Será que todos os fogões funcionam a gás encanado? Essa é uma dúvida muito comum entre as pessoas que estão comprando seu primeiro fogão. Na verdade, existem fogões de diferentes tipos: os que funcionam com gás GLP, o famoso gás de botijão, os de gás natural, que vem pelo encanamento da rua e os fogões que não precisam de gás.

Normalmente, os fogões e cooktops saem de fábrica preparados para funcionar com gás GLP, mas vários apartamentos, condomínios e grandes cidades têm fornecimento de gás natural. Nesses casos, para que o seu aparelho funcione normalmente, é necessário realizar a conversão do fogão, já que cada tipo de gás tem uma pressão específica.

Se você deseja entender melhor sobre o funcionamento dos fogões, neste artigo explicamos as diferenças entre os modelos disponíveis no mercado. Confira!

Leia também: Veja alimentos que você não deve guardar na sua geladeira

O fogão cooktop Itatiaia NG é um modelo que funciona tanto com o gás GLP quanto com o gás natural (Foto: Divulgação/Itatiaia)

O que é gás GLP?

O gás GLP é o de botijão, o tipo mais encontrado no país e utilizado por cerca de 90% da população. O GLP (Gás Liquefeito de Petróleo) costumava ser mais econômico em comparação ao gás natural pelo custo do botijão. Mesmo que essa diferença não seja mais tão expressiva, com ele, você tem a flexibilidade de escolher entre as várias distribuidoras disponíveis na sua região qual marca quer usar.

Apesar dessas vantagens para o bolso, ter um botijão de gás em casa exige muita cautela, pois o GLP é mais pesado que o ar e, em caso de vazamentos, ele não se dissipa tão rapidamente.

Leia também: Preço do gás de cozinha aumentou? Veja dicas para economizar

O que é gás natural (GN) e diferenças em relação ao GLP

O gás natural, também conhecido como gás encanado, é aquele que vem direto da rua. Mas além disso, você sabe qual a diferença entre gás natural e GLP? O gás natural tem as vantagens de deixar a chama mais forte e estável por causa de sua pressão elevada; ser mais prático e seguro, pois dispensa o armazenamento do botijão dentro da residência; e de ser mais leve que o ar, se dissipando rapidamente e diminuindo, assim, o risco de explosões em caso de vazamento.

Como o gás natural chega até a sua casa através de uma rede de distribuição, seu fornecimento é contínuo e você não precisa se preocupar se o gás acabará inesperadamente enquanto está cozinhando ou assando um bolo, por exemplo.

Além disso, o gás natural gera menos resíduo que o gás de botijão, proporcionando uma melhor conservação dos equipamentos e diminuindo os períodos entre as manutenções. Por não conter enxofre em sua composição, o GN é mais sustentável. Viu só quanta diferença entre fogão a gás encanado e botijão?

Veja fogões de piso e cooktops que funcionam a gás:

Conversão de fogão GLP para o gás encanado (gás natural)

É de extrema importância que a conversão de fogão seja realizada pelo serviço autorizado do fabricante. Isso porque existe um kit de peças específico para cada modelo de fogão e nesses kits, que são fornecidos pelos fabricantes, as peças são dimensionadas para que o fogão funcione corretamente e de forma segura usando gás natural ou GLP.

Geralmente, a primeira conversão é feita gratuitamente pela assistência técnica autorizada do fabricante do fogão, desde que o eletrodoméstico esteja dentro do prazo de garantia.

Fogões que não precisam de gás

Agora, se você está procurando um fogão, mas quer dispensar o uso de gás, seja gás natural ou GLP, uma boa opção é a combinação de cooktop de indução + forno elétrico. Os dois eletros funcionam ligados diretamente à rede elétrica da sua casa e, por isso, excluem a possibilidade de vazamentos de gás ou explosões no dia a dia.

Cooktop de indução

Por funcionar com energia elétrica, o cooktop de indução não produz chama para o preparo dos alimentos. O responsável por aquecer as panelas é o mecanismo de indução eletromagnética. Com ele, um campo magnético é criado entre a parte interna do fogão e a inferior da panela, a chamada zona de cocção. O cooktop também oferece alto controle de temperatura e tem rápido resfriamento de superfície. Por isso, o funcionamento do fogão de indução acaba sendo mais seguro do que os modelos a gás.

Vale destacar que esse tipo de fogão costuma ser mais caro do que os modelos a gás. Além disso, os cooktops de indução também precisam de um tipo específico de panela para funcionar. Para saber quais são, confira os melhores modelos de panela para fogão de indução.

Conheça, abaixo, bons cooktops de indução para comprar este ano:

Leia também: Cooktop elétrico, por indução ou a gás: qual a diferença entre eles?

Forno elétrico

Ao escolher um cooktop, você vai precisar de um forno separado e a opção que não funciona a gás é o elétrico. Ele pode ser portátil ou de embutir, instalado em uma bancada, ilha de cozinha ou torre quente (junto com um micro-ondas de embutir). Ideal para assar, grelhar e gratinar as mais diversas receitas, o forno elétrico pode ser encontrado em tamanhos variados, atendendo a todos os tamanhos de família.

Esse tipo de forno funciona através do aquecimento de uma ou mais resistências, que se encontram no interior do aparelho.

Veja a seguir bons fornos elétricos para comprar atualmente:

Saiba mais sobre o universo de fogões e cozinha: