Em um universo enorme de smartphones à venda no Brasil, escolher uma marca é uma missão cada vez mais difícil. Entre tantos smartphones disponíveis, o celular Huawei é mais um que aparece e tenta consolidar seu nome em solo brasileiro.

Trata-se de mais uma gigante chinesa da tecnologia, como a Xiaomi. A diferença é que ela ainda é desconhecida de parte dos consumidores. Mas, afinal, celular Huawei é bom?

Para responder esta pergunta, listamos três modelos do celular Huawei que estão à venda no Brasil e que realmente valem a pena investir.

São eles: celular Huawei Honor 8X, o Huawei Nova 5T e o celular Huawei Y9. Vamos analisar os pontos mais importantes da ficha técnica de cada aparelho: design, tela, câmeras, desempenho e bateria. Com isso, você terá as informações necessárias para investir nessa gigante chinesa!

Celular Huawei é bom? Fabricante chegou a liderar mercado em 2020

Antes de analisar os modelos de celular Huawei, é importante ressaltar que estamos falando de uma marca global. Apesar de não ser tão conhecida no Brasil, em 2020, a Huawei superou a Samsung em alguns momentos e chegou a estar na liderança no mercado global de smartphones.

No segundo trimestre daquele ano, apenas a nível de comparação de números absolutos, a Huawei vendeu cerca de 55,8 milhões de smartphones em todo o mundo, enquanto a Samsung manteve a segunda colocação com 53,7 milhões.

A pandemia foi muito responsável para que esse cenário ocorresse, tanto é que, em 2021, a Huawei perdeu força. As fabricantes maiores, como a Samsung, retomaram seu poderio aos poucos.

No fim daquele ano, a empresa vendeu a Honor, sua divisão de celulares de custo médio para baixo. Uma pesquisa da Canalys revelou que a fabricante partou de fazer parte do top 5 mundial em 2021. Contudo, isso não quer dizer que os aparelhos não sejam bons.

Dito isso, vamos à nossa primeira análise: Huawei Honor 8x*.

*Este modelo foi lançado antes da venda da Honor

1. Honor 8X

O celular Huawei Honor 8x tem apenas 7,8 milímetros de espessura (Foto: Shutterstock)

O celular Huawei, Honor 8X, foi lançado em 2018 e foi um sucesso mundial de vendas, tendo alcançado a marca de 15 milhões de unidades vendidas. Ele tem um design que lembra bastante o iPhone X, da Apple. Isso porque ele possui um notch similar ao aparelho da maçã.

Além disso, o celular Huawei tem bordas finas e apenas 7,8 milímetros de espessura. Já o leitor de impressão digital fica na parte traseira do aparelho.

Honor 8X tem tela com resolução Full HD

O aparelho intermediário da Huawei tem tela de 6,5 polegadas com uma resolução de 2340 x 1080 pixels. Além disso, a tela do celular Huawei Honor 8x possui o tipo IPS LCD, que entrega 16 milhões de cores. Se medirmos, por exemplo, a relação tela / corpo do Huawei Honor 8x, teremos uma superfície de tela útil de 84%.

Honor 8x possui câmera frontal de 20 megapixels

As câmeras do Huawei Honor 8x são consideradas boas para um aparelho da sua categoria. São duas lentes na parte traseira, divididas entre 20 MP com abertura de F/1.8 e 2 MP para detecção de profundidade.

Para compor as selfies, há ainda um sensor de 16 MP e f/2.0. Além disso, ele possui o popular efeito bokeh (destacar o objeto da foto e desfocar o fundo).

Honor 8X tem desempenho e bateria premium

O celular Huawei Honor 8X conta com o processador Kirin 710 de oito núcleos com até 2,2 GHz. Além disso, o smartphone chinês vem equipado com memória RAM de 4 GB ou 6 GB e armazenamento de 64 GB ou 128 GB.

Já a bateria tem 3.750 mAh de capacidade, o que proporciona praticamente um dia inteiro fora da tomada. O Huawei Honor 8x também conta com a função de carregamento rápido.

Pontos positivos do celular Huawei Honor 8x

  • Câmera com estabilização digital
  • Filma em resolução Full HD
  • Memória Expansível com Micro SD

Veja ofertas do Honor 8x

2. Huawei Nova 5T

O celular Huawei Nova 5T é indicado para os gamers que prezam por uma boa tela (Foto: Shutterstock)

O smartphone intermediário premium Nova 5T foi lançado em 2020 e teve um único objetivo: atrair o público jovem que gosta de games. O Huawei Nova 5T tem 73,97 mm de largura e 154,25 mm de altura, com, aproximadamente 174g.

O aparelho conta com um design com acabamento do tipo espelhado que é até confortável, mas deixa marcas de dedo, por exemplo. Já as câmeras ficam posicionadas no canto superior esquerdo e não são nada discretas. Além disso, o aparelho fica com sensor biométrico.

Huawei Nova 5T tem tela com bom equilíbrio de cores

A tela do celular chinês possui 6,26 polegadas (cerca de 15,9 cm) e é LCD com resolução Full HD+, de 2340 x 1080 pixels. A respeito da tecnologia, a tela oferecida é AMOLED, o que supera outros celulares da categoria que possuem tela em LCD.

O celular também consegue equilibrar bem as cores em ambientes com muita exposição de luz. Isso só é possível graças ao recurso de Temperatura da Cor presente no aparelho.

Huawei Nova 5T se destaca pelas câmeras

Se pudermos destacar algum recurso no Huawei Nova 5T, certamente seria o sistema de câmeras. O aparelho trabalha com cinco sensores: quatro na parte de trás e um na frente. A câmera frontal possui 32 MP.

Vamos às câmeras traseiras: a super grande angular possui 16 MP, já a câmera principal conta com 48 MP, a câmera de assistência à profundidade possui 2 MP e a macro conta com 2 MP.

A função de inteligência artificial dá uma força no processamento das imagens, fazendo correções como eliminação de ruído, exposição prolongada e estabilização para fotos noturnas.

Nova 5T tem bateria com boa autonomia e desempenho diferenciado

O Huawei Nova 5T tem bateria com capacidade de 3750 mAh. Além disso, é possível conseguir, em 30 minutos de recarga, cerca de 60% de bateria. A recarga completa dura cerca de 1h30.

Já a respeito do desempenho do Nova 5T, podemos dizer que é mais do que satisfatório. A Huawei combinou o Kirin 980, mesmo processador do P30 Pro de 2019, a uma memória RAM de 8 GB, valor alto para os padrão da época do lançamento.

Um ponto interessante sobre o Huawei Nova 5T é que ele trabalha com uma tecnologia de aceleração de processamento gráfico que integra software e hardware.

De acordo com a gigante chinesa, esse conjunto ajuda a reduzir latência de imagens dos jogos, além de melhorar a performance.

Pontos positivos do celular Huawei Nova 5T

  • Conjunto de câmeras com inteligência artificial
  • Memória RAM de 8 GB
  • Tela grande para jogos

Veja ofertas do Huawei Nova 5T

3. Celular Huawei Y9 Prime

O celular Huawei Y9 Prime é resistente a riscos e pequenas avariações (Foto: Shutterstock)

O Huawei Y9 Prime é outro celular intermediário premium da marca chinesa à venda no Brasil. Com o tamanho de 6,5 polegadas, o design do celular é bem básico e sem muitas variedades. Ele tem corpo feito de plástico, seja na estrutura lateral ou mesmo na traseira.

Um dos destaques fica justamente por conta do material em plástico, que, diferente de outros modelos com material semelhante, oferece uma durabilidade até incomum para o Huawei Y9.

Outra característica do design é a borda fina que circunda o Huawei Y9. Por ser um celular considerando grande, essa borda suaviza a robustez do aparelho.

Tela do Huawei Y9 não é AMOLED

Esse é um ponto negativo quando falamos de definição de cores. A tela do celular Huawei Y9 é LCD com resolução Full HD+ e não o potente AMOLED. O celular possui ainda um ajuste inteligente para reduzir a resolução para HD+ em determinados momentos.

O benefício é que esse artifício reduz o consumo de bateria, algo que, despercebidamente não será notado pelos usuários.

Huawei Y9 tem câmera que ‘pula’ quando necessário

É isso mesmo que você leu. O celular Huawei Y9 conta com um sistema de câmera retrátil, que faz a câmera "pular" só quando se faz necessária. Como assim? O Y9 detecta quando está em queda e retrai a câmera para evitar qualquer choque com o chão.

O celular Huawei Y9 Prime traz um conjunto de três câmeras traseiras. A principal traz um sensor de 13MP com lente grande-angular, enquanto a lente secundária é ultra grande-angular e tem sensor de 8MP.

A terceira câmera não é de uso direto do usuário: ela traz um sensor de 2MP com o intuito de trazer informações de profundidade.

Quer saber quais sãos os celulares com as melhores câmeras de 2022? Dê uma olhada na lista que preparamos.

Huawei Y9 entrega boa bateria, mas desempenho é aquém do esperado

O Huawei Y9 tem processador Kirin 710. Este hardware entrega desempenho similar ao Snapdragon 665, que faz parte de vários intermediários na mesma faixa de preço.

Em contrapartida, se você procura um celular com bom desempenho para jogos, esqueça o Huawei Y9. Isso porque o celular apresenta alguns engasgos. Em contrapartida, a bateria do celular Huawei Y9 é de 4.000 mAh, considerado bom para modelos da mesma categoria.

Com uma média de 20 horas de autonomia, é possível usar o celular o dia inteiro sem se preocupar e, mesmo que abuse do brilho da tela, ainda vai render o dia todo.

Pontos positivos do celular Huawei Y9

  • Bateria potente
  • Câmera inteligente
  • Resistente a riscos

Se você gostou do Huawei por causa do preço acessível, mas ainda está em dúvida sobre qual celular comprar, não deixe de conferir outros modelos de celular barato.

Uma boa opção para quem quer economizar é buscar um smartphone com faixa de preço até 1500 reais. Agora, se você está em dúvida sobre qual marca escolher, preparamos um artigo para te ajudar.

Ferramentas do Buscapé

Curtiu o celular Huawei? Está na dúvida por achar que não estão com um bom preço? Primeiramente, dê uma olhada no Histórico de Preços. Ele te mostrará um gráfico com os valores que o produto apresentou ao longo dos últimos seis meses ou 40 dias.

Quer ser avisado quando um item chegar no patamar que pode pagar? Crie um Alerta de Preço! Temos também uma página com uma curadoria de cupons que muda diariamente, além de uma extensão para Google Chrome que reúne as nossas ferramentas. E, claro, cashback, que significa dinheiro de volta para você!