A máquina de lavar é um eletrodoméstico indispensável que otimiza a principal tarefa da lavanderia. Porém, o processo de como lavar roupa na máquina não se resume a apenas jogar as peças dentro dela e ligar. Usá-la de forma correta é muito importante para garantir bons resultados de lavagem, evitar que as peças sejam danificadas e economizar água e energia.

Pensando nisso, nós separamos esse passo a passo bem simples para que você aprenda de uma vez por todas como usar máquina de lavar. Confira aqui embaixo!

Leia também: As 5 melhores máquinas de lavar de 12kg para comprar em 2021

1. Separe as roupas

O primeiro passo de como lavar roupa na máquina é separar as peças. (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

A primeira coisa a fazer nesse processo é separar as peças em montes diferentes.

  • Comece dividindo por cores: separe as brancas, as de cores claras, as coloridas, e por fim, as escuras e pretas.
  • Depois disso, vamos separar por tipos. Separe por lotes: toalhas de banho e rosto, jeans, lençóis e fronhas, peças íntimas, roupas leves e delicadas.

2. Coloque as roupas na lavadora

Em seguida, é preciso inserir as roupas na máquina de lavar. (Imagem:Reprodução/Shutterstock)

Antes de colocar as roupas na máquina de lavar, é importante verificar os bolsos a fim de retirar papéis, moedas e pequenos objetos que possam prejudicar o funcionamento da lavadora.

  • Feche zíperes e abotoe os botões. Zíper aberto pode furar ou até rasgar outras roupas durante a lavagem na máquina.
  • Coloque as peças de roupa uma a uma dentro do cesto da lavadora, sem apertar. Se a sua máquina tiver abertura superior, o ideal é colocar as peças em montinhos ao redor do agitador.

Respeitar a capacidade da lavadora é importante para a preservação e vida útil do do aparelho. Quando sobrecarregada, a lavadora faz esforço excessivo para trabalhar, não realiza lavagem eficiente e pode entregar roupas cheias de fiapos. Na dúvida, se a carga de roupas parecer grande para a lavadora, divida-a em duas partes.

Importante: Se você for lavar edredons e cobertores, coloque SEMPRE uma peça por vez.

3. Abasteça o dispenser

O terceiro passo é procurar o dispenser da máquina e colocar os produtos adequados. (Imagem:Reprodução/Shutterstock) 

As máquinas atuais possuem compartimentos para armazenar sabão e amaciante e despejam os produtos no momento certo durante os ciclos de lavagem. Nas embalagens de sabão e amaciante você encontrará a quantidade a utilizar de cada produto, de acordo com a capacidade da lavadora.

  • Se a sua máquina de lavar tem abertura frontal, use 1/3 da quantidade recomendada pelo fabricante de sabão.
  • No processo de como lavar roupa na máquina, dê preferência para sabão líquido, pois eles dissolvem facilmente e não deixam resíduos nas roupas nem no interior da lavadora.
  • Não exagere na quantidade de amaciante. Amaciante em excesso pode provocar manchas nas roupas e deixar resíduos na lavadora.

4. Configure a lavagem

Como lavar roupa na máquina: após encher os dispensers, programe a lavagem adequada. (Imagem:Reprodução/Shutterstock)

Após ter colocado as roupas na máquina e abastecido os dispensers, chega a hora de programar a lavagem.

  • Escolha o ciclo de lavagem de acordo com o tipo de roupa a ser lavado ou intensidade de sujeira.
  • Se a sua máquina tem opção de lavar com água quente, verifique na etiqueta das roupas qual a temperatura máxima de lavagem que elas suportam.
  • Água quente é recomendada a limpeza de roupas claras e brancas de algodão. Já roupas escuras e pretas, jeans, lã e roupas delicadas devem ser lavadas com água fria.

5. Nível de água

Por fim, escolha o nível de água de acordo com o volume de roupas. (Imagem:Reprodução/Shutterstock)

A escolha do nível de água também é muito importante para o resultado final da lavagem e preservação das roupas. Por isso, para obter excelentes resultados no processo de como lavar roupa na máquina, elas precisam se movimentar livremente durante a lavagem.

  • Para máquinas com abertura superior: selecione um nível de água que cubra as roupas.
  • As máquinas com abertura frontal têm sistema que calcula automaticamente a quantidade de água de acordo com o volume de roupas no cesto.

Pronto! Agora é só apertar a tecla Inicio/Pausa (se a sua máquina tiver essa tecla) e deixar que ela faça o trabalho. Ao final do ciclo você só precisará colocar as roupas para secar no varal ou secadora.

Confira alguns modelos de máquinas de lavar com bom custo-benefício do momento

Saiba mais sobre o universo de máquinas de lavar: