O Galaxy S22 Ultra foi apresentado no dia 9 de fevereiro como o grande lançamento top de linha da Samsung neste início de ano. O celular da gigante sul-coreana chega para fazer frente ao iPhone 13 Pro Max, da Apple, a um preço, claro, maior que o da versão anterior.

O Galaxy S22 Ultra junta a linha S com a Note e tem caneta S Pen como maior diferencial. Aqui, vamos fazer uma análise da ficha técnica da novidade e compará-lo ao seu antecessor, o Galaxy S21 Ultra, um dos melhores celulares de 2021.

Quer saber mais sobre os novos lançamentos da Samsung? Confira todas as novidades.

Ficha técnica do Galaxy S22 Ultra

  • Tela: 6,8 polegadas QuadHD+
  • Taxa de atualização: variável de 10 a 120Hz (240 Hz no Modo Jogo)
  • Memória RAM: 8GB e 12GB
  • Armazenamento: 128, 256, 512 GB ou 1 TB
  • Processador: Snapdragon 8 Gen 1
  • Bateria: 5.000 mAh
  • Carregamento: até 45W com cabo e 15W via wireless
  • Câmeras traseiras: sensor principal de 108 MP (f/1,8); ultra-wide de 12 MP (120°, f/2,2); teleobjetiva de 10 MP (f/2,4 e zoom óptico de 3x); e mais uma teleobjetiva de 10 MP (f/4,9 e zoom óptico de 10x)
  • Câmera frontal: 40 MP f/2,2
  • Conectividade: 5G, Wi-Fi 6E, Bluetooth 5.2 e S Pen
  • Resistência: IP68
  • Dimensões: 77,9 x 163,3 x 8,9 mm
  • Peso: 229 gramas

S22 Ultra tem design bem diferente ao antecessor

O Galaxy S22 Ultra muda bastante seu design em relação ao seu antecessor, o Galaxy S21 Ultra. O lançamento da Samsung assume um visual parecido com o da linha Note, abandonada pela empresa sul-coreana. O novo celular também tem um acabamento mais quadrado, apesar das bordas curvas. A S Pen embutida, porém, é a mudança mais significativa no aparelho a uma primeira vista.

Mas não para por aí. Na parte traseira, o Galaxy S22 Ultra abandona a caixa de câmera do antecessor e adota lentes independentes. O metal, inclusive, traz um efeito espelhado. Na parte da frente, o S22 Ultra leva uma câmera perfurada no centro superior da tela, assim como no modelo anterior.

O aparelho ainda tem uma finalização opaca, que traz elegância. Ele vem com quatro opções de cores. De acordo com a Samsung, são inspiradas na natureza. São elas: preto, branco, verde e vinho.

Quer saber o que vem mais por aí? Confira os lançamentos mais esperados de 2022.

Tela do S22 Ultra mantém características do S21 Ultra

O S22 Ultra tem uma tela Dynamic AMOLED 2x de 6,8 polegadas, com definição Quad HD+, mesmas características de seu antecessor. O novo aparelho da Samsung, porém, promete uma capacidade de brilho ainda maior mesmo em dias de sol forte, facilitando a visualização do usuário. De acordo com a fabricante, a tela do novo celular conta com contraste de 3,000,000:1 e brilho máximo (pico) de 1.750 nits, valor maior que o do antecessor.

Há uma taxa de atualização entre 1Hz e 120Hz, com uma variação levemente maior que o do S21 Ultra, entre 10Hz e 120Hz. Também conta com suporte para HDR10+.

S22 Ultra traz evolução nas câmeras, com lentes semelhantes

Novo Galaxy S22 Ultra aposta em evolução na qualidade das fotos (Foto: Divulgação/Samsung)

O Galaxy S22 Ultra não traz uma evolução tão gritante nas lentes de suas câmeras em relação ao seu antecessor. O novo celular traz sensor principal de 108 MP (f/1.8, 85º e Dual Pixel AF), uma ultra-wide de 12 MP (f/2.2 e 120º), para paisagens, e duas teleobjetivas. A primeira é de 10 MP (f/2.4, 36º e zoom ótico de 3x), e a segunda possui também 10 MP (f/4.9, 11º e zoom ótico de 10x). São praticamente as mesmas configurações em relação ao S21 Ultra. O modelo anterior tinha uma ultra-wide de 10MP, com uma teleobjetiva de 12MP.

Na câmera frontal, a famosa "câmera de selfies", apresenta 40 MP (f/2.2 e 80º), sem mudanças em relação ao seu antecessor. Também presente no S22 e no S22+, o recurso "Nightography" está no Galaxy S22 Ultra. A ideia da Samsung é proporcionar fotos de qualidade de dia ou de noite. A marca destaca que esse modelo possui a "câmera mais potente" da fabricante.

Os recursos de Inteligência Artificial aprimoraram o Modo Retrato. Além disso, o aplicativo Expert RAW, disponível também no S22 e no S22+, oferece inúmeras ferramentas de edição. O sensor de pixels de 2,4 µm, maior da fabricante até hoje, garante maior captação de luz e informações. Isso gera vídeos melhores também. A lente Super Clear Glass suaviza os ruídos em vídeos noturnos. O recurso de Enquadramento Automático de vídeo também está presente na linha S22 Ultra.

Quer comparar o S21 Ultra com iPhone 13 Pro Max? Veja todos os detalhes!

S22 Ultra conta com processador mais poderoso

O S22 Ultra conta com chipset Snapdragon 8 Gen 1, da Qualcomm, oferecendo excelente desempenho combinado com a memória RAM. No modelo, ela pode ser de 8GB ou 12GB. Lá fora, o armazenamento pode variar entre 128 GB, 256 GB, 512 GB ou 1 TB. De acordo com a marca, todas as opções também estarão à disposição no Brasil.

O novo Galaxy S22 Ultra apresenta uma evolução em relação ao antecessor em sua execução. No Brasil, o S21 Ultra veio equipado com o processador Exynos 2100, mas com memória RAM com versões em 12 GB ou 16 GB. Nos celulares internacionais, o processador aplicado era o Snapdragon 888, com uma vantagem considerável de desempenho.

A caneta S Pen, destaque na linha Note, vem integrada no S22 Ultra. Antes, o S21 Ultra contava apenas com um suporte à caneta. É uma das maiores mudanças no novo smartphone. Para quem usa o celular para trabalhar, a tecnologia é excelente para aumentar a produtividade.

Designers, por exemplo, aumentam a fluidez em seus desenhos com a S Pen. Aliás, ela passou por melhorias importantes. Se em 2020 tinha latência de 9 milissegundos, agora está com 2,8s. Ou seja, a resposta é muito mais rápida e responsiva. Segundo a marca, a nova caneta S Pen tem 70% menos latência.

Assim como o modelo anterior, o S22 Ultra conta com resistência à água e poeira, com certificado IP68. O novo celular suporta conexões 5G, 4G, WI-Fi 6E e Bluetooth 5.2.

Samsung S20 ainda vale a pena em 2022? Descubra em nosso artigo!

Bateria do S22 Ultra tem potência de carga maior

Galaxy S22 Ultra conta com potência de carga maior para bateria (Foto: Divulgação/Samsung)

A bateria do Samsung Galaxy S22 Ultra também apresentou uma evolução em relação ao S21 Ultra. O novo celular conta com uma bateria de 5.000 mAh, a mesma de seu antecessor. A sua potência de carga, porém, foi aumentada para 45W, em vez de apenas 25W como no modelo anterior. Além disso, conta com potência de 15W em carregamento via wireless.

Um detalhe importante, no entanto, foi mantido: nenhum dos dois aparelhos conta com carregador na caixa. Precisam, portanto, ser adquiridos separadamente. Aliás, veja nosso artigo sobre por que é importante comprar um carregador original Samsung.

Quer descobrir boas opções de celulares 256GB à venda no mercado? A gente te ajuda!

Samsung Galaxy S22 Ultra: preço e custo-benefício

Ainda não há definido um preço de chegada do S22 Ultra ao Brasil. Nos EUA, o modelo será vendido a US$ 1.199. Na conversão direta, ainda sem impostos, sairia a R$ 6.300. Seria, então, uma questão de ponto de vista. Na comparação com seu maior rival, o iPhone 13 Max, é um celular mais em conta. Não é, porém, um aparelho barato para o mercado brasileiro.

Ainda assim, é um celular que conta com a chancela de uma das maiores fabricantes da atualidade. Além disso, apresenta diversas evoluções em relação ao seu antecessor. É um aparelho voltado para quem exige maiores benefícios de um telefone.

A chegada do S22 Ultra, porém, também deverá diminuir o valor de mercado do S21 Ultra. É interessante, então, analisar qual dos dois vai encaixar melhor com o seu bolso e sua finalidade de uso. A Samsung deve apresentar em breve o valor desse novo produto no Brasil.