Escolher a melhor panela de pressão, seja ela elétrica ou tradicional, é uma decisão super importante para o dia a dia da sua cozinha. Com ela, é possível preparar diferentes tipos de pratos, como carnes, feijão, macarrão e até mesmo aarroz. Além disso, a panela de pressão cozinha os alimentos cerca de três vezes mais rápido que uma panela comum. Assim, ajuda a economizar gás, energia elétrica, e também, o seu tempo. E é justamente por isso que, na hora de comprar, é preciso escolher uma panela de pressão boa e segura.

Se você está precisando de uma panela de pressão nova e não sabe quais tamanhos estão disponíveis no mercado, este artigo é para você. Separamos boas opções de marcas como Tramontina, Nigro, Eirilar, Philco, Panelux, Mondial e Walita. Se liga nas nossas dicas e descubra qual a melhor panela de pressão para a sua casa!

Ainda tem medo de cozinhar na pressão? Leia o nosso guia de como usar a panela de pressão e tire todas as suas dúvidas.

Conhecer os melhores modelos de panela de pressão é fundamental para escolher a ideal para a sua necessidade (Foto: Shutterstock)

Como escolhemos as melhores panelas de pressão do momento

Descobrir qual a melhor panela de pressão em casa é assunto sério, não é mesmo? Por isso, o Buscapé não poderia deixar de te ajudar a encontrar uma panela de pressão boa e segura. Para montar essa relação, os nossos especialistas fizeram uma busca criteriosa. Eles levaram em consideração o custo-benefício, a qualidade reconhecida por nós e pelos usuários e as avaliações pós-compra no site. Assim, conseguimos chegar às melhores panelas de pressão do momento.

1. Panela de Pressão Panelux 7L

Para abrir a nossa lista de melhor panela de pressão, conheça o modelo da Panelux. Com material do corpo em alumínio polido e sete litros de capacidade, é uma panela de pressão boa para cozinhar para até seis pessoas. Mas lembre-se de respeitar o limite interno, viu? Se preferir, também é possível encontrar outros tamanhos de panela de pressão deste mesmo modelo. Ela está disponível na versão de menor capacidade: 3 litros e, também, em versões de 4,5 litros e 10 litros.

Claro que para ser uma boa opção é preciso ser uma panela de pressão segura, concorda? A Panelux investiu em um produto com válvula de segurança e botão liberador de pressão, ambos trabalham para controlar melhor a pressão interna e evitar acidentes. Vale ressaltar que o aparelho faz parte dos modelos de panela de pressão com fechamento interno.

Ficha técnica da panela de pressão Panelux 7L

  • Capacidade: 7L
  • Material: Alumínio polido
  • Uso Indicado: Fogões elétricos e a gás
  • Fechamento: Interno
  • Recursos: Botão liberador de pressão e válvula de segurança

Veja o nosso manual de como organizar a lista de presentes para a casa nova e tenha tudo organizado!

2. Panela de Pressão Eirilar 2L Antiaderente

Entre os modelos de panela de pressão da nossa lista, essa é recomendada para quem mora sozinho e cozinha quantidades pequenas de comida por vez. Isso acontece porque a panela Eirilar tem apenas dois litros de capacidade. Mesmo que não seja grande, ela é considerada uma opção de melhor panela de pressão do mercado e, por preparar uma quantidade menor de comida, também garante um resultado mais rápido.

Por ser antiaderente, essa panela de pressão é bem fácil de limpar depois do uso. Além disso, ela tem botão liberador de pressão, válvula de segurança, trava de segurança e fechamento interno. O modelo pode ser usado em fogões a gás e elétricos. A Eirilar tem uma versão parecida em alumínio polido, caso você prefira esse acabamento.

Ficha técnica da panela de pressão Eirilar 2L Antiaderente

  • Capacidade: 2L
  • Material: Antiaderente
  • Uso Indicado: Fogões Elétricos e a Gás
  • Fechamento: Interno
  • Recursos: Botão Liberador de Pressão, Válvula de Segurança, Trava de Segurança

3. Panela de Pressão Nigro Eterna 4,5L

Para quem tem uma família de tamanho médio, com até três pessoas, e está na dúvida de qual a melhor panela de pressão, já que existem diversos tamanhos no mercado, saiba que um modelo de 4,5 litros é suficiente para o preparo de diferentes tipos de pratos para o dia a dia. E a Nigro Eterna é um dos melhores modelos de panela de pressão para investir em 2022.

Ela tem tampa com fechamento externo, que passa mais segurança no momento do uso, botão liberador de pressão, válvula de segurança e válvula de trabalho. Essa panela de pressão Nigro é feita de alumínio polido e tem cabo antitérmico para facilitar o manuseio. Ela pode ser usada em fogões elétricos e a gás. Esse modelo pode ser encontrado em mais duas versões, com 3L e 6L.

Ficha técnica da panela de pressão Nigro Eterna 4,5L

  • Capacidade: 4,5L
  • Material: Alumínio polido
  • Uso indicado: Fogões elétricos e a gás
  • Fechamento: Externo
  • Recursos: Botão liberador de pressão, Válvula de segurança, Válvula de trabalho

Sua panela de pressão ficou com manchas de queimado? Confira como limpar de forma fácil e segura.

4. Panela de pressão Nigro Eterna 10L

Uma das principais opções de melhor panela de pressão para famílias grandes é a Eterna 10L da Nigro. Se a sua casa vive rodeada de pessoas e você gosta de cozinhar receitas grandes, com certeza os modelos de 10 litros são um dos tamanhos de panela de pressão mais indicados para o seu dia a dia. E se você tem dificuldade de abrir e fechar as panelas com fechamento interno, vai gostar de saber que a marca investiu em uma versão com fechamento externo, que é bem mais fácil de lidar.

Além da excelente capacidade, essa é uma panela de pressão segura, já que conta com botão liberador de pressão, válvula de segurança e válvula de trabalho. Esta última é aquela que "balança" e produz um chiado quando o interior da panela atinge a pressão máxima. Tudo isso faz da Nigro Eterna uma das opções de melhor panela de pressão!

Ah, e se você quiser um tamanho ainda maior, o produto está disponível na versão de 20 litros. Mas, se preferir panelas com capacidades menores, você também pode encontrar a Nigro Eterna de 3 litros, que é a menor, a de 4,5 litros e a de 6 litros, indicada para casas com até cinco pessoas.

Ficha técnica da panela de pressão Nigro Eterna 10L

  • Capacidade: 10L
  • Material: Alumínio polido
  • Uso indicado: Fogões elétricos e a gás
  • Fechamento: Externo
  • Recursos: Botão liberador de pressão, Válvula de segurança, Válvula de trabalho

Tem cooktop em casa? Veja aqui quais são as panelas ideais para esse tipo de fogão.

5. Panela de Pressão Elétrica Walita 5L

Para quem busca por uma panela de pressão elétrica com bom custo-benefício, a versão da Walita é uma opção a considerar. Ela é mais básica que os modelos mais caros, mas, ainda assim, conta com boas funções que prometem deixar o seu dia a dia na cozinha muito mais prático. Para começar, ela oferece dez receitas pré-programadas: arroz, peixe, verduras, raízes, aves, arroz integral, carne de porco, feijão, carne e carne seca.

Outra praticidade é o seu timer, que pode ser ajustado até 60 minutos. Após o tempo acabar, essa panela de pressão elétrica aciona o modo aquecimento automaticamente. Se preferir, você pode controlar a pressão através de uma das três funções de cozimento. E claro que para ser uma das melhores panelas de pressão, o produto da Walita também tem revestimento interno antiaderente, sistemas de segurança e acompanha concha, copo medidor e espátula.

Ficha técnica da panela de pressão Electrolux PC220 6L

  • Capacidade: 5L
  • Material interno: Antiaderente
  • Receitas Pré-Programadas: Arroz branco, peixe, verduras, raízes, aves, arroz integral, carne de porco, feijão, carne e carne seca
  • Recursos: Timer, aquecimento automático, três funções de cozimento
  • Voltagem: 127V ou 220V

Descubra se a panela de pressão elétrica vale a pena para você e quais são os modelos mais indicados.

6. Panela de Pressão Elétrica Mondial Pratic Cook PE-09

Uma panela de pressão elétrica que também faz bastante sucesso por aqui é a Mondial Practic Cook PE-09, que também pode ser encontrada em branco e em versões com tamanhos diferentes: 3L e 5L. Ela tem quatro litros de capacidade e é indicada para o preparo de feijão, carnes, sopas, legumes, frango e, até mesmo, arroz com suas receitas pré-programadas.

Além dessas opções, você também pode usar o timer para outros tipos de alimentos com tempo de cozimento específico. E, ainda, essa panela de pressão boa e segura oferece a opção de programar o início do preparo, tem desligamento automático e aviso sonoro.

As funções Aquecer e Manter Aquecido também ajudam no dia a dia: a primeira, quando a comida pronta precisar ser requentada para as refeições e, a segunda, quando o prato ficar pronto antes da hora. Essa panela de pressão elétrica Mondial também tem display digital, saída de vapor, trava de segurança e luzes indicadoras de funcionamento. Com tudo isso, não tinha como ela ficar de fora da nossa lista de melhor panela de pressão, não é?

Ficha técnica da panela de pressão Mondial Pratic Cook PE-09

  • Capacidade: 4L
  • Material: Antiaderente por dentro / Inox por fora
  • Receitas Pré-Programadas: Feijão, Carnes, Frango, Sopas, Legumes, Arroz
  • Recursos: Timer programável, Desligamento automático, Função Aquecer, Função Manter Aquecido, Display Digital, Saída de Vapor, Trava de Segurança
  • Voltagem: 127V ou 220V

Está em dúvida se compra um modelo elétrico ou tradicional? Confira se a panela de pressão elétrica vale a pena!

7. Panela de Pressão Elétrica Philco 6L

A panela de pressão elétrica Philco de seis litros pode ser a melhor panela de pressão elétrica para a sua casa. Seu design é muito bacana, tanto na versão preta quanto na vermelha, e conta com um display que deixa a preparação dos alimentos ainda mais fácil. Por falar no painel de controle, ele tem funções e receitas pré-programadas para milho, sopa, músculo, carne, vegetais, arroz, mingau, peixe, feijão, frango, legumes, frutos do mar e bolo.

Para descobrir qual a melhor panela de pressão, é preciso conhecer suas funções, certo? O modelo da Philco conta com a tecla “Cozinhar” e funções como “Manter Pressão” e “Timer”. Além disso, ela pode ser considerada uma panela de pressão boa e segura pois tem um sistema de segurança reforçado. A tampa não abre se a pressão não tiver sido completamente liberada, a temperatura interna é controlada e ela desliga automaticamente caso algum problema seja identificado.

Ficha técnica da panela de pressão elétrica Philco 6L

  • Capacidade: 6L
  • Material interno: Antiaderente
  • Receitas Pré-Programadas: Milho, sopa, músculo, carne, vegetais, arroz, mingau, peixe, feijão, frango, legumes, frutos do mar e bolo
  • Recursos: Timer, Função Manter Pressão, Cabo Elétrico Removível, Display Digital
  • Voltagem: 127V ou 220V

Ainda não sabe qual opção comprar? Confira os melhores modelos de panela elétrica de arroz.

8. Panela de pressão elétrica Electrolux PC220 6L

Se você quer saber qual a melhor panela de pressão, a Electrolux PCC20 é uma forte candidata. Do tipo elétrica, ela conta com 15 receitas pré-programadas. Ao acionar uma delas, a panela ajusta automaticamente o nível de pressão, a temperatura e o tempo ideal de preparo. Mas, se você preferir, pode usar a função Manual e escolher cada ponto do preparo. Seja qual for a forma que você goste de usar a panela de pressão elétrica, após o alimento ficar pronto, a Electrolux PCC20 aciona a função Manter Aquecido, que conserva a temperatura ideal para consumo até uma hora depois do fim do preparo.

Esta é uma opção de panela de pressão elétrica 6L, capaz de servir até cinco pessoas. Mas fique atento: na hora de colocar o seu alimento, respeite os níveis de segurança, ok? Falando nisso, o que faz desse modelo uma das melhores panelas de pressão são justamente os seus sistemas de segurança: são dez no total. Para completar, você pode escolher entre três opções de potências de pressão. A panela de pressão elétrica Electrolux PCC20 ainda tem função Programar Início, que varia de duas a 24 horas. E, também, acompanha alguns acessórios como colher, concha e copo medidor.

Ficha técnica da panela de pressão Electrolux PC220 6L

  • Capacidade: 6L
  • Material interno: Antiaderente
  • Receitas Pré-Programadas: Carne, frango, lentilha, milho, refogar, cozimento lento, arroz, arroz integral, feijão, caldo, polenta, sopa, grão de bico, carne seca e mandioca
  • Recursos: Função Cozimento Lento, função Programar Início, função Manter Aquecido, função Manual, três potências diferentes de pressão, acompanha acessórios
  • Voltagem: 127V ou 220V

Quer saber mais sobre o modelo? Confira o nosso review da panela de pressão elétrica Electrolux PCC20!

9. Panela de Pressão Tramontina Valência 10L

Se você gosta de receber amigos em casa ou de cozinhar bastante e chamar a família para uma reunião, então, você precisa de uma panela de pressão grande. E a melhor panela de pressão, nesse tamanho, para investir em 2022, é a Tramontina Valência, de 10 litros. A fabricante é uma das mais conhecidas e, mesmo que você não seja um grande conhecedor do assunto, certamente conhece a qualidade da Tramontina.

Essa panela de pressão boa e segura é um modelo premium, em alumínio polido, que conta com duas válvulas de segurança, indicador de pressão, botão liberador de pressão e válvula de trabalho. Além disso, ela se destaca por ter cabo antitérmico. Vale destacar que o uso dessa panela de pressão segura pode ser feito em fogões a gás, elétricos e vitrocerâmicos.

Ficha técnica da panela de pressão Tramontina Valência 10L

  • Capacidade: 10L
  • Material: Alumínio polido
  • Uso indicado: Fogões elétricos, vitrocerâmicos e a gás
  • Fechamento: Externo
  • Recursos: Botão liberador de pressão, Válvula de segurança, Válvula de segurança lateral, Indicador de pressão, Válvula de trabalho, Cabo antitérmico

Procurando um fogão para completar a sua cozinha? Confira os melhores modelos de fogão de 5 bocas.

10. Panelas de Pressão Tramontina Solar

Se você precisa de uma panela de pressão para usar em fogão de indução, a última indicação da nossa lista pode te ajudar: é a Solar, da Tramontina. Um dos melhores modelos de panela de pressão disponível no mercado, ele pode ser encontrado nas versões com 3L, 4,5L e 6L. Os modelos dessa linha são de inox com fundo triplo (uma camada de alumínio entre duas de aço inox), que pode ser usado tanto em cooktops de indução quanto modelos elétricos e a gás.

Tem fogão de indução em casa? Além da de pressão, veja quais são os modelos de panela mais indicados para essa tecnologia.

Outras características que fazem da Tramontina Solar uma opção de melhor panela de pressão são o seu fechamento externo e cabo antitérmico, que garante muito mais segurança na cozinha. Isso sem falar que é uma panela de pressão segura com botão liberador de pressão, trava de segurança e válvula de segurança.

Ficha técnica da panela de pressão Tramontina Solar:

  • Capacidade: 3L, 4,5L e 6L
  • Material: Inox
  • Uso indicado: Fogões elétricos, vitrocerâmicos, a gás e de indução
  • Fechamento: Externo
  • Recursos: Botão liberador de pressão, Válvula de segurança, Indicador de Pressão, Trava de Segurança, Cabo Antitérmico

A Tramontina Solar é o modelo ideal de panela para cooktop de indução. Saiba por que as opções usadas nesse fogão precisam ser diferentes!

Ferramentas do Buscapé

Ainda não encontrou a oferta que procurava? Não tem problema! Com o Buscapé, você consegue definir um Alerta de Preços. No nosso site ou app, é possível colocar o valor que você gostaria de pagar de um determinado produto e, assim que alguma das nossas lojas parceiras chegar no valor estipulado, nós enviamos um alerta direto para você. Além disso, você também pode acompanhar o Histórico de Preços da panela de pressão e outros serviços e produtos. Dá uma olhada em como fazer no vídeo:

Ah! E você sabia que pode pagar as suas compras pelo PIX? É muito mais prático! Na página de finalização de compra, basta você selecionar o método de pagamento por PIX e escanear o QR Code. Bem mais simples, não é? Se preferir, você pode copiar o código e colar na área destinada dentro do aplicativo do seu banco. Confira o vídeo e veja o passo a passo: