Muitas pessoas se perguntam qual é a função de um depurador de ar e se ele pode ser usado em qualquer ambiente. Se você já pensou em comprar um, mas ainda não tem certeza se ele é o aparelho mais indicado para a sua necessidade, você chegou ao lugar certo. O depurador de ar serve para sugar o ar gerado após o preparo dos alimentos na cozinha, fazer uma limpeza e devolver o ar limpinho para o seu ambiente.

O eletro em questão tem um funcionamento simples, mas eficaz. Entretanto, costuma gerar dúvidas na hora da compra e, pensando nisso, nós montamos um guia de compras respondendo as principais questões que podem surgir nesse momento, como a escolha entre coifa ou depurador, entre depurador de ar 80cm ou 60cm e, até mesmo, se depurador gasta muita energia. Confira!

Se você já tem certeza que precisa de uma coifa para o seu ambiente, confira como escolher a coifa ideal.

Alguns modelos de depurador de ar possuem painel touch para controle de funções (Imagem: Shutterstock)

Coifa ou depurador de ar: quais as diferenças?

Uma das dúvidas mais frequentes é em relação às diferenças entre esses dois eletrodomésticos. E a gente responde! Elas estão na indicação de uso e no sistema de filtragem. A coifa de cozinha, que pode ser encontrada no modelo de parede ou de teto, é indicada para ambientes maiores, cozinhas planejadas e para quem cozinha muito e precisa de um ambiente livre do cheiro dos alimentos. O seu funcionamento é simples: ela suga o ar gorduroso das refeições, joga para fora do ambiente e substitui por um ar frio externo.

Já o depurador de ar é indicado para cozinhas pequenas, apartamentos e para quem não cozinha muito. Diferente da coifa, esse aparelho é capaz de sugar o ar gorduroso do ambiente, filtrar e devolvê-lo limpo para a cozinha. Isso é possível devido ao sistema de dupla filtragem que o depurador de ar possui. Inclusive, ele faz uso de carvão ativado para limpar as impurezas do ar.

Tamanho: depurador de ar 60cm, 70cm, 80cm ou 90cm?

Existem diferentes tamanhos de depurador de ar no mercado, mas isso não é motivo para errar na hora da compra. A dica para escolher o depurador de ar com o tamanho ideal é simples: o aparelho deve passar um pouco da largura do seu cooktop ou fogão.

Basicamente, existem três tamanhos à venda atualmente: os de 60cm, 80cm e 90 cm. Os modelos de depurador de ar 60cm e 70cm, por exemplo, são ideais para os fogões e cooktops pequenos. Por isso, cada um deles é considerado um depurador de ar 4 bocas, para fogões com essa quantidade de queimadores. Já os modelos de depurador de ar 80cm, 90cm e mais, são indicados para fogões maiores e ganham a fama de depurador de ar 5 bocas - mesmo que também sejam a opção ideal para os de seis bocas. A associação é simples, mas antes de comprar, vale sempre checar as medidas do depurador e do seu fogão.

Procurando um aparelho intermediário? Confira os melhores modelos de depurador de ar 80cm.

Como calcular a vazão do depurador de ar?

Outro ponto que também é importante estar atento é a vazão que o depurador de ar possui, ou seja: a capacidade de sucção que o aparelho tem. Portanto, se você cozinha bastante ou tem uma cozinha grande, o eletro precisará ter alta capacidade de vazão.

Você pode descobrir a vazão ideal para o seu ambiente com um cálculo simples. Para isso, primeiro, multiplique a largura, o comprimento e a altura da sua cozinha. Após obter o resultado, multiplique por 8. Ficou difícil? A gente te dá um exemplo! Se a cozinha tem 4 metros de largura, 5 de comprimento e 2 de altura, faça: 4 x 5 x 2 = 40 metros. Agora, multiplique por 8: 40 x 8 = 320. Ou seja, o depurador de ar que você deve escolher precisa ter, no mínimo, vazão de 320m³/h.

Depurador de ar gasta muita energia?

Assim como acontece com qualquer eletrodoméstico, é normal se perguntar se o depurador de ar gasta muita energia antes da compra. Afinal, o depurador de ar gasta muita energia? A resposta é não: o depurador de ar é bem econômico - ainda mais porque não é um aparelho de uso contínuo, como a geladeira. Em relação à coifa, inclusive, ele consome muito menos. Ainda assim, na hora de comprar, vale buscar um que tenha selo Procel A de eficiência energética.

Está mudando a casa e quer saber como montar uma cozinha americana? Confira este artigo!

Outros diferenciais interessantes em um depurador de ar

Além dos pontos que destacamos até o momento, o depurador de ar pode apresentar outras funções e diferenciais que vão facilitar ainda mais o seu dia a dia na cozinha.

Painel touch

Se você acha que por ser um aparelho que suga o ar sujo do ambiente e o devolve limpo, o depurador de ar não pode trazer tecnologia como os demais eletrodomésticos, está enganado. Alguns modelos têm um painel touch para fazer a seleção de velocidade de funcionamento, ajuste de timer com desligamento automático e, ainda, sinalizam quando é a hora de lavar a tela ou trocar o filtro.

Filtro

Como adiantamos, o depurador de ar apresenta dupla filtragem. Ela acontece no momento da sucção e exaustão do ar, e na hora em que o aparelho devolve o ar limpo para o ambiente. Mas isso só é possível graças aos filtros existentes no eletro. O depurador de ar, normalmente, é composto por um filtro de alumínio ou inox, que faz a filtragem inicial, transformando a fumaça de gordura em gordura sólida. Na segunda etapa, um filtro de carvão ativado ajuda a absorver o odor de alimentos e de fumaça. É importante lembrar que o filtro de alumínio pode ser lavado e o de carvão ativado deve ser trocado periodicamente.

Tipos (de embutir, coifa, retrátil e slim)

É possível encontrar diversos tipos de depurador de ar no mercado, em modelos que se adequam da melhor forma ao seu ambiente. Modelos de embutir são ótimos para cozinhas planejadas, por exemplo. Já os modelos retráteis são divididos em duas camadas, onde uma pode ser recolhida para trás após o uso, ideal para cozinhas pequenas. O modelo de depurador de ar slim se assemelha aos modelos de ar-condicionado desse tipo, pois são mais finos e discretos. Por fim, o modelo coifa tem estrutura semelhante à das coifas de cozinha, mesmo sendo apenas um depurador.

Assim como o depurador de ar, os cooktops também apresentam diferentes modelos. Confira qual é a diferença entre cooktop a gás, elétrico e cooktop por indução.

Veja outros conteúdos que podem te ajudar a montar a sua cozinha: