O mouse gamer é um dos principais componentes para a vida dos aficionados por jogos. Isso pois esses periféricos estão, normalmente, relacionados diretamente ao nosso campo de visão durante a jogatina. Seja em primeira ou terceira pessoa, a maioria dos jogos tem controle de câmera baseado no movimento do mouse. Porém, nem todos os mouses conseguem extrair completamente a melhor experiência gamer.

Um mouse comum permite que sua jogatina flua de maneira adequada, mas um mouse de gamer consegue trazer uma maior imersão, seguida de uma melhor jogabilidade. O motivo são os vários recursos que esse periférico traz. Não se preocupe, pois logo abaixo explicaremos com mais detalhes que recursos são esses.

Além disso, nesse artigo vamos te ajudar a encontrar o melhor produto possível. Entre DPI, botões secundários e tamanho do periférico, descubra conosco qual o melhor mouse gamer para você!

Antes de vermos mais sobre mouse gamer, é preciso ter uma boa máquina para aproveitar esse equipamento ao máximo, certo? Confira conosco quais são os melhores notebooks gamers em 2021.

Recursos de um mouse gamer

O grande destaque de um mouse gamer costuma ser sua iluminação RGB, mas na verdade seus recursos vão muito além da estética (Reprodução/Shutterstock)

Um mouse destinado para jogos tem seus recursos focados na experiência gamer. O arroz com feijão, que é seu maior destaque, é o investimento em tecnologias que geram maior precisão e menor tempo de resposta. Isso gera uma grande vantagem em jogos competitivos.

Um dos recursos principais do mouse gamer é o DPI (pontos por polegadas). Essa tecnologia está relacionada à medida que define a quantidade de pixels que o cursor move para cada polegada que o mouse percorre. Assim, com um DPI alto, qualquer mínimo movimento será detectado pelo periférico.

Mas o diferencial mais óbvio entre o mouse gamer e um comum, é o seu exterior. Seu tamanho costuma ser maior, pois precisam ocupar todo o espaço da mão, garantindo conforto e melhor ergonomia. Além de serem grandes para garantirem resistência e maior durabilidade após longas horas jogando.

Um mouse gamer com certeza é muito mais clicado que um mouse tradicional, por isso, precisa ser mais resistente que o normal (Reprodução/Shutterstock)

Outro recurso muito relevante é a possibilidade de personalização. Modelos tradicionais costumam ter dois ou três botões apenas, mas um periférico para jogos pode até quadriplicar essa quantidade. E essa característica não é apenas estética. É possível configurar os botões para quaisquer teclas e atalhos, dando total autonomia para o usuário.

Além disso, para aqueles que se encantam com as aparências, esses periféricos muitas vezes são equipados com iluminação RGB. Essas luzes podem ser personalizadas de diversas maneiras, de acordo com as preferências do usuário, trazendo um design ainda mais estiloso.

Um mouse tradicional não é uma opção ruim de forma alguma, pois ele cumpre a necessidade básica: mover o cursor. Além disso, também é um pouco mais comum encontrar periféricos tradicionais sem fio, do que gamers. Agora, se você é apaixonado por jogos e deseja investir em um mouse gamer para abraçar todas essas vantagens, confira abaixo nossas sugestões de ótimos modelos no mercado atual.

Se tem um equipamento que anda lado ao lado com o mouse, é o teclado. Leia nosso artigo e descubra qual é o melhor teclado gamer barato.

Corsair Harpoon

O mouse gamer que inicia nossa lista é o Corsair Harpoon, um mouse rápido, leve e pronto para o combate. Esse periférico é extremamente leve, pesando apenas 85g. Sua arquitetura ergonômica e laterais emborrachadas permitem que o usuário jogue por diversas horas, enquanto mantém o conforto.

O Corsair Harpoon é um mouse de gamer com conexão USB plug-and-play e conta com um sensor óptico de 12.000 DPI. É um desempenho incrível quefunciona bem com a resistência do periférico. Dizemos isso pois o Corsair Harpoon é projetado para suportar até mais de 20 milhões de cliques.

Esse modelo encaixa perfeitamente na mão e, como se não fosse o bastante, possui seis botões de fácil configuração. É um mouse gamer focado para jogos FPS, mas também serve bem para MOBAs ou RPGs. Equipado com iluminação de fundo RGB, o produto também torna a sua jogatina mais estilosa.

Destaques desse mouse gamer

  • Extremamente leve e com estrutura que facilita a movimentação
  • Conexão USB por fio, com fácil configuração e que dispensa pilhas
  • Sensor óptico de 12.000 DPI, trazendo muita velocidade para suas movimentações
  • Equipado com seis botões de boa durabilidade
  • Preço acessível

Mouse Profissional USB Cobra - Redragon

Seguindo a lista, temos o mouse gamer USB Redragon Cobra. Ele é outro produto barato, mas isso não diminui suas qualidades. É um periférico um tanto mais robusto, chegando a pesar 230g. Seu cabo é do tipo trançado, o que ajuda a não embolar muito e impede possíveis danos ao fio.

Ele é equipado com um sensor óptico PIXART PMW3325. Ele é configurável e alcança até 10.000 DPI, o que significa que o usuário tem a liberdade de escolher mais velocidade com mais DPI, ou mais precisão, com menos DPI.

Outra personalização desse mouse gamer é encontrada em seus sete botões, sendo cinco no centro, e dois na lateral. Também é possível ajustar a iluminação RGB Chroma do mouse através do software Redragon.

Destaques desse mouse gamer

  • Robusto e resistente, com cabo USB trançado
  • Sensor óptico configurável, que alcança até 10.000 de DPI
  • Equipado com sete botões personalizáveis
  • Preço acessível

HyperX Pulsefire Core

O HyperX Pulsefire Core é um mouse gamer com ótimo custo-benefício. Sua estrutura de 210g lembra muito os periféricos tradicionais, então não deve causar estranheza para nenhum usuário. Além disso, ele é equipado com tecnologia que aprimora o seu deslizamento, se focando em precisão e suavidade. Seu estilo é bem simétrico, o que facilita um uso ambidestro.

Sobre seu sensor óptico, é também do tipo PixArt, mas versão 3327. Com DPI nativo de até 6.200, o produto promete precisão durante o rastreamento do cursor. Esse mouse gamer é equipado com sete botões programáveis, que são bem distribuídos pelo produto. Eles são de fácil personalização, através do próprio software da HyperX.

Também nesse software, é possível configurar a iluminação RGB do periférico. O interessante é que essas configurações ficam salvas na memória integrada do próprio mouse. Dessa maneira, é possível acessar o seu perfil em computadores diferentes, para manter a personalização escolhida.

Destaques desse mouse gamer

  • Possui um estilo simétrico, facilitando o uso ambidestro
  • Sensor de DPI preciso, alcançando até 6.200DPI
  • Equipado com sete botões programáveis
  • Tem tecnologia de deslizamento suave e preciso

Com um deslizamento suave assim, é preciso ter uma boa superfície para apoiar o mouse. Confira a nossa lista de melhores mouse pads para gamers!

USB Viper Mini - Razer

A Razer é uma das marcas mais conhecidas no mercado de informática gamer, e nós trouxemos um bom produto dessa fabricante. O mouse gamer Razer Viper Mini faz jus ao seu nome, por ser o menor mouse da lista. Com apenas 61g, o chassi ambidestro do produto permite o usuário a realizar movimentos ainda mais velozes. E em adição, ainda traz seis botões programáveis.

Equipado com um sensor óptico de 8.500 DPI, esse periférico rastreia sua movimentação com uma taxa de resposta ínfima. Isso ocorre pela sua tecnologia infravermelha para registrar os cliques. Além da velocidade, essa característica também impede cliques acidentais, se focando em evitar cliques acidentais.

Seu fio é do tipo trançado e, como se espera de um mouse gamer, possui iluminação RGB. A Underglow Razer Chroma RGB é configurável através do software fornecido pela marca, o Razer Synapse 3.

Destaques desse mouse gamer

  • Possui design ambidestro e pequeno, tornando seus movimentos ainda mais rápidos
  • Sensor óptico de 8.500 DPI, com taxa de resposta muito veloz
  • Equipado com seis botões programáveis
  • Tecnologia de luz infravermelha que registra cada clique e previne acidentes

Logitech G403 Hero

Prosseguindo a lista, trouxemos outra marca conhecida: a Logitech. O mouse gamer da vez é o Logitech G403 Hero, um periférico USB com até seis botões programáveis. É um produto indicado para diversos tipos de jogos, além de também servir para atividades cotidianas.

Esse modelo utiliza do sensor HERO 25K, da própria marca, que tem um alcance de DPI de até 25.600. Além disso, é um sensor com rastreamento 1:1 com suavização. Ele se mostra confortável, devido às suas laterais emborrachadas e sua estrutura que cabe perfeitamente na mão. Ele pesa apenas 87g, mas vem com um peso removível de 10g.

Além disso, sua iluminação RGB é configurável através do software da fabricante. O Logitech G Hub serve tanto para as luzes, quanto para a personalização dos botões do mouse gamer.

Destaques desse mouse gamer

  • Estrutura confortável e laterais emborrachadas, para facilitar a pegada
  • Sensor óptico tem ampla variação de até 25.600 DPI, para achar a sensibilidade perfeita
  • Equipado com seis botões personalizáveis
  • Vem com peso removível de 10 gramas para quem prefere mouses mais pesados e precisos

Para um sensor óptico tão alto, é interessante ter uma boa tela, certo? Nós podemos te ensinar como escolher a melhor TV gamer para você!

HyperX Pulsefire Surge

Retornando para a HyperX, temos o mouse gamer Pulsefire Surge. Essa versão traz um design estiloso e ergonômico, de apenas 90 gramas. Além de vir equipado com seis botões programáveis.

Esse equipamento é perfeito para gamers focados em FPS, pois possui um DPI bem alto, de 16.000. Também é equipado com o renomado sensor Pixart, da versão 3389 Premium. Ele é capaz de proporcionar um rastreamento ágil e fluído, sem que exista a aceleração do periférico. Dessa forma, consegue garantir um desempenho e precisão superiores.

Como esperado, possui iluminação RGB, configurável através do software HyperX NGenuity. Esse programa é o responsável também pela personalização dos comandos dos botões, além de permitir o salvamento das configurações. É possível armazenar até três perfis de configuração, para jogos e atividades diferentes.

Destaques desse mouse gamer

  • Arquitetura ergonômica e estilosa, além de ser leve, para facilitar os movimentos
  • DPI alto, de até 16.000
  • Equipado com seis botões configuráveis
  • Sensor Pixart 3389 Premium, que garante rastreamento veloz e suave, sem perder precisão

Razer Deathadder V2

O mouse gamer Razer Deathadder V2 traz um design padrão da marca, sem muitas inovações, e pesa 82g. Sua ergonomia é descrita como sem igual, pois apresenta curvas que facilitam a movimentação e cliques. Além disso, o produto inova ao trazer oito botões programáveis, o que pode ser um tanto exagerado, se você não se interessar por jogos com tantos comandos.

Seu sensor óptico é o Razer Focus+, que promete 99,6% de precisão de resolução, aliado a 20.000 DPI. Essas características garantem que o mais ínfimo movimento seja rastreado pelo sensor.

Esse mouse gamer usa conexão USB e é equipado com o cabo Razer Speedflex, que conta com mais flexibilidade. Sua iluminação é do tipo Razer Chroma RGB personalizável. Falando em personalização, esse produto traz até 5 perfis na memória integrada. Dessa forma, é muito difícil deixar uma configuração para trás.

Destaques desse mouse gamer

  • Cabo Speedflex focado em flexibilidade, o que impede possíveis danos ao fio
  • Sensor preciso e com DPI altíssimo, de até 20.000
  • Equipado com oito botões configuráveis
  • Possui 5 perfis na memória integrada, para não perder nenhuma configuração

Logitech G603

O mouse gamer Logitech G603 é outra ótima opção para os aficionados por jogos. Em primeiro lugar, seu grande destaque é por ser sem fio, com receptor USB. Esse modelo usa da tecnologia Lightspeed para lidar com quaisquer contratempos relacionados a latência, conectividade e estabilidade.

Sobre sua estrutura, ela é confortável e traz consigo seis botões programáveis. Além disso, sua tampa é removível, para lidar com a recarga de bateria. No caso, esse mouse gamer usa duas pilhas do tipo AA.

Seu sensor é do tipo Hero e tem resolução de 200 a 12000 DPI. É um sensor com zero alisamento e arredondamento de pixels. Além disso, o produto possui dois modos: HI (High, Alto) e LO (Low,Baixo). HI, ou High se focando no melhor desempenho possível, enquanto o LO, ou Low tem como objetivo consumir menos bateria.

Destaques desse mouse gamer

  • Mouse sem fio com conexão por USB ou Bluetooth e que funciona com até duas pilhas AA
  • Sensor preciso e com DPI alto, de até 12.000
  • Equipado com seis botões configuráveis
  • Possui configuração no próprio mouse para controlar o consumo de bateria e o desempenho

O cabo pode realmente atrapalhar a jogatina por diversos motivos. Se você é alguém que prefere mais liberdade enquanto joga, confira nossa lista e descubra qual é o melhor mouse sem fio.

Logitech G502 Hero

O próximo produto da lista é o mouse gamer USB Logitech G502 Hero Ele é um dos melhores games de 2021, e seu principal atrativo são seus pesos personalizáveis. Ajuste o mouse completamente ao seu favor, com todos os cinco pesos de 3,6g. Eles são dispersos na região inferior do mouse, e é possível alterar seu alinhamento para encontrar o ponto de equilíbrio ideal para o usuário.

Além disso, o mouse gamer G502 Hero traz onze botões programáveis que, assim como seu Lightsync RGB, são configuráveis usando o Logitech G Hub. Seu sensor é o Hero 25K, com uma velocidade de rastreamento de mais de 400 IPS. Ele tem de 100 a 25.600 de DPI, além de consumir menos energia que as versões anteriores.

Destaques desse mouse gamer

  • Design confortável, que pode ser personalizado com a parceria entre a Logitech e o jogo League of Legends
  • Sensor preciso e com DPI muito elevado, variando de 100 a 25.600 de DPI
  • Equipado com onze botões configuráveis, espaço de sobra para qualquer comando
  • Pesos opcionais que configuram a precisão e o equilíbrio

Razer Viper

Se o Viper Mini, citado na lista, já era bom, sua versão original é ainda melhor. O Razer Viper é um mouse gamer de conexão USB leve, que traz precisão e velocidade. Seu peso de 69g garante uma boa mobilidade, principalmente em games que exigem movimentos rápidos.

Além disso, ele é equipado com switches ópticos que tem um tempo de resposta extremamente pequeno. Como se a velocidade não fosse o bastante, esse produto é completamente ambidestro, trazendo uma simetria até mesmo nos seus oito botões.

Seu sensor é um 5G Razer, que possibilita um alcance de até 16.000 DPI para o mouse gamer. Além disso, ele é projetado com 99,4% de precisão do monitoramento. Por fim, seu cabo é do tipo Razer Speedflex, que garante flexibilidade e se mexe juntamente ao mouse. Dessa maneira, não atrapalha em nenhum momento da jogatina.

Destaques desse mouse gamer

  • Fio flexível e que se move juntamente ao mouse
  • Sensor muito preciso e com DPI alto, de até 16.000
  • Equipado com oito botões customizáveis
  • Estrutura leve e ambidestra, servindo para qualquer pessoa

Logitech G502 Lightspeed

Já citamos acima o mouse gamer Logitech G502 versão Hero. Mas o Lightspeed possui uma diferença clara: Ele é sem fio. Esse produto funciona através de uma bateria interna, que é recarregável. Sendo que cada carga tem duração de cerca 48 horas, mas, ao desligar a iluminação RGB, pode atingir até 60 horas de autonomia.

Outra diferença é que sua rolagem é mais leve e considerada hiperveloz. No resto, tudo é equivalente. Esse mouse gamer também é equipado com onze botões programáveis que, assim como seu Lightsync RGB, são configuráveis no uso do software Logitech G Hub. Seu sensor segue sendo o Hero 25K, que consegue percorrer uma faixa de até 25.600 de DPI.

Destaques desse mouse gamer

  • Mouse sem fio, o que gera maior liberdade para jogar
  • Pesos opcionais que configuram a precisão e o equilíbrio
  • Possui onze botões personalizáveis, espaço de sobra para qualquer comando
  • Sensor preciso e com DPI muito elevado, com até 25.600 de DPI

Apesar de ser excelente, o Logitech G502 Lightspeed possui um preço um tanto salgado. Se nós extrapolamos o esperado, confira nossa lista de mouses custando até 150 reais.

Logitech G903 Lightspeed

Por fim, temos o Logitech G903 Lightspeed. Esse mouse gamer sem fio é o melhor da lista e o que apresenta o valor mais elevado. Porém, é certeza que o preço vale a pena. Isso pois suas configurações são ótimas, começando pela sua estrutura: com design completamente simétrico, é um modelo que se destaca por ser ambidestro. E reforçamos: é perfeitamente simétrico, pois possui até botões equivalentes em ambos os lados.

No total, são onze botões, todos eles programáveis e os laterais removíveis. Ou seja, é possível descolá-los do mouse com facilidade, para que nenhum botão desnecessário atrapalhe. Sobre seu sensor, essa versão tem DPI de 12.000, fornecendo sensibilidade consistente a qualquer velocidade e ótimo rastreamento.

Sua bateria é recarregável, com uma carga servindo por até 32 horas. Isso ocorre pois a tecnologia de precisão exclusiva reduz a energia consumida pelo mouse gamer. Vale ressaltar que sua construção é leve, de 110g, mas resistente para jogar sem preocupações.

Destaques desse mouse gamer

  • Tem até 11 botões programáveis, com possibilidade de remover os botões laterais
  • Apresenta um bom DPI, alcançando 12.000
  • Tem uma construção leve, resistente e verdadeiramente ambidestra, com botões nas duas laterais
  • Mouse sem fio que funciona com bateria interna

Se chegou até aqui, você deve ser gamer de verdade! Confira também nossas dicas sobre como montar um quarto gamer completo!

Leia mais sobreInfo+