Está em busca de uma máquina de lavar roupas nova e não sabe qual modelo, tamanho ou marca escolher? Você chegou ao lugar certo! Para te ajudar nessa tarefa, preparamos um guia de compras com dicas de como escolher a máquina de lavar certa para a sua casa. Também explicamos todos os detalhes que você precisa saber antes de comprar esse eletrodoméstico.

Apesar da marca ser um fator importante na hora da escolha, é preciso estar atento a outros detalhes da máquina de lavar, como modelo, capacidade em kg, tipo de porta, funções extras e consumo. E, é claro, o tamanho do aparelho precisa se adequar ao local que você reservou para ele. Dito isso, continue com a gente e confira o nosso guia completo de como escolher máquina de lavar roupas.

Tipos de lavadoras de roupas

Existem, no mínimo, 5 tipos diferentes de máquinas de lavar (Foto: Shutterstock)

Quando pensamos em máquina de lavar nem imaginamos que existem, no mínimo, 5 tipos diferentes, não é mesmo? Mas sim, existem! Temos a semiautomática, a automática, a tipo tanquinho, a lava e seca e a mini lavadora.

Por isso, é preciso conhecer um pouco de cada tipo para saber qual modelo é ideal para suprir as suas necessidades. Confira abaixo as diferenças entre os tipos de lavadoras existentes no mercado.

Aproveite para conferir, também, como usar máquina de lavar.

Semiautomática

A lavadora de roupas semiautomática possui a seleção de nível de água manual, que deve ser ajustada de acordo com o volume de roupas. Na maioria dos modelos, para fazer a troca da água é necessário desencaixar uma mangueira que fica armazenada na parte de trás do aparelho e leva-la até o tanque para escoar a água. O enxágue das peças de roupas deve ser feito com outra carga de água.

Esses modelos lavam as roupas por meio de correntes circulares, que são geradas por pequenos orifícios que ficam localizados no fundo do eletrodoméstico, que pode ser conhecido como "turbilhão". Uma vantagem desse tipo de lavagem é que desgasta menos as roupas.

Em média, as máquinas de lavar roupas semiautomática são mais baratas e econômicas, já que o consumo de água e energia é menor quando comparadas com modelos automáticos. Em compensação, ela tem alguns pontos que podem ser considerados negativos, como não ter um ciclo completo, por exemplo, já que não vem com funções como a centrifugação. Também é necessário acompanhar a lavagem, pois, na maior parte dos modelos, é preciso inserir amaciante, alvejante ou sabão em pó manualmente.

Precisando trocar a mangueira da sua lavadora? Conheça os principais tipos de mangueira para máquina de lavar e confira boas opções para comprar.

Um ponto positivo desse tipo de eletrodoméstico é ser mais econômico no consumo de água e de energia, quando comparado com os outros modelos. Um exemplo de máquina de lavar semiautomática é a Suggar Lavamax Eco LE150, modelo que aguenta 15Kkg de roupas e que chega com desligamento automático, 6 programas de lavagem, sistema de drenagem, filtro cata-fiapos e de reaproveitamento da água, além de timer com programação para até 28 minutos.

Tanquinho

Os famosos tanquinhos fazem um trabalho semelhante ao das máquinas semiautomáticas, mas chegam com um extra pois acompanham, na maioria dos casos, um esfregador simular ao de um tanque tradicional - daí vem o nome do aparelho.

Para funcionar, é necessário que a torneira seja aberta durante a entrada de água e fechada no final para escoar a água utilizada na lavagem. Lembrando que é você quem vai determinar o nível da água que vai ser utilizada, de acordo com a quantidade de roupas que serão lavadas.

Assim como acontece com as lavadoras semiautomáticas, os tanquinhos são ideais para quem tem tempo para acompanhar a lavagem da roupa - já que você precisa adicionar os produtos, como amaciante, manualmente - e para estendê-las depois, pois lembre-se: sem a centrifugação, as roupas vão sair encharcadas e precisam ser torcidas antes de colocar no varal.

Um exemplo desse tipo de eletrodoméstico é o tanquinho Mueller PopTank, com capacidade para até 5kg de roupa e que faz lavagem por turbilhonamento. Além de vir com o esfregador, ele também chega com filtragem contra fiapos, 4 programas de lavagem e reaproveitamento da água para lavar algum ambiente da casa, por exemplo.

Automática

A máquina de lavar roupas automática permite a programação de um ciclo completo, desde encher o cesto de água até a centrifugação - função que é capaz de deixar a roupa quase seca e pronta para ser colocada no varal. Esse tipo de lavadora de roupas é mais prático no dia a dia, ideal para quem tem uma rotina corrida e não pode perder muito tempo cuidando da lavagem das roupas.

Para começar a utilizar essa lavadora de roupas, é necessário apenas girar, ou apertar, alguns botões para que ela faça todo o trabalho. Nesses modelos ainda é possível escolher o tipo de lavagem de acordo com as peças de roupas. Além disso, muitas contam com funções interessantes, como a amaciante, ou diferentes tipos de enxágue.

As máquinas de lavar automáticas podem ser encontradas tanto em modelos menores, que lavam até 6kg de roupa, ou até mesmo nos maiores, com capacidade para 16kg. O ponto negativo, nesse caso, é que são aparelhos que costumam ter um custo mais elevado.

Um exemplo de boa lavadora automática é a Electrolux Jet & Clean LPR13 que chega com tecnologia Jet & Clean, capaz de diluir o sabão ou amaciante utilizado na lavagem e, assim, evita acúmulos de resíduos nas roupas que podem causas manchas indesejadas. Além disso, ela vem com filtro pega fiapos, dispenser autolimpante e programa edredom.

Lava e Seca

O modelo lava e seca é ideal para quem não tem tempo para estender as roupas no varal no dia a dia ou não quer se preocupar em comprar um aparelho próprio para secagem e ter o trabalho de transferir as roupas de um cesto para outro.

Como o próprio nome diz, além de fazer o ciclo completo de lavagem, ela também possui a função de secar as roupas. Esse tipo de lavadora de roupas pode ser considerado super prático, já que ocupa menos espaço e faz o trabalho de dois eletrodomésticos. Na parte da lavagem, ela funciona como um modelo automático, então é capaz de fazer um ciclo completo.

Um ponto negativo dessas máquinas lava e seca é possuírem um preço mais alto, quando comparamos com os outros modelos citados acima. Porém, deve-se colocar na balança que, além de também secar as roupas, a grande maioria chega com tecnologias avançadas para economia de energia e água. Normalmente, seus painéis são digitais e mais tecnológicos.

Conheça a Lava e Seca Samsung Eco Bubble 11kg e descubra se ela vale a pena.

A Midea LSE10B1 é um exemplo bem avaliado de lava e seca. Com rotação de 150rpm, o fluxo de água gerado pela tecnologia Storm Wash - combina altas velocidades de rotação com o tambor 4D para criar fortes ondas de água e espuma - vai esfregar e espremer as roupas com alta eficiência. Além disso, ela tem motor Inverter smart, capaz de economizar mais energia e ser mais silencioso, vem com 16 programas de lavagem e capacidade de 10,2kg de roupas.

Mini Lavadora

Não é todo mundo que conhece, mas as mini lavadoras são de grande adianto para a lavagem de roupas íntimas e delicadas. Elas têm capacidade entre 1 e 3kg e, por serem de pequeno porte, podem ser instaladas em qualquer lugar, inclusive no próprio banheiro.

Apesar de serem econômicas nos quesitos água e energia, elas não são indicadas para quem tem família grande ou alta quantidade de roupas para lavar. Um exemplo de mini lavadora é a Praxis Petit, com ciclo de lavagem de apenas 15 minutos e capacidade para 1,2kg de roupas. Um ponto de atenção aqui é que esse modelo é parecido com uma lavadora semiautomática, ou seja, a drenagem de água deve ser feita manualmente.

Tipos de aberturas

As lavadoras de roupas apresentam dois tipos de abertura de porta: as na parte da frente, também chamadas de front load, e as na parte de cima, também conhecidas como top load. Mas qual a diferença entre elas? Existe algum modelo melhor? Nós explicamos abaixo, confira.

Aproveite para conhecer a Brastemp Titanium 15kg, uma lavadora front load indicada para famílias grandes.

Abertura na frente (front load)

As máquinas de lavar com abertura frontal são modelos mais premium e costumam ter funções de lavar e secar as roupas (Foto: Shutterstock)

As máquinas de lavar roupas com abertura frontal são facilmente encontradas no mercado, apesar de terem um preço mais elevado. Elas costumam ser modelos lava e seca, mas também existem opções de lavadora convencional com esse tipo de abertura. Os modelos desse tipo costumam ser mais premium, com acabamento mais duradouro e tecnologias mais avançadas.

Nesse tipo de eletrodoméstico, a lavagem acontece por tombamento, ou seja, as roupas se movimentam para cima e para baixo, com o auxílio da força da gravidade. Com isso, além de ter um gasto menor de energia, já que parte do trabalho não é realizado pelo motor, esse tipo de lavagem garante maior proteção às roupas e melhor limpeza. Ótima opção para quem gosta de lavar tudo dentro da máquina, inclusive peças de roupas mais delicadas.

Esses modelos são considerados mais silenciosos quando comparados com as máquinas com abertura superior. Entretanto, é preciso lembrar que, comprando uma máquina de lavar roupas com esse tipo de porta, você precisará se abaixar para colocar as roupas dentro. Também é preciso calcular o espaço necessário na lavanderia para abrir a porta. Apesar desses modelos terem maior durabilidade e agredirem menos as roupas, não é possível abrir a porta no meio da lavagem - isso pode ser feito nas lavadoras top load.

Uma opção moderna, com capacidade para 11kg de roupas e que possui as funções de lava e seca é a LG Vivace VC4, que chega com 14 programas de lavagem e selo Procel A em eficiência energética.

Abertura em cima (top load)

As lavadoras de roupas com abertura superior têm melhor custo-benefício (Foto: Divulgação/Brastemp)

Lavadoras semiautomáticas, automáticas e os tanquinhos são exemplos de máquinas de lavar roupas que chegam com abertura superior, ou top load. Elas são mais fáceis de serem encontradas no mercado e conhecidas por sua praticidade. Isso porque ocupam menos espaço que as lavadoras front load - pois a abertura acontece para cima - e a lavagem pode ser interrompida a qualquer momento para acrescentar algum outro item.

Normalmente, esse tipo de lavadora tem o melhor custo-benefício, pois conseguem ser produtos com preços mais baixos quando comparamos com as front load. Temos aqui um exemplo de máquina de lavar roupas com abertura superior: a Brastemp BWK12AB, que tem capacidade para 12kg de roupas, cesto em inox e 12 programas de lavagem.

Capacidade

O tamanho da máquina de lavar está associado à capacidade do aparelho e, por isso, quanto maior a capacidade, maior o tamanho do eletrodoméstico. Exatamente por esse motivo é importante levar em consideração o espaço que você tem na lavanderia, e claro, quantas pessoas moram na casa.

Hoje, no mercado, existem modelos de máquina de lavar entre 6 e 16kg de capacidade, cada uma delas ideal para um tipo de residência. Os modelos de 6kg, por exemplo, são indicados para casais, enquanto os entre 8 e 10kg são ideais para famílias de até 3 pessoas. Os modelos médios, entre 11 e 13kg são indicados para famílias de até 4 pessoas. Agora, se a sua família tem 4 pessoas ou mais, a melhor opção é um modelo de 15kg para cima.

Além de levar em conta a quantidade de pessoas que moram na casa, é importante pensar no uso do eletrodoméstico também. Se você tem uma alta demanda de roupas para lavar, a vantagem é ter uma lavadora maior, para que toda essa quantidade seja lavada de uma vez só, economizando luz e água. Um modelo inferior, vai exigir que você coloque menos quantidade de roupas e precise fazer mais um ou dois ciclos.

Programas de lavagem

As máquinas de lavar costumam vir com diferentes programas de lavagem (Foto: Shutterstock)

Outro ponto que deve ser observado antes de comprar uma máquina de lavar roupas para a casa são os programas de lavagem oferecidos pelo eletrodoméstico. Além dos ciclos básicos da máquina, essas funções facilitam o dia a dia. Por exemplo, se você tem muitas peças delicadas, como seda ou bordados, por exemplo, é importante ter uma lavadora que tenha um ciclo dedicado a esse tipo de roupa.

Hoje em dia encontramos lavadoras com programas de lavagem dedicados para roupas de bebê, jeans, roupas pesadas - como edredons, casacos e moletons, roupa de cama, entre outros. Para utilizar uma dessas funções, basta selecionar o programa escolhido no painel de controle e a máquina fará todo o trabalho, evitando que a peça saia danificada.

Se sua máquina de lavar está vazando água por baixo, veja os possíveis motivos e como resolver.

Funções das máquinas de lavar

As máquinas de lavar estão cada vez mais modernas e otimizadas para gastar menos energia e água. Por isso, além das funções básicas de lavar, secar e centrifugar, também é possível encontrar outras econômicas e, até mesmo, umas extras, que tem o intuito de facilitar o dia a dia. Mas o que são essas funções? Confira a seguir:

Funções econômicas

Ter o Selo Procel A indica que a máquina de lavar roupas é econômica (Foto: Shutterstock)

As funções econômicas, como o próprio nome já diz, são aquelas relacionadas à economia de água e de energia. São elas:

  • Selo Procel A: podemos encontrar diversos modelos com Selo Procel A presentes no mercado, que garantem melhor eficiência energética e proporcionam economia na conta de luz. Afinal, não adianta pagar menos na lavadora de roupas, mas depois ter que desembolsar valores altos nas contas de água e luz, não é mesmo?
  • Função lavagem econômica: essa função permite o reaproveitamento da água usada na lavadora para outras tarefas domésticas, como na hora de limpar o banheiro, por exemplo.
  • Motor Inverter: uma das tecnologias que estão em alta hoje é o motor inverter, capaz de controlar a rotação de acordo com a quantidade de roupas, consumindo menos energia e lavando de forma eficiente. Além de gerar um menor gasto na conta de luz, esse tipo de motor proporciona menos ruídos.

Funções extras

Modelos mais premium de lavadoras costumam vir com funções inteligentes (Foto: Shutterstock)

As funções extras são aquelas que são feitas pensando em soluções para problemas específicos que nos deparamos no dia a dia, como manchas e mau cheiro. Alguns modelos ainda podem ser programados para trabalhar em um horário específico de preferência, se adequando à rotina da casa. Confira algumas funções extras bem legais que podem vir em modelos de máquinas de lavar:

  • Função Inteligente: calcula o nível e a quantidade de água que deverá ser usada para lavar com eficiência e com menos gasto de energia;
  • Função tira-manchas: regula a temperatura da água para a remoção das manchas com maior facilidade;
  • Função amaciante: permite deixar as roupas de molho em água com amaciante por até 12 horas, garantindo que elas saiam perfumadas;
  • Função esterilização: uma ótima função para quem tem bebês em casa. Além de lavar, ajuda a remover bactérias e sujeiras menores nos tecidos;
  • Função lava rápido: ideal para momentos de imprevisto, essa função completa um ciclo em torno de 30 minutos;
  • Função passa-fácil: faz com que as roupas saiam menos amassadas da lavadora de roupas, facilitando a hora de passar o ferro ou vaporizador.

Leia também: