Você coloca as roupas para lavar, segue fazendo outras tarefas e, quando percebe, vê uma poça de água na área. Para seu desespero, é a máquina de lavar vazando água por baixo.  E agora, o que fazer, se você usa a lavadora corretamente e mesmo assim aparece esse problema? Com o eletrodoméstico dentro da garantia, o mais prático é acionar a assistência técnica. Se não, você mesmo pode fazer uma checagem geral e tentar descobrir o motivo do vazamento.

Buracos na bomba de água ou mangueiras internas furadas e rasgadas são as causas mais frequentes. Mas como o problema de vazamento nem sempre é visível - a água pode aparecer embaixo da máquina, dentro do tambor ou nos dois lugares – ele pode ser resultado desses desgastes ou até mesmo uma simples vedação incorreta nas mangueiras. Dá um Busca e veja algumas dicas de como descobrir qual é a causa da máquina de lavar vazando água por baixo e se é possível resolver por conta própria ou é necessário chamar um técnico.

Acompanhe um guia rápido de como lavar as roupas em sua lavadora

Observação do ciclo rápido

Um dos primeiros passos para tentar descobrir qual é o motivo da máquina de lavar vazando água por baixo é colocá-la para funcionar em um ciclo curto de lavagem. Acompanhar o processo e observar em que momento a água começa a escorrer pode ser uma boa pista sobre o local e peça que está causando o problema. Mas tome cuidado para não mexer em nenhuma engrenagem durante o funcionamento da máquina de lavar.

Dessa forma, você pode restringir a pesquisa quando for verificar a lavadora internamente. Recomenda-se prestar atenção principalmente à natureza da água: suja indica vazamento no meio do ciclo e limpo, no início ou no final.

Máquina de lavar vazando água por baixo: o que pode ser?

Checagem com a máquina desligada

Verifique todas as mangueiras da máquina para ver se estão intactas e suas braçadeiras bem fixas. (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Para verificar uma máquina de lavar vazando água por baixo, primeiramente desligue da tomada e feche a torneira que a alimenta. É preciso remover a parede traseira, lateral ou superior, dependendo do modelo. Depois, incline a máquina para a frente, colocando algo, como uma plataforma, para sustentá-la – não é recomendável deitá-la completamente no chão.

Comece inspecionando a mangueira de entrada: observe se há rasgos, furos, abrasões ou rachaduras nas juntas. Se não houver danos visíveis, limpe toda a superfície, ligue a água e tente notar gotas ou salpicos.

Continue a checagem olhando a mangueira de drenagem da água e verificando se as braçadeiras que a prendem estão fixas e se ela está em perfeitas condições. Uma dica: o dispositivo de drenagem costuma ficar atrás da lavadora e está diretamente conectado com a mangueira de escoamento. Desconecte o bujão de drenagem e, como a bomba de água (observe também se esta peça tem buracos ou está encharcada de água), mexa em seus nos lacres para ver se estão bem apertados.

Há casos em que uma máquina de lavar vazando água por baixo pode ser algo muito simples de ser solucionado. Por exemplo, em modelos em que a abertura é frontal, vale observar se há água, gotejamento ou umidade ao redor da porta. Isso pode ser resultado apenas de algum cano entupido ou um mero encaixe incorreto da porta.

Outra desatenção que pode ocasionar vazamentos é o posicionamento do eletrodoméstico. Veja se na hora da instalação ela não foi colocada em desnível no chão e sempre regule os pezinhos para que fique bem reta.

Possíveis soluções

Se após a verificação das peças, juntas e vedações você descobrir que as mangueiras estão corroídas, enferrujadas ou têm rasgos e furos, a solução é fácil. Basta substituí-las por novas, vedar bem com fita veda-rosca ao encaixar na torneira e tudo voltará ao normal. Dê preferência sempre aos sites das marcas e lojas de assistência técnica autorizada para adquirir peças de reposição autênticas.

Se o problema da máquina de lavar vazando água por baixo for detectado na bomba, ela também pode ser substituída sem auxílio profissional. Para comprar corretamente, não esqueça de anotar direitinho o modelo, capacidade e marca da máquina. Com a peça em mãos, abra o painel traseiro, solte os parafusos que seguram o motor e desplugue todas as mangueiras da bomba. Daí é só retirar a danificada e encaixar a nova exatamente da forma. Conecte as mangueiras novamente, observando se estão perfeitamente vedadas.

Se você observou que seu modelo funciona à base de retentor e que ele está desgastado, nesse caso, o recomendável é deixar que um técnico resolva o problema da máquina de lavar vazando água por baixo. Essa peça é responsável por reter a água, impedindo-a de escapar do tanque e causar um vazamento central. Quando sua borracha resseca, a água enferruja o rolamento e o câmbio. Um sinal que isso está acontecendo pode ser um barulho anormal durante a centrifugação.

O procedimento é complexo, sendo necessário desmontar toda a lavadora para substituir não só o retentor como o câmbio completo e os dois rolamentos. Por isso,  tentar consertar sozinho a máquina de lavar que está vazando água por baixo pode ser arriscado e o melhor mesmo é chamar a assistência técnica.

Leia também:

  • Quais são as lavadoras de roupas mais vendidas no Buscapé
  • Confira várias dicas para limpar sua máquina de lavar