Logo Buscapé
Logo Buscapé

A Anatel realizou um estudo detalhado para descobrir qual a melhor operadora de celular em diferentes quesitos. Foram feitas entrevistas com clientes de 14 prestadoras de serviço diferentes, em tópicos que envolvem a satisfação nos serviços prestados para celular, telefone fixo, internet banda larga e TV por assinatura.

A pesquisa para descobrir a melhor operadora de celular reuniu mais de 92 mil entrevistas e envolveu tópicos como os canais de atendimento de cada prestadora, atendimento telefônico, oferta e contratação de planos, o funcionamento dos serviços, a cobrança e recarga, reparo, instalação e capacidade de solução de problemas.

Veja também:

Melhor operadora de celular: como a pesquisa foi feita

Os dados da pesquisa de melhor operadora de celular foram coletados entre os dias 15 de julho e 24 de novembro, e envolveram mais de 92 mil entrevistas nos 27 estados do Brasil. Ao todo, foram contabilizadas 14 prestadoras de serviços, sendo elas:

  • 11 de banda larga fixa
  • 7 de telefonia fixa
  • 6 de telefonia móvel pós-paga
  • 7 de telefonia móvel pré-paga
  • 5 de TV por assinatura

A Kantar TNS foi a empresa contratada para realizar a pesquisa de melhor operadora de celular e consolidar os dados. A metodologia, questionários, planos amostrais, definição de consumidores a serem entrevistados e análise, validação e divulgação dos dados ficou a cargo da própria Anatel.

Melhor operadora de celular: destaques do relatório final

Nota de satisfação em cada categoria. (Foto: Divulgação/Anatel)

Os serviços pós-pagos foram os melhores avaliados no quesito Satisfação Geral pelo quarto ano consecutivo, seguido no plano pré-pago. A telefonia fixa melhorou sua nota e ocupa o terceiro lugar, ultrapassando a TV e banda larga.

A TV por assinatura manteve sua nota, enquanto os serviços de Banda Larga Fixa tiveram uma redução significativa na nota de Satisfação Geral, quando comparado com 2019. A TV por Assinatura e Telefonia Móvel pós-paga possuem as melhores avaliações na maioria dos indicadores.

A taxa de uso da internet como canal de comunicação entre cliente e operadora, também aumentou significativamente, assim como o uso do atendimento telefônico. No entanto, a capacidade de resolução dos problemas por esse meio continua tendo as piores avaliações, sendo que os usuários que usam esse canal tendem a dar notas menores em todos os indicadores.

Dentre os motivos que fazem com que os consumidores entrem em contato com as operadoras, os problemas relacionados à cobrança, funcionamento, cancelamento e reparo são os que mais causam impacto negativo nos indicadores.

Essa pesquisa também constatou que as prestadoras que possuem menor abrangência dos seus serviços, tendem a apresentar notas maiores na satisfação geral.

Melhor operadora de celular: as notas detalhadas de cada tipo de serviço prestado (Foto: Divulgação/Anatel)

Avaliando de forma geral, os serviços de celular pré-pago e telefonia fica tiveram aumentos da satisfação dos consumidores em quase todos os pontos. Por outro lado, a banda larga fixa teve mais insatisfação do que a última pesquisa em praticamente todos os quesitos pesquisados.

Melhor operadora de celular

Melhor operadora de celular: ao todo foram cinco critérios utilizados para a avaliação das empresas (Foto: Divulgação/Anatel)

A melhor operadora de Banda Larga Fixa foi a Unifique, com nota 7,76 de satisfação. Em seguida temos a Brisanet, com 7,73, e a Algar, com 7,13. A Hughes ficou com a pior nota: 4,86.

A melhor operadora de celular pós-pago foi a Claro, com nota 7,75. Apesar de essa nota ter caído desde a última pesquisa, a empresa continuou mantendo a liderança, seguida da Vivo (7,62), Tim e Algar (ambas com 7,50). A pior operadora de celular neste quesito é a Oi, com nota 6,87.

A melhor operadora de celular pré-pago é a Algar, que novamente conquistou o topo com nota 7,79, uma crescente comparada à última pesquisa. Em seguida temos a claro com nota 7,66 e a Nextel com 7,60. Novamente a Oi saiu como a pior operadora, com a nota 7,29.

A melhor operadora de telefonia fixa foi a Unifique, com nota 8,56. A empresa teve uma boa disparidade considerando a segunda maior nota (Sercomtel com 7,82). Novamente a Oi aparece com muita insatisfação dos clientes e ficou com a pior nota, 7,10.

Por último, temos a TV por assinatura, e a Claro novamente levou a melhor com nota 7,70, seguida da Vivo com nota 7,39. Essa pesquisa considerou o grupo Claro e Net para banda larga fixa e TV por assinatura, e neste ponto eles tiveram a pior nota: 6,92.

Você pode ver mais detalhes sobre a pesquisa de melhor operadora de celular feita pela Anatel aqui.

Veja as nossas indicações de celulares por diferentes faixas de preço:

Se você está em busca de um novo celular, veja abaixo opções com bom custo-benefício:

Alerta de preço no Buscapé

Você sabia que podemos te ajudar ainda mais a comprar um celular no melhor preço? Basta você criar um alerta do produto escolhido no nosso site, que vamos te avisar quando ele estiver em promoção para você fazer sua melhor compra. Confira aqui o vídeo do nosso canal para saber como:

especialista

Ainda está na dúvida? Nossos especialistas em produtos estão prontos para te ajudar!