Se você tem dúvidas sobre como escolher um freezer para a sua casa, veio ao lugar certo! Para te ajudar nesse processo, preparamos um guia de compras que vai esclarecer dúvidas sobre as funcionalidades e diferenciais das opções de freezer disponíveis no mercado. No catálogo de diferentes marcas, você consegue encontrar modelos de freezer vertical e horizontal, com degelo manual, Cycle Defrost ou Frost Free entre outros detalhes. Por isso, o momento da decisão pode gerar uma série de dúvidas

Nos próximos parágrafos, vamos explicar todos esses questionamentos e mostrar, também, ofertas das principais opções de freezer do mercado no momento Para saber como escolher um freezer e fazer uma compra assertiva, continue lendo!

Saiba agora quais são as principais diferenças entre freezer e congelador!

Confira as principais características do freezer vertical e horizontal. (Foto: Reprodução Shutterstock)

Freezer vertical ou horizontal?

O freezer horizontal é indicado para quem tem amplo espaço dentro de casa, áreas externas ou comércios. Isso porque ele tem um tamanho - e capacidade - maior que o freezer vertical. Embora ocupe bastante espaço, ele é ideal para quem gosta de guardar alimentos em grandes pedaços, como cortes de carne. O freezer horizontal ainda tem outra vantagem em relação à sua versão vertical: o seu formato reduz a mudança de temperatura quando você o abre. Isso significa que ele consome menos energia e mantém a temperatura dos alimentos uniforme por mais tempo.

Outro ponto bem legal é que existem opções de freezer horizontal 2 portas e, assim, quando você quiser pegar um alimento específico, não vai precisar abrir o aparelho por inteiro. Por consequência, a durabilidade dos alimentos aumenta e o consumo de energia é ainda menor.

Agora, se você tem pouco espaço ou pretende colocar o freezer dentro da cozinha, com certeza o freezer vertical é a melhor escolha. Além de ser menor, ele também é ótimo para quem gosta de ter tudo organizado já que, com ele, você consegue definir o melhor lugar dos itens e sempre vai ter tudo a mão. Portanto, se você faz uso constante dos seus alimentos congelados, talvez o freezer vertical seja a melhor escolha.

Também precisa de uma geladeira e não sabe por onde começar o processo de escolha? Confira o nosso guia de compras de geladeira e tire duas dúvidas!

Freezer de gaveta ou prateleiras?

A verdade é que tanto o freezer de gaveta quanto o de prateleiras são ótimos aliados de quem gosta de manter a cozinha organizada. Ambos os modelos vão te auxiliar a separar os alimentos, organizar de acordo com o uso e a visualizar de uma forma mais clara. Entretanto, algumas particularidades podem fazer diferença para você.

O freezer vertical de prateleira, por exemplo, é ótimo para quem precisa buscar alguma coisa no freezer o tempo todo. Como as prateleiras são vazadas, você consegue visualizar os produtos com mais facilidade. Mas não se engane, as gavetas também são boas companheiras. Por deixarem os produtos "mais escondidos", elas os protegem da troca de temperatura, aumentando sua durabilidade. Você também encontra opções de freezer vertical pequeno ou grande com gavetas ou prateleiras.

Entre os modelos horizontais, é possível encontrar opções com divisórias vazadas que ajudam a organizar os itens de geladeira ou comprá-las separadamente.

Quer fazer a manutenção dos seu freezer em casa? Veja como tirar ferrugem da geladeira e de outros aparelhos parecidos!

Freezer Frost Free, Cycle Defrost ou com degelo manual?

Uma das principais partes do processo de como escolher um freezer tem a ver com o tipo de degelo do aparelho. O degelo manual é o mais comum no mercado entre os modelos de freezer horizontal e entre os verticais mais antigos. Como o nome já sugere, com ele, é necessário desligar o seu freezer e esperar que o gelo derreta naturalmente. Em comparação com os outros, é um processo mais trabalhoso. Ao mesmo tempo, os modelos de freezer com esse tipo de degelo costumam ser mais baratos e mais econômicos no consumo de energia.

O degelo Cycle Defrost, por sua vez, tem uma tecnologia que fica entre o manual e o automático. Os aparelhos com esse tipo de degelo possuem uma melhor circulação do ar, evitando o acúmulo excessivo de gelo nas paredes. Por isso, ele ele ser descongelado apenas duas vezes ao ano.

A tecnologia Frost Free é a mais automatizada e prática do mercado. Produtos com esse recurso funcionam com uma circulação contínua de ar e, portanto, não acumulam gelo nas paredes internas. Ou seja: não é necessário descongelar e é muito mais prático de usar e limpar. Ao mesmo tempo, as diferentes opções de freezer Frost Free são mais caras e consomem mais energia do que as com outros tipos de degelo.

Aproveite para ver também as melhores opções de geladeira smart!

Tamanho e acabamento de freezer

Um outro ponto superimportante para saber como escolher um freezer é a sua capacidade. Para entender se você precisa de um freezer pequeno ou grande, primeiro, tenha em mente a quantidade de alimentos que você precisará congelar.

Um freezer vertical pequeno, ou horizontal pequeno, é aquele que consegue congelar entre 60 e 150 litros. Mas isso está longe de ser pouca coisa! Para ter uma ideia, um freezer de 100 litros é capaz de armazenar até 55 quilos de alimentos, o suficiente para quem busca um aparelho para uso doméstico. Os maiores que isso são considerados os modelos de grande capacidade, que, consequentemente, também ocupam muito mais espaço.

No que se trata de tamanho, não importa se você vai levar para casa um freezer horizontal 1 porta, um vertical ou um freezer 2 portas: é necessário levar as medidas em consideração e ter certeza que o aparelho vai caber no espaço em que você pretende colocá-lo. Lembre-se que esse tipo de eletrodoméstico sempre precisa de, em média, 15cm de distância para paredes e outros aparelhos nas laterais e na parte de trás. Além disso, o espaço de abertura da porta também deve ser levado em consideração.

Para prolongar a vida útil do seu eletro, veja as principais dicas para limpar geladeira de inox sem causar danos!

Recursos e funções especiais do freezer

Na missão de manter seus alimentos bem conservados, alguns modelos de freezer têm recursos pra potencializar esse resultado. O controle de temperatura, seja eletrônico ou externo, possibilita que você determine a temperatura ideal do aparelho pensando na quantidade e no tipo dos alimentos armazenados ali.

Outro diferencial disponível em alguns modelos de freezer é a dupla função: eles também podem ser usados como refrigerador para que você adapte de acordo com a sua necessidade.

Além deles, você também pode encontrar o dreno para limpeza e as rodinhas, que facilitam a hora da limpeza e da movimentação.

Custo-benefício: qual é o melhor freezer para a sua casa?

Agora que você já pegou as principais dicas de como escolher um freezer, é necessário pensar no custo-benefício para garantir que vai escolher o melhor freezer para a sua casa. Se a sua prioridade é economizar na compra e na conta de luz no uso doméstico, o ideal é optar pelas opções verticais com degelo manual e Cycle Defrost. Se a praticidade é seu objetivo, os modelos Frost Free, mesmo que mais raros, são a escolha certa.

Para quem costuma receber grupos grandes de pessoas em casa e quer se preparar para essas ocasiões, o freezer horizontal 1 porta ou 2 portas é a melhor opção. Eles pedem mais espaço no ambiente, mas também são mais eficientes e oferecem uma capacidade de armazenamento maior do que a dos modelos verticais.

Antes de ir embora, confira quais são as geladeiras com o melhor custo-benefício do mercado!