Com a chegada do chip proprietário M1 aos computadores da Apple em 2020, a empresa deixou de usar processadores da Intel nos modelos disponibilizados desde então. O MacBook Air 2018, por exemplo, é um dos MacBooks Intel que mais chama a atenção dos consumidores que sempre desejaram ter um Mac.

Esse modelo ganhou destaque porque é um dos últimos laptops da Apple a oferecer um chip da Intel e pela sua queda de preço ao longo dos anos. Ainda assim, é preciso avaliar com cuidado se um MacBook vale a pena para o que você necessita no dia a dia.

Se o seu valor faz sentido em relação aos modelos mais recentes, por quanto tempo ele receberá suporte da Apple e se há alternativas melhores em uma faixa de preço similar. Você confere tudo isso na nossa análise logo a seguir!

Diferenciais do MacBook Air

macbook em fundo branco
O MacBook Air sempre foi voltado para tarefas mais simples (Divugalção/Apple)

No geral, o MacBook Air é sempre a versão mais básica e voltada para consumidores casuais que desejam um computador fabricado pela Apple.

Para usuários que precisam de uma performance melhor, que realizam tarefas mais pesadas ou que usam softwares exigentes, o recomendado são os modelos da linha MacBook Pro. É muito importante ter essa diferença em mente.

Afinal, a maneira que você planeja usar seu futuro Macbook é o que deve determinar que modelo pode te servir da forma apropriada.

O modelo base do MacBook Air 2018 tem um processador Intel Core i5 de dois núcleos e 1,6 GHz (Turbo Boost de até 3,6 GHz), 8GB de memória RAM de 2133MHz, um SSD de 128GB de armazenamento e uma tela IPS de 13 polegadas e 2560 x 1600 de resolução.

Há modelos aprimorados com a opção de 16GB de memória RAM ou SSDs de até 1TB de capacidade. Como todos os outros MacBooks recentes da empresa, não é possível fazer nenhum tipo de alteração posterior nessas configurações, então é preciso escolher tudo com antecedência.

Considerando que o MacBook Air não é feito para lidar com tarefas pesadas e que o hardware do modelo de 2018 conta com peças mais antigas, temos que ser realistas com o fato de que esse laptop não terá uma performance tão boa atualmente.

O Macbook Air M1 consegue ser até quatro vezes mais rápido em tarefas que usem múltiplos núcleos de seu processador em comparação com o Macbook Air de 2018, por exemplo.

Caso você não precise de um laptop poderoso e queira um MacBook para ter uma integração melhor com seus outros produtos da Apple (como o iPhone, iPad e Apple Watch) ou para usar os aplicativos e softwares exclusivos de seu sistema operacional, ele ainda pode ser uma boa opção.

Só tenha em mente que ao comprá-lo, estará adquirindo um notebook que já tem alguns anos nas costas, o que compromete ainda mais sua performance no longo prazo se planeja usar esse MacBook por muito tempo.

macbook em fundo preto
Pelo menos na aparência, o modelo de 2018 é bem moderno (Divugalção/Apple)

A Apple mudou o design de seus novos MacBooks apenas em 2022, com a chegada dos modelos com o chip M2. Isso significa que um MacBook Air de 2018 é praticamente idêntico ao MacBook Air com o M1, por exemplo.

A maior diferença entre eles pode ser notada no teclado, que tem um layout e um funcionamento levemente aprimorado no MacBook mais novo.

Por isso, não precisa se preocupar com o MacBook Air 2018 ter uma aparência ultrapassada, já que ele se parece bastante com qualquer outro laptop da Apple lançado até 2021.

A Apple não vende mais o MacBook Air 2018 de forma oficial, então você terá que recorrer a outras lojas para encontrar um modelo atualmente. O problema é que, por se tratar de um notebook mais antigo, também é difícil de encontrar esse modelo novo e lacrado nas revendedoras.

Sua melhor aposta são os modelos usados, já que há muitos usuários vendendo o MacBook Air 2018 online para adquirir uma versão mais recente do laptop da Apple.

O problema nesse caso é que não há um preço definido e cada pessoa cobra um valor diferente dependendo do estado do notebook e quais acessórios estão inclusos.

No geral, encontramos muitos modelos de 2018 na faixa dos cinco mil reais, o que não achamos um bom custo-benefício em comparação com o MacBook M1, que pode ser achado na faixa dos seis mil reais em muitas lojas.

Suporte da Apple

Teclado de macbook
O MacBook Air 2018 deve deixar de receber updates em breve (Divugalção/Apple)

Quando a Apple apresentou seu chip proprietário em 2020, muitos dos consumidores da empresa se preocuparam com a possibilidade dos computadores com processadores Intel pararem de receber atualizações em breve.

Felizmente, a companhia continuou a oferecer suporte para esses dispositivos, mas isso não significa que o MacBook Air 2018 ainda tenha muitos anos de atualizações pela frente.

Na linha Air, o MacOS Ventura (versão de 2022 do sistema operacional dos Macs) foi disponibilizada apenas para computadores lançados a partir de 2018, o que inclui o modelo que estamos discutindo nesta análise.

O problema é que isso não garante que as atualizações de 2023 ou de 2024 sejam compatíveis com o MacBook Air de 2018, já que a Apple costuma cortar os modelos mais antigos da lista quando uma nova versão do MacOS é lançada.

Isso te deixaria com um notebook sem suporte e updates bem rápido, o que não é nada ideal para uma máquina que você planeja usar por pelo menos alguns anos.

O MacBook Air 2018 vale a pena?

Depois de analisar todos os aspectos do MacBook Air 2018, é difícil recomendá-lo para alguém nos dias atuais. Além de contar com um hardware que só está ficando cada vez mais ultrapassado, ele deixará de ter atualizações da Apple em breve.

Também vale mencionar que ele só pode ser encontrado à venda em modelos usados e por preços não tão diferentes de um MacBook Air M1, que vale mais a pena no geral, como mostramos em nosso review.

Caso você ache esse modelo por um preço bem abaixo dos cinco mil reais e em bom estado, ele ainda pode ser um bom negócio, mas isso só se aplica se você for usá-lo para tarefas básicas e não se importar com os pontos negativos que mencionamos anteriormente.

Caso contrário, esse não será o melhor MacBook Air ou mesmo melhor o melhor MacBook no geral que você conseguiria nessa faixa de preço, então seria melhor esperar uma promoção e investir em uma das alternativas que separamos logo a seguir!

Alternativas do MacBook Air 2018

Macbook em fundo preto
Há muitas alternativas de ótimo custo-benefício atualmente (Divugalção/Apple)

Mesmo que tenha gostado do MacBook Air 2018, é importante considerar suas alternativas, como as que detalhamos abaixo.

MacBook Air A2337 M1 - 256 GB

A maior alternativa para o MacBook Air 2018 atualmente é o modelo Air com o chip M1, conforme já tínhamos mencionado.

Seu processador tem uma performance significativamente melhor que o chip da Intel, o modelo base oferece um SSD de maior capacidade, a memória RAM é mais rápida e o preço que varia entre seis e sete mil reais, o que não é tão mais caro do que o valor cobrado por um Macbook de 2018 usado.

MacBook Air A2337 M1 - 512 GB

Caso prefira um modelo com um SSD de maior capacidade, o MacbBook Air M1 com 512GB de armazenamento pode ser uma ótima opção. Ele é idêntico ao laptop acima, com o SSD maior sendo sua única diferença, além do preço, é claro.

MacBook Air MLY13BZ/A M2 - 256GB

Se quiser algo ainda mais recente, podemos recomendar o MacBook Air com o chip M2, lançado em 2022. Alguns fatores que você deve considerar é que o preço do modelo base ainda está bem alto e que a sua performance em relação ao M1 não teve um salto tão grande, apesar de ser melhor.

MacBook Air MLY13BZ/A M2 - 512GB

Para quem gostou do MacBook M2, mas precisa de mais espaço de armazenamento, recomendamos o modelo com um SSD de 512GB de capacidade. Ele é o mais caro da lista, mas pode ser um investimento mais interessante no longo prazo, especialmente se encontrá-lo em uma promoção.

Acompanhe os preços de MacBook no Buscapé

Para ter certeza de que está levando um MacBook para casa pelo melhor preço, lembre-se de usar o Histórico e Alerta de Preços Buscapé! Com eles, você pode acompanhar o preço de qualquer MacBook recente pelos últimos 40 dias ou seis meses.

Com o Alerta de Preço Buscapé, você também pode definir um valor (dentro da realidade) ideal para você e receber uma notificação por email ou WhatsApp quando o MacBook bater nesse preço ou chegar bem perto. Entenda como as ferramentas funcionam no vídeo a seguir!

Carregando comparador...
Leia mais sobreInfo+
especialista

Ainda está na dúvida? Nossos especialistas em produtos estão prontos para te ajudar!

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Carregando artigos...
Publicidade