Logo Buscapé
Logo Buscapé

Com o anúncio da linha S23 (que acabou de sair do forno, inclusive), será que o Galaxy S21 vale a pena ainda? Mesmo sendo da geração anterior, o celular premium oferece recursos avançados e, com a chegada do novo modelo, é bem provável que o seu valor tenha uma queda ainda maior. Essa redução do preço é sempre algo que motiva muitas pessoas a investirem em linhas anteriores – mas, será que esse é um bom caminho mesmo?

A seguir, conheça os recursos e entenda se o Galaxy S21 vale a pena e o que muda com a chegada do Galaxy S23 e muito mais!

Para você que é um fã da linha, confira outras ofertas da família Samsung Galaxy S.

Galaxy S21 vale a pena: conheça a ficha técnica

  • Tela: 6,2 polegadas, Dynamic AMOLED 2X, resolução Full HD+, HDR10, 120 HZ de taxa de atualização e proteção Gorilla Glass Victus
  • Processador: Exynos 2100 octa-core com até 2,9 GHz
  • GPU: Mali-G78
  • Memória RAM: 8 GB
  • Armazenamento interno: 128 GB ou 256 GB
  • Câmeras traseiras: 12 MP (f/1.8) com dual-pixel e estabilização óptica + 12 MP ultra-wide (f/2.2) com super estabilização + 64 MP teleobjetiva (f/2.0) com estabilização óptica e zoom de até 3x
  • Filma em: 8K a 24 FPS
  • Câmera frontal: 10 MP (f/2.2) com HDR automático
  • Filma em: 4K
  • Bateria: 4.000 mAh com suporte a carregadores turbo de 25W
  • Tem carregamento reverso e carregamento sem fio
  • Redes móveis: 4G e 5G
  • Cores: Phantom Gray (cinza), Phantom White (branco), Phanton Violet (violeta) e Phanton Pink (rosa)
  • Conexões: Wi-Fi 6 e Bluetooth 5
  • Proteção contra água: Sim, IP68
  • Peso: 171 gramas
  • Dimensões (A x L x P): 151.7 x 71.2 x 7.9 mm

Galaxy S23: ficha técnica

  • Tela: 6.1 polegadas FHD+
  • Taxa de atualização: Super Smooth 120Hz (variável de 48~120Hz e até 240Hz no Modo Game)
  • Memória RAM: 8GB
  • Armazenamento: 128GB, 256GB
  • Processador: Snapdragon 8 gen 2
  • Bateria: 3.900 mAh
  • Carregamento: até 50% da bateria em cerca de 30 minutos com um adaptador de tomada de 25W
  • Conjunto de câmeras traseiras: 12MP Câmera Grande Angular (Ultra-Wide); 50 MP Câmera Principla (Wide); 10MP Câmera Telefoto
  • Câmera de selfies (frontal): 12MP Câmera Frontal
  • Conectividade: 5G, LTE, Wi-Fi 6E, Wi-Fi Direct Bluetooth
  • Resistência: IP68, produto resistente à água doce (1,5 metro por 30 minutos) e à poeira
  • Dimensões: 70.9 x 146.3 x 7.6mm
  • Peso: 168g
  • S Pen embutida? Não.

Samsung S21 é o único da linha com construção em plástico

Samsung Galaxy S21 está disponível em três cores (Foto: Divulgação/ Samsung)

O Galaxy S21 possui laterais em alumínio, mas sua construção é feita em plástico que simula vidro ("Glastic") e dá um acabamento premium. Na traseira, o smartphone tem pintura lisa com uma moldura metálica que abriga o módulo de câmeras na vertical. Já na parte da frente, o aparelho conta com bordas bem finas. A câmera de selfies fica em um pequeno furo na tela.

O Galaxy S21 vale a pena também por ser um modelo realmente bem leve e que conta com certificação IP68, que o protege contra água. Além disso, o smartphone tem sistema de som estéreo AKG de 32 bits e não conta com entrada para fones de ouvido.

Uma diferença visual que marca as duas gerações é o módulo da câmera. O S23 chega com as lentes traseiras soltas no corpo do aparelho, ou seja, sem o módulo saliente que marcou as últimas versões. O resultado é um design muito mais elegante, clean e bonito – e ainda dispensa aquela preocupação de encontrar a capinha certa, já que muitas não protegem a caixa saltada das lentes!

Tela Dynamic AMOLED com taxa de atualização adaptativa

O Galaxy S21 tem tela Dynamic AMOLED (Foto: Divulgação/Samsung)

A tela do Samsung S21 tem 6,2 polegadas, com tecnologia Dynamic AMOLED 2X. Com isso, deve entregar cores com mais vida e ótimo contraste, além de brilho forte (até 1300 nits). O smartphone tem ainda resolução Full HD+ e 87% de aproveitamento da tela. Entre os recursos de destaque estão o HDR10, para cores ainda melhores, leitor biométrico integrado ao display e proteção Gorilla Glass Victus, contra arranhões.

Além disso, o Galaxy S21 conta com taxa de atualização adaptativa de até 120Hz, entregando transições de imagens muito naturais. A inteligência artificial do aparelho faz os ajustes da taxa automaticamente, de acordo com o que o usuário estiver assistindo, variando entre 10 Hz e os 120 Hz máximos.

Isso é algo que não mudou tanto assim em relação aos modelos da nova linha Galaxy S23. Só para contextualizar a facilitar a comparação com o objetivo de entender se o Galaxy S21 vale a pena, o S23 chega ao mercado com tela de 6,1 polegadas, enquanto o Plus aposta em 6,6 polegadas – ambos com resolução FHD+ e AMOLED Dinâmico 2X. Um diferencial da nova linha nesse quesito é o display inteligente (Advanced Vision Booster), que permite ajuste de cor, constraste e ainda três níveis diferentes de luz.

S21 fica bem distante do Galaxy S23 em relação ao processador

O Exynos 2100 é o processador do Samsung Galaxy S21 (Foto: Divulgação/Samsung)

A versão do Samsung Galaxy S21 vem com o processador Exynos 2100, de fabricação própria. O chipset tem oito núcleos e atinge até 2,9 GHz, sendo 30% superior à versão anterior, além de ser mais econômico. Isso permite rodar todos os apps com ótima performance e até os jogos mais pesados sem travamentos. Além disso, contribui para o bom desempenho sua memória RAM de 8 GB.

Em relação ao armazenamento, o Galaxy S21 vale a pena por também estar disponível em versões com 128 GB ou 256 GB de memória interna, sem possibilidade de expansão. Esse aspecto foi mantido para o Galaxy S23.

Embora duas gerações atrás, o S21 tem a compatibilidade com a rede 5G. De forma prática, isso contribui para que o aparelho não fique tão obsoleto  nos próximos anos.

Mas, não há nem meios de se comparar a linha S21 com a S23 quando o assunto é desempenho do processador. O lançamento de 2023 chega ao mercado com o chip mais poderoso lançado pela Qualcomm – o Snapdragon 8 Gen 2.

Nesse caso, se você é do tipo que não abre mão de estar em dia com uma performance absurdamente eficiente, saiba que a linha nova da marca é praticamente imbatível nesse quesito. Além de proporcionar um altíssimo desempenho, o chip ganhou mecanismos de inteligência artificial bem mais avançados, além de proporcionar maior eficiência energética. Isso torna a linha Galaxy S23 muito superior em relação ao desempenho de multitarefas, processamento de imagens e na bateria.

Logicamente, isso não inibe o fato de que o Galaxy S21 vale a pena, já que ainda se mantém dentro das expectativas de um excelente aparelho premium.

Câmera tripla que filma em 8K une as duas gerações

Como um bom top de linha, o Galaxy S21 vale a pena por trazer um excelente conjunto de câmeras. O smartphone possui três câmeras traseiras. A principal é uma dual-pixel de 12 MP com estabilização óptica. Já a secundária é uma ultra-wide com super estabilização, também de 12 MP. Por fim, a terceira tem 64 MP e lente teleobjetiva com zoom óptico de até 3 vezes. Na câmera frontal, são 10 MP para selfies, com HDR automático.

O Galaxy S21 também conta com inteligência artificial, que faz o ajuste automático da cena. Além disso, o aparelho tem modo retrato aprimorado (também na câmera frontal), Space Zoom de até 30 vezes e modo noturno.

Com tudo isso, o celular vai conseguir imagens ótimas, com grande versatilidade, em qualquer condição de iluminação. Para completar, ainda faz filmagens em 8K, com super estabilização e outros recursos para aprimorar a experiência de gravação.

Tudo isso faz com que ele se aproxime bastante do conjunto de câmeras do Galaxy S23 – mas, é sempre bom lembrar que o resultado da atual geração será sempre melhor por conta do processador. A atual linha traz a função Nightography que é capaz de aprimorar as imagens realizadas em ambientes pouco iluminados.

Em termos de comparação, o Samsung S23 e o S23 Plus possuem um sensor frontal de 12MP, modo Super HDR para redução de ruídos e compartilhamento do sensor principal de 50MP. Isso sem contar o zoom máximo de 30 vezes também.

O design é um aspecto diferencia as câmeras do Galaxy S21 do Samsung S23 (Foto: Divulgação/Samsung)

Bateria para o dia todo

O Galaxy 21 tem bateria com 4.000 mAh de potência. Essa capacidade deve ser suficiente para gerar uma autonomia de um dia, graças ao seu processador, que garante boa economia energética.

O smartphone é compatível, com carregadores turbo de até 25W, carregamento sem fio QI (de 15W) e carregamento reverso. Entretanto, como ponto negativo, não vem com carregador incluso na caixa.

Aqui, vale mencionar o que Galaxy S23 chegou ao mercado com bateria de 3.900mAh, enquanto a versão Plus dispõe de 4.700mAh. Lembrando que a autonomia tem melhor resultado por conta do processador poderoso que acompanha novíssima geração!

Galaxy S21 vale a pena? Veja o preço e custo-benefício

Lançado no Brasil com preço sugerido de R$ 5.999, atualmente, o Galaxy S21 está bem mais barato, sendo encontrado por R$ 2.499 (valor apurado em fevereiro de 2023).

Com o lançamento da linha S23, este preço tem tudo para cair ainda mais, melhorando o seu custo-benefício.

Com todos estes recursos premium e com a tendência de queda nos preços, o Galaxy S21 vale a pena para quem procura um celular top de linha, mas não precisa de um modelo de última geração. Entretanto, é interessante se inteirar acerca do valor do Galaxy S22 nos próximos meses também, viu? Isso porque a tendência de queda para ele também deverá ser uma realidade com a chegada da linha Galaxy S23. nesse caso, uma diferença pequena de valor poderá fazer com o que o S22 seja muito mais indicado no final das contas.

Se isso fizer bater aquela dúvida, fica a sugestão para conhecer tudo sobre o S22. Aproveite para conferir também o comparativo entre o Galaxy S22 e o S21 e as disputas do S22 Ultra Vs S21 Ultra, do S22 Plus vs S21 Plus e do iPhone 13 Pro Max vs Galaxy S22 Ultra.

Ah! Vale também ficar por dentro de todas as especificações e valores da linha Galaxy S23. Afinal, conhecer o lançamento do momento pode te ajudar a fazer a melhor decisão de compra, não é mesmo? Inclusive, você também pode conferir a nossa opinião sincera sobre a linha Galaxy S23.

Aproveite as ferramentas do Buscapé para escolher seu smartphone!

Para encontrar o melhor preço, nada melhor que as ferramentas do Buscapé. Confira o Histórico de Preços para ver a variação do preço de um produto nos últimos 40 dias ou até 6 meses. Aproveite para criar também um Alerta de Preços e ser avisado quando o aparelho estiver mais barato.

especialista

Ainda está na dúvida? Nossos especialistas em produtos estão prontos para te ajudar!