A ferrugem aparece quando o ferro e o aço são expostos à umidade e, por isso, sofrem uma corrosão gradual. A reação química entre o metal, o oxigênio do ar e a água ácida devido a sujeira e a poeira costumam ser a causa da ferrugem.

Isso pode acontecer em diversos aparelhos da sua casa, principalmente em fogões e geladeiras. Mas nós temos a solução. Faça os procedimentos abaixo da maneira correta e acaba com a ferrugem da sua geladeira.

Como tirar ferrugem da geladeira

Para eliminar a ferrugem de imediato, mesmo que seja pouca, esfregue a superfície do objeto metálico com uma lixa fina. Se o aparelho não estiver muito comprometido, isso é suficiente.

Mas se houver uma quantidade maior de ferrugem, passe uma escova de arame (manual ou elétrica) pela superfície enferrujada para retirar todas as crostas soltas.

Antes de realizar a remoção da ferrugem, o ideal é proteger seus olhos com óculos especiais. E, depois de ter retirado todas as crostas de ferrugem, aplique um líquido neutralizador de ferrugem em toda a superfície.

Esse tipo de líquido irá transformar os resíduos de ferrugem numa camada negra que pode receber uma demão de tinta para ferrugem como "sub-capa" e um acabamento com tinta de esmalte.

Depois de tirar a ferrugem, outra opção é usar uma tinta de esmalte anti ferrugem. Ou seja, retire toda a ferrugem solta e em seguida aplique diretamente a tinta de esmalte na superfície metálica. Se você optar por usar essa tinta, lembre-se que ela seca muito rápido, então é preciso realizar esse procedimento com agilidade.

Mas se a sua geladeira enferrujou em uma parte em que a superfície metálica está pintada, é preciso retirar totalmente a tinta antes de remover a ferrugem. Se você deixar alguma ferrugem escondida por debaixo da tinta, ela irá se alastrar de forma rápida e a tinta começará a craquelar.

Como evitar a ferrugem nos eletrodomésticos?

Prevenir é melhor do que remediar! Para evitar que a sua geladeira enferruge, limpe toda a gordura com álcool puro e espere um pouco até secar o metal. Essa gordura pode vir do seu fogão, quando você fez alguma fritura ou de outras situações.

Em seguida, pinte o lugar que pode enferrujar com uma tinta especial para metal e, depois, passe uma demão de tinta de esmalte. A tinta protege o metal do contato com o ar e a água, substâncias que fazem a geladeira enferrujar.

Mas vale lembrar que, atualmente, muitas geladeiras e outros aparelhos são feitos de materiais que não enferrujam, por exemplo, o ácido inoxidável ou uma liga de alumínio. Esses estão protegidos por cromagem ou outros revestimentos que evitam a formação de ferrugem.


Leia também:

  • Melhores Geladeiras em 2018
  • Melhores Geladeiras custo/benefício