Se você ainda tem dúvidas de como lavar roupa na máquina de lavar, esse artigo pode te ajudar bastante a evitar estragos no seu guarda-roupa. A tarefa costuma assustar, principalmente para quem ainda não tem prática no assunto, mas a verdade é que aprender como usar máquina de lavar é muito mais fácil do que parece.

Os questionamentos em torno do assunto são muitos, como: Pode lavar tênis na máquina? E travesseiros? Será que uma jaqueta de couro pode ir no aparelho? Se você faz parte do grupo que precisa de uma força para desvendar os mistérios deste eletrodoméstico, continue lendo para descobrir quais peças não podem ser lavadas na máquina de jeito nenhum, e quais você pode lavar sem nenhum problema. Vem com a gente!

Pensando em comprar uma lavadora nova? Veja como escolher sua máquina de lavar.

Sabia que dá para lavar tênis na máquina de lavar? (Foto: Shutterstock)

Quais peças não devem ser lavadas na máquina?

Apesar das inúmeras tecnologias oferecidas pelas máquinas de lavar, a quantidade de água e até mesmo o atrito das lavadoras front-load e top-load tornam inviável algumas tarefas, como lavar jaqueta de couro na máquina.

Alguns tecidos, como os que listamos abaixo, são mais delicados e devem ser lavados preferencialmente à mão ou a seco na lavanderia. Veja alguns exemplos a seguir:

Tecidos para lavar à mão

  • Roupas plissadas;
  • Crochê e tricô;
  • Renda.

Apesar da recomendação de lavagem a mão, esses tecidos podem ser inseridos na lavadora em sacos de lavar, desde que você use ciclos para roupas delicadas. Isso porque este tipo de saco permite a passagem da água e dos produtos de limpeza, sem deixar de proteger as roupas delicadas do atrito com a lavadora.

Tecidos para lavar a seco

  • Peças de couro;
  • Camurça;
  • Paetês e bordados com pérolas e miçangas;
  • Veludo.

Tecidos como couro, camurça e veludo, em geral, podem ficar manchados ou enrugados quando em contato com alto volume de água e com as pás da máquina de lavar. Portanto, o ideal é realizar a lavagem a seco em uma lavanderia.

Sua máquina de lavar está vazando água por baixo? A gente conta como resolver!

E quais itens podem ser lavados na máquina de lavar?

Até aqui, a lista de peças que podem ir à máquina pode parecer restritiva, mas a verdade é que é possível lavar muito mais que roupas neste aparelho. Atividades como lavar travesseiro na máquina e lavar tênis na máquina são facilmente executáveis, otimizando bastante o seu tempo. Algumas lavadoras até contam com programas específicas para essas peças.

No geral, peças de poliéster, algodão, linho, malha, panos de chão, mochilas e até mesmo coleiras de cachorro podem ser lavados na máquina de lavar sem causar problema algum ao aparelho ou às suas roupas.

Não deixe de conferir nossa lista com as 5 melhores máquinas de lavar de 12kg para comprar em 2022.

Entender o significado dos símbolos de lavagem nas etiquetas ajuda a evitar danos (Foto: Shutterstock)

Como lavar roupa na máquina: dicas para não danificar as peças

Mas, e na prática, como lavar roupa na máquina sem danificar? Então, o seu sucesso nessa tarefa vai depender da preparação, que começa antes mesmo de aprender como usar máquina de lavar e todos os seus botões. Dicas como separar as roupas por cor, tipo de tecido e ler sempre a etiqueta podem poupar suas peças de grandes tragédias. Veja a seguir:

Separe as roupas conforme as cores

Sabe aquela roupa branca que ficou rosa e você nem sabe como? Esse problema poderia ter sido evitado com uma simples separação por cores. Isso não significa que cada cor de roupa precisa ir à máquina em uma lavagem diferente, mas é interessante agrupá-las por cores próximas, a fim de evitar manchas. Veja a seguir o exemplo:

  • Roupas escuras: Todas as peças de cor predominantemente preta, azul-marinho ou marrom;
  • Roupas coloridas: Tons vibrantes e mais fortes, como vermelho, laranja, amarelo, azul claro;
  • Roupas claras: Peças brancas ou cores bem claras, como bege, creme e marfim.

Fazendo essa seleção, você diminui o risco de manchar as roupas mais claras. Afinal, na maioria das vezes as roupas escuras e coloridas soltam tinta, principalmente quando ainda estão novas. Portanto, lembre-se sempre de lavá-las à parte!

Confira as 5 melhores máquinas de lavar Brastemp em 2021.

Separe as peças por tipo de tecido

Alças finas de calcinhas, sutiãs e camisetas, bem como lingeries, podem ser danificadas facilmente durante a lavagem caso prendam nas pás da máquina. Por isso, é muito importante separar as peças mais delicadas e colocá-las em sacos de lavar.

Outros tipos de roupa que merecem toda a atenção e não podem ser lavadas juntas são as roupas que soltam fiapos e bolinhas, e as que agarram. Estas também devem ser separadas das demais, lavadas separadamente e, se possível, inseridas na máquina de lavar com um filtro coletor de fiapos. Veja a seguir quais são essas roupas:

  • Peças que soltam fiapos: toalhas de banho e de rosto, cobertas, suéteres, roupões, panos de chão e tapetes;
  • Peças que recebem fiapos: meias, casacos e roupas de malha e tricô em geral.

Verifique as instruções na etiqueta

Seria muito mais fácil se as roupas viessem com manual de instruções, não é mesmo? E se eu te contar que elas vêm? As etiquetas - que muita gente corta, pois incomodam -, são uma mão na roda na hora aprender como lavar roupa na máquina, pois elas fornecem informações muito importantes sobre a lavagem, a secagem e até mesmo a forma de passar as roupas.

Portanto, se você não tem muita prática em descobrir como cada tecido precisa ser cuidado, fique de olho nas etiquetas. Os símbolos presentes nelas vão te dizer qual a temperatura ideal da água e o ritmo ideal da lavagem, além do tipo de produto que pode ser usado.

Se você ainda não está familiarizado com o assunto, a gente te conta o que significam os símbolos nas etiquetas das roupas.

Conheça três máquinas de lavar roupa que valem a pena comprar

Se você está pensando em comprar uma máquina de lavar nova e ainda não sabe qual modelo escolher, separamos três modelos muito bem avaliados e que valem o investimento. Quem sabe assim você encontra a melhor máquina de lavar para a sua casa, não é mesmo? Vale lembrar que os três modelos a seguir contam com diferentes tecnologias e tamanhos. Portanto, vale a pena analisar qual se encaixa melhor nas necessidades do seu dia a dia e no seu bolso.

Antes de ir embora, conheça as 7 melhores máquinas de lavar Electrolux em 2021.