Comprar uma geladeira nova é uma tarefa que pede bastante preparação e pesquisa, não importa se você está fazendo isso pela primeira vez ou apenas trocando a que já usa em casa. Com a quantidade de modelos e variedades em suas especificações é comum ficar com dúvidas na hora da escolha. Por isso, preparamos u guia de compras que vai te auxiliar nesse momento.

Aqui, falamos sobre capacidade e tamanho de geladeira, os tipos de degelo, tipos de porta, nível de consumo e design. Além disso, antes da compra, você também precisa considerar o espaço disponível para o eletro na cozinha e definir seu limite de orçamento. Com isso em mente, confira o nosso guia de compras abaixo!

Leia também: Veja alimentos que você não deve guardar na sua geladeira

Saiba como escolher a melhor geladeira para a sua casa (Foto: Shutterstock)

Tamanho e Capacidade

O tamanho de geladeira externamente está sempre relacionado à capacidade de cada modelo. Por isso é necessário saber o espaço disponível na cozinha, já que ele é um fator importante na hora da escolha. Além das medidas do aparelho, ele também precisa contemplar o espaço de segurança necessário ao redor do eletro, que costuma ser de 10 a 15 cm nas laterais, na parte de trás e em cima da geladeira.

Geladeira pequena: até 300 litros

Com até 3000 litros de capacidade, as geladeiras de baixa capacidade suprem as necessidades de uma ou duas pessoas, de acordo com o tamanho. Elas também são uma boa opção para quem não costuma comer em casa durante a semana. Como têm tamanho compacto, os diferentes modelos de geladeira pequena também podem ser ideais para cozinhas pequenas.

Confira nossa lista de geladeiras Frost Free pequenas para comprar a sua!

Geladeira média: 300 a 500 litros

As geladeiras médias são a maior parte do mercado e, por isso, também atendem a necessidades diferentes. As opções de 300 a 400 litros são recomendadas para casas de três a quatro pessoas, enquanto as de 400 a 500 litros servem para famílias maiores, de quatro ou cinco integrantes. Como o tamanho aumenta, com essas opções, a checagem do espaço disponível na cozinha antes da compra deve ser ainda mais meticulosa. Se você mora em apartamento, também vale considerar o espaço nos corredores e escadas.

Geladeira grande: a partir de 500 litros

Com mais de 500 litros, essas geladeiras são grandes e atendem às necessidades de famílias ou grupos com mais de cinco pessoas. Elas também são uma boa pedida para quem tem a casa movimentada e precisa de mais espaço de armazenamento para diferentes tipos de alimentos, bebidas e pratos. Aqui, mais uma vez é necessário lembrar da importância de medir o espaço disponível antes da compra, já que elas costumam ser mais largas e altas do que o esperado.

Tipo de degelo

O tipo de degelo é importante porque determina o funcionamento da sua geladeira no dia a dia e a forma necessária de manutenção dela. Os modelos Frost Free são mais comuns no mercado atualmente, mas você também encontra opções com degelo seco, manual ou Cycle Defrost.

Nesse momento, é importante considerar a rotina das pessoas que moram na casa e o quanto tempo elas estão dispostas a gastar na limpeza do aparelho. Os preços também variam quando o quesito é o tipo de degelo, ou seja, quanto mais automático, mais caro o refrigerador. Conheça mais sobre eles aqui:

Degelo Manual

As geladeiras com degelo manual são aquelas que acumulam gelo no freezer/congelador. Quando essa camada chega a 1cm, você precisa tirar o aparelho da tomada e esperar que ele derreta. Isso requer mais disposição e cuidado na hora da limpeza e geladeiras com esse tipo de degelo costumam ser mais baratas que as outras.

Degelo Seco/Semiautomático

Com esse tipo de degelo, basta apertar um botão e nada mais. As geladeiras com degelo seco (também conhecido como semiautomático) também são mais baratas que as com degelo totalmente automático. Seu funcionamento é bem parecido com o das de degelo manual, porém, na hora de "descongelar" a geladeira, não é necessário tirar o eletro da tomada. Basta apertar um botão e a água descongelada vai para um compartimento perto do compressor onde ocorre a evaporação ou para uma bandeja abaixo do congelador, que precisa ser esvaziada.

Nesse modelo, o refrigerador funciona normalmente enquanto acontece o descongelamento do freezer. É indicado para quem busca praticidade, pois evita a poça d’água na cozinha, e apresenta valores mais acessíveis.

Cycle Defrost

Os modelos de geladeira Cycle Defrost ficam no meio do caminho entre os degelos manual e seco e o Frost Free. Nesse caso, os eletros precisam ser descongelados para a remoção da camada de gelo no freezer, mas apenas duas vezes ao ano. Ou seja: elas garantem um certo nível de praticidade sendo mais baratas do que as completamente automáticas.

Frost Free

Já as opções de geladeira Frost Free não precisam de degelo, pois têm sistemas de circulação de ar frio capazes de evitar a formação e o acúmulo de gelo no interior do freezer ou do refrigerador. Esses modelos são os mais populares e práticos, mas são mais caros e consomem mais energia que os outros.

Tipo de porta

As tecnologias mais recentes interferiram no design das geladeiras e aumentaram as possibilidades de disposição dos compartimentos e quantidade de portas dos eletros. Atualmente, existem cinco modelos diferentes disponíveis no mercado: confira abaixo as características e indicações de cada um.

Uma Porta

Modelo presente nos tamanhos menores, a geladeira de uma porta traz o congelador dentro do refrigerador, normalmente com uma gaveta entre os dois. Essas geladeiras pequenas costumam ser as mais barata do mercado e indicadas para quem não pode gastar muito, ambientes com espaço reduzido e casas com uma ou duas pessoas, já que costumam ter capacidade mais baixa.

Duplex

A geladeira duplex é a mais tradicional do mercado, disponível em diferentes tamanhos. Esses modelos possuem duas portas: a do refrigerador embaixo e a do freezer em cima. Elas são indicadas para quem busca o melhor custo-benefício, já que costumam ser mais baratas do que outros tipos de porta.

Inverse

As geladeiras Inverse são novidades que conquistaram diferentes grupos de pessoas. Também com duas portas, seu diferencial é a inversão dos compartimentos: aqui, o refrigerador fica em cima e o freezer, embaixo. Assim, você têm acesso facilitado aos itens mais usados no dia a dia. Seus modelos costumam ser mais caros do que os duplex, mas geralmente, elas também têm mais tecnologias.

Side by Side

Trazendo duas portas verticais, uma para o refrigerador e outra para o freezer, a geladeira Side by Side é bem versátil e indicada para quem usa com frequência o freezer, já que nesse modelo ele ganha mais oportunidades de organização. Esse tipo de porta é ideal para quem tem cozinhas grandes ou planejadas e costuma ser menos profunda e mais larga que as outras. Além disso, sua capacidade, em geral, fica acima de 500 litros.

French Door Inverse

O modelo mais diferentão de todos é a geladeira French Door Inverse, que conta com três portas. Nela, o freezer fica embaixo e o refrigerador tem duas portas verticais. As opções com essa porta costumam ser mais caras e grandes, assim como as Side by Side. Por isso, também são indicadas para quem tem cozinhas espaçosas e precisa de bastante armazenamento disponível.

Consumo

A etiqueta do INMETRO nos aparelhos auxilia a descobrir o selo de eficiência energética dos eletrodomésticos. (Imagem: Reprodução/Electrolux)

Eletrodomésticos como geladeiras, lavadoras de roupa e aparelhos de ar-condicionado costumam consumir mais energia. Por isso, na hora da compra compra, a classificação de eficiência energética do aparelho indicada pelo Selo Procel. Os modelos com Selo Procel A são os mais eficientes e funcionam consumindo o mínimo de energia possível para seu tamanho e funcionalidades.

Além dele, outras tecnologias também ajudam a diminuir o impacto das geladeiras na conta de luz. Conheça algumas delas aqui embaixo:

Tecnologia Inverter

As geladeiras Inverter (que não devem ser confundidas com as de porta Inverse) têm o funcionamento do motor otimizado para evitar os picos de energia que aumentam o consumo. Na prática, ele faz a geladeira gelar mais rápido e mantém o compressor funcionando constantemente, com fluxo de energia controlado. Elas também costumam ser mais silenciosas e duráveis.

Alerta de Porta Aberta

As geladeiras com alerta de porta aberta avisam quando o aparelho fica aberto por muito tempo. Isso ajuda a diminuir o consumo de energia e também garante um funcionamento mais eficiente do aparelho, já que emite um alerta sonoro quando a você acha que a porta fechou, mas ela ficou aberta. Ele é mais comum que a tecnologia Inverter e está disponível em vários modelos de geladeira do mercado.

Painel externo

Essa função ajuda na economia de energia, pois evita o abre e fecha da porta e possibilita a escolha de funções pré-programadas de refrigeração pelo painel, como o controle de temperatura. As geladeiras com painel externo estão cada vez mais populares e presentes no mercado, garantindo mais praticidade e modernidade à sua cozinha.

Design

O design de cada modelo e marca também vai interferir na durabilidade ou na facilidade de limpeza do eletrodoméstico. Mencionamos, abaixo. três tipos de acabamento diferentes e seus diferenciais:

Geladeira Inox

O acabamento inox é responsável por agregar durabilidade ao aparelho e um visual moderno para o ambiente. O aço inoxidável não enferruja descasca ou amarela ao longo do tempo e é indicado para quem quer e pode pagar um pouco mais por um produto resistente e de qualidade. Dentro dessa categoria, você também vai encontrar as geladeiras com acabamento Evox, que adiciona uma camada de zinco ao inox e deixa o aparelho ainda mais resistente e durável.

Quer saber como é a manutenção desse modelo? Confira as dicas de como limpar geladeira de inox!

Geladeira Branca

É o design mais tradicional e, por ser branca, combina com qualquer decoração de cozinha. No entanto, a longo prazo, ela pode amarelar e, em alguns casos, descascar. Por esses motivos, a geladeira branca tem um preço mais em conta quando comparada aos outros dois acabamentos.

Geladeira Preta

Os diferentes modelos de geladeira preta são sinônimo de sofisticação e elegância. Em boa parte dos casos, elas são de inox pintado de preto, ou seja: além do design diferente, elas também contam com a durabilidade do aço inox.

Além do acabamento, outras características também fazem diferença. Geladeiras com pés niveladores, por exemplo, facilitam a limpeza embaixo do eletrodoméstico e a locomoção do mesmo. Já os painéis externos ajudam na economia de energia e no funcionamento das geladeiras. Eles podem ser encontrados com diferentes características.

  • Painel Blue Touch: é um painel digital sensível ao toque que emite uma luz azul ao redor dos botões e nas luzes indicadores das funções;
  • Painel Eletrônico: esse tipo de painel emite informações por LED e é controlado por botões que também ajudam na seleção de programas para o seu refrigerador;
  • Painel TouchScreen: bem semelhante ao Blue Touch, este display é eletrônico e sensível ao toque - mas não tem a luz azulada perto dos botões.

Recursos avançados

Depois que todos os fatores acima foram considerados, chegamos aos recursos adicionais que podem estar presentes nos diferentes modelos de geladeira. Aqui embaixo listamos os principais, divididos entre “Recursos do Refrigerador” e “Recursos do Freezer”.

Recursos do Refrigerador

  • Controle de Umidade: esse recurso é perfeito para quem não quer ficar limpando suor de geladeira, ou seja, aqueles pinguinhos de água que escorrem ao redor dela, na parte externa. Com o controle de umidade, a geladeira economiza energia e não compromete sua cozinha ou alimentos devido à alteração de temperatura do ambiente;
  • Fluxo Múltiplo de Ar (Multiflow): esse sistema torna a circulação do ar mais homogênea no interior do refrigerador, melhorando o resfriamento e é comum nos modelos Frost Free;
  • Filtro de Água Embutido: comum nas geladeiras que têm dispenser de água e gelo na porta, esse filtro também ajuda a economizar energia;
  • Resfriamento Rápido: são compartimentos ou prateleiras que ficam próximos ao freezer e podem ser usados para gelar alimentos ou bebidas rapidamente;
  • Iluminação LED: economiza energia e melhora a visibilidade interna do refrigerador;
  • Compartimento Extra-Frio: compartimentos fechados que têm o resfriamento direcionado para ficarem mais frios e são recomendados para o armazenamento de alimentos mais delicados e perecíveis.

Recursos do Freezer

  • Fábrica de Gelo: compartimentos que otimizam a produção de gelo do aparelho;
  • Gela Taças e Copos: compartimento especial para prender copos e taças antes do consumo de diferentes tipos de bebidas;
  • Acelerador de Resfriamento Especial: tecnologia que acelera o resfriamento do freezer. É ideal para os dias de festa ou eventos em família, quando o eletrodoméstico precisa funcionar com mais potência;
  • Compartimento de Congelamento Rápido: ideal para congelar carnes ou alimentos muito perecíveis com rapidez;
  • Controle Individual de Temperatura: função que garante o controle da temperatura do freezer separado do refrigerador, de acordo com a sua necessidade do momento.

Leia também: