se tratar de uma peça de bastante importância na reprodução de jogos atuais, a Black Friday 2021 pode trazer descontos para alguns modelos. Confira algumas opções de memória RAM 8GB DDR4 disponíveis aqui no site!

Como comprar placa-mãe na Black Friday 2021

Placa-mãe é a principal peça de um computador de alto desempenho. (Foto: Jack Skeens/Shutterstock.com)

A peça central de todo PC Gamer é a placa mãe, por conta disso tenha cuidado com as especificações do modelo que for adquirir. Cada modelo apresenta compatibilidade com tipos específicos de processador e ter em mente qual o chip que você vai comprar e qual o tipo de memória RAM é fundamental para uma escolha assertiva de placa-mãe.

Por exemplo, algumas placas-mãe são compatíveis apenas com processadores Intel (conectores LGA 1151 ou LGA 1200 indicam essa compatibilidade), enquanto outras com chips da AMD, que normalmente são reconhecidos pela entrada Am4.

Além disso, fique atento ao seu tamanho, visto que, dependendo do seu gabinete, a placa pode não caber ou não ficar presa corretamente. Ficar atento à quantidade de slots de memória RAM disponíveis e os tipos de SSD suportados também é fundamental para possível upgrades futuros.

Abaixo, você pode conferir a placa-mãe Asus B450M Gaming, compatível com processadores AMD Ryzen. Em seguida, o Gigabyte Z390 M Gaming, com slot LGA 1151 para processadores da Intel.

Como escolher a fonte ideal na Black Friday 2021

Escolher pôr uma fonte potente é importante para que todos os componentes funcionem corretamente. (Foto: Syafiq Adnan/Shutterstock.com)

Depois de ter escolhido todas as peças do seu PC gamer é importante comprar uma fonte de energia que seja suficiente para o gasto energético que será exigido. Para que você não compre uma fonte que não seja suficiente ou adquira alguma que ofereça potência demais, procure saber quanto de energia cada peça irá gastar, faça a soma de todos peças e busque por uma fonte que seja suficiente.

Nessa mesma linha de raciocínio, caso você queira realizar upgrades bem significativos e poderosos no seu computador, é importante investir em uma fonte mais cara e que consiga dar conta do recado. Confira algumas fontes disponíveis aqui no site!

Como escolher gabinete na Black Friday 2021?

Mesa com PC gamer, caixas de som, dois monitores mostrando a área de trabalho com paisagem montanhosa, teclado e mouse

Outra parte fundamental na montagem de um PC gamer é a escolha por um gabinete que satisfaça as exigências das suas peças. Nesse ponto, é importante adquirir um gabinete que tenha espaço de sobra para a circulação de ar entre as peças, sem que as mesmas fiquem apertadas.

Além disso, para evitar ainda mais o superaquecimento do sistema todo, procure um case que tenha boas entradas e saídas de ar. Caso queira melhorar o design do seu PC, investir nos tradicionais LEDs em cores RGB pode ser uma saída.

Vale mencionar que os gabinetes possuem três classes de tamanho: ATX, mATX e mini ITX. As placas-mãe que mencionamos mais cedo no artigo também vem com essa denominação em sua ficha técnica, de modo que saiba qual o gabinete ideal para comportar o seu PC gamer.

Dica: quer alguns exemplos para se inspirar ao montar seu PC gamer na Black Friday? Então confira as melhores opções de gabinete da marca Redragon!

PC gamer na Black Friday: confira opções já prontas!

Montar um computador para jogos requer algum estudo. Mesmo para buscar por PCs gamer completo, que podem entrar em promoção durante a data comemorativa.

Se você não tem tanta intimidade com um PC, mas quer entrar no mundo dos PC gamers ou presentear alguém especial quem é fã dos jogos, então pode ser interessante já conferir algumas opções mais completas. Você é essa pessoa? Então dá uma olhada nas nossas sugestões abaixo!

PC Gamer G-Fire Htgw-133

O PC Gamer G-Fire tem boas configurações para jogar em qualidade gráfica mais modesta, mas rodando um pouco de tudo! (Fonte: Divulgação/G-Fire)

Esse PC gamer completo da marca G-Fire vem equipado com processador Intel Core i5 de 10ª geração, ideal para rodar games com boa performance. Já a placa de vídeo é uma Radeon RX 550, da AMD.  Ela possibilita aproveitar jogos populares como Fortnite ou GTA V em resolução Full HD e 60 quadros por segundo.

Por outro lado, essa é uma placa de vídeo mais modesta, que garante que o computador seja barato, mas terá dificuldade de rodar títulos mais robustos, como Assassin's Creed: Valhalla e Cyberpunk 2077. Além desses componentes, esse PC gamer também conta com 8GB de memória RAM e um SSD NVme de 256GB.

Veja as ofertas desse PC gamer, que está custando R$ 4.799 em setembro e mantém seu preço na primeira metade de novembro de 2021!

PC Gamer Concórdia Glass Intel Core i5-10400F

O PC Gamer da Concórdia é uma alternativa com performance parecida ao anterior (Fonte: Divulgação/Concórdia)

Com especificações semelhantes ao modelo anterior, esse PC gamer da concórdia traz uma placa GeForce GTX 1650, com mais memória de vídeo que o anterior. Isso fará com que ele consiga rodar os jogos mais exigentes que também citamos acima, mas isso não significa que conseguirá jogá-los em qualidade gráfica superior.

O processador é o mesmo modelo de Intel Core i5 do anterior, mas da geração passada. No entanto, a memória RAM é o dobro, com 16GB DDR4. Ele vem com armazenamento híbrido, trazendo um SSD de 120GB e um HD de 1TB para armazenar mais jogos.

PC Gamer Neologic Dragon Diamond

O PC Gamer da Neologic é a opção ideal para rodar os games na melhor configuração gráfica! (Fonte: Divulgação/Neologic)

Enquanto as duas opções acima trazem configurações decentes para rodar jogos populares, esse aqui é uma demonstração de poder de fogo. Com ele, é possível aproveitar quaisquer games na melhor qualidade gráfica possível, graças à placa de vídeo RTX 3060, da linha mais recente da NVidia.

Além de rodar as tecnologias gráficas mais recentes como o Ray Tracing e DLSS 2.0, o computador vem equipado com o processador intermediário Intel Core i5 10400, da 10ª geração da Intel. Mesmo que não seja um processador premium, ele servirá tranquilamente para jogar seus títulos favoritos com a qualidade máxima.

Seus 16GB de memória RAM também o tornará capaz de rodar qualquer game, mas o contraponto fica no SSD de 240GB que acompanha o computador, que te obrigará a comprar mais armazenamento para conseguir instalar os jogos exigentes que esse PC gamer pode rodar.

Aprenda mais sobre computadores e jogos com a gente!

  • Monitor 144Hz barato: 5 modelos com bom custo-benefício em 2021
  • Teclado mecânico Razer: conheça os 5 melhores modelos da marca
  • Melhor headset HyperX: 7 opções de fone gamer para comprar em 2021
Leia mais sobreInfo+