Você sabe como descongelar geladeira rápido? Se você não tem um modelo Frost Free, isso é, que não acumula gelo nas paredes do freezer, com certeza deve saber o trabalho que dá descongelar o aparelho de tempos em tempos. Por isso, reunimos algumas dicas para acelerar o processo de degelo e otimizar o seu tempo.

É importante lembrar que para fazer qualquer um dos processos, é necessário ter muito cuidado para não danificar o seu eletro. E, ainda, caso esteja pensando em tornar o seu dia a dia mais prático ou precise de uma geladeira nova por outros motivos, trouxemos alguns modelos que possuem diferentes sistemas de degelo, como as Cycle Defrost e as próprias Frost Free. Vamos lá conferir?

Você sabe qual é a diferença entre freezer e congelador? Entenda em nosso artigo.

Uma geladeira Frost Free facilita bastante o dia a dia. Se você ainda não tem uma, veja essas dicas de como descongelar geladeira rápido (Foto: Shutterstock)

Para descongelar a geladeira rápido, use um borrifador com água

Uma boa dica de como descongelar geladeira rápido é usando um borrifador com água. Muitos já usam essa estratégia para tirar o gelo da forma. A diferença é que a forma pode ser colocada de baixo da água corrente, já a geladeira precisa de outro método. Usar um borrifador é uma tarefa simples e pode ser feito por qualquer um.

  • Passo 1. Encha um borrifador com água em temperatura ambiente. Caso queira usar água quente, o resultado será ainda mais rápido;
  • Passo 2. Agora, borrife o líquido por todo o congelador;
  • Passo 3. Para otimizar ainda mais o processo, use um pano para esfregar as partes congeladas.

Caso o compartimento esteja com gelo muito espesso, você pode despejar um copo d’água. Mas atenção: tenha muito cuidado ao realizar esse passo e certifique-se de que você vai tirar toda a água do congelador.

Agora que você sabe como agilizar o degelo, aprenda como limpar geladeira de inox e, também, como tirar ferrugem da geladeira.

Utilize um secador de cabelo para acelerar o degelo

Outra excelente dica de como descongelar freezer é usando um secador de cabelo. O aparelho em questão emite um ar quente excelente para descongelar o gelo com eficiência. Ao optar por essa solução, tenha em mente que é preciso tomar cuidado com o fio e com o próprio secador para que a água não atinja o aparelho e cause um curto. Por isso, não coloque, em hipótese alguma, o secador dentro do freezer.

  • Passo 1. Pegue um secador de cabelo e ligue no jato de ar quente;
  • Passo 2. Direcione para as áreas do freezer que estão congeladas. O derretimento será praticamente instantâneo.

Importante: Lembre-se de manter o secador do lado de fora do congelador.

Notou algo de diferente no resfriamento do seu aparelho? Aprenda como saber se o gás da geladeira acabou.

A espátula pode te ajudar a descongelar a geladeira rápido

Para descongelar a geladeira rápido, use uma espátula para descolar as placas (Foto: Shutterstock)

A nossa terceira dica é outra opção bastante simples. Mas, vale ressaltar que ao usar a espátula no congelador é preciso cautela para não causar danos irreversíveis ao seu aparelho. Por isso, a indicação é usar um item de plástico. Com o ele em mãos, a tarefa é simples:

Passo 1. Passe a espátula de plástico nas paredes do congelador para remover o gelo grudado. Tenha cautela e não force demais para não perfurar as paredes do aparelho.

Você sabia que nem tudo pode ir para a geladeira? Saiba quais alimentos você não deve guardar no eletro.

Cinco geladeiras que vão trazer praticidade ao seu dia a dia

Como adiantamos, nem todas as geladeiras possuem sistema de degelo automático que agiliza o processo. Se você está precisando de um aparelho novo, vale a pena conferir modelos com sistema Frost Free, Cycle Defrost, ou ainda, geladeiras degelo Seco. Mas você sabe o que é Frost Free? Essa tecnologia impede a formação de gelo nas paredes do congelador ou freezer. Ou seja, você não precisa se preocupar em descongelar o aparelho nunca.

Para quem ainda não sabe o que é Cycle Defrost, esse sistema possui dois tipos de degelo em um só aparelho. No freezer, é o degelo manual, que necessita de atenção de tempos em tempos para não sobrecarregar o eletro e gastar mais energia. Já no refrigerador, o degelo é seco, o que dispensa qualquer tipo de coleta de água. Ao acionar o botão do degelo, o aparelho faz todo o processo sozinho.

Buscando um modelo pequeno? Confira os melhores modelos de geladeira Frost Free pequena.

Abaixo, confira algumas opções de geladeira Cycle Defrost e Frost Free e garanta praticidade:

Precisando economizar e garantir a praticidade do degelo no dia a dia? Confira modelos de geladeira Frost Free barata.