Com preço atrativo, o ventilador Mondial Maxi Power 40 faz sucesso e é um dos mais buscados no nosso site. Assim como outros modelos da categoria, ele tem 40cm de diâmetro, hélice com seis pás e funciona em três velocidades. Além disso, também tem inclinação vertical e oscilação lateral. Ainda assim, ele se destaca pela altura regulável, que é um diferencial.

Para descobrir se a compra vale a pena, eu testei esse ventilador de coluna Mondial por alguns dias em casa - bem no auge do verão carioca. Aqui embaixo, eu conto o que achei dele. Dá uma olhada!

Quer saber o que achamos de outro produto que também é popular? Confira o review do Mallory Olimpo TS!

A altura regulável é um dos pontos positivos desse ventilador Mondial (Foto: Mosaico)

Prós e contras do ventilador Mondial Maxi Power 40

Prós

Uma das principais vantagem desse ventilador Mondial 40cm é a altura regulável. Além da inclinação vertical e da oscilação lateral, ele também pode ser posicionado em diferentes alturas (aqui, ele chegou muito perto do meu tamanho, um pouco mais de 1,50m). Ele foi fácil de montar e também é fácil de higienizar, já que as duas grades e a hélice são desmontáveis.

Contras

Senti um pouco de dificuldade no momento de desencaixar as grades para fazer ajustes e higienizar a hélice. Na prática, isso fez com que eu usasse o ventilador com o encaixe frouxo e fazendo mais barulho do que o normal durante um tempo, já que a hélice batia um pouco na grade. Mesmo sem interferências, ele produz bastante ruído. Além disso, ele saiu do lugar sozinho algumas vezes durante o teste por não ser tão firme.

Preço do ventilador Mondial

Ficha técnica do Mondial Maxi Power 40

O que vem na caixa do Maxi Power 40

  • uma base do ventilador;
  • duas grades;
  • uma haste central regulável;
  • uma hélice;
  • uma peça com motor, botão de funcionamento e cabo de energia.

Quer conhecer outras opções com preço baixo? Confira nossa lista com modelos de ventilador barato!

Design e acabamento do ventilador Maxi Power 40

Por ser um dos modelos de ventilador de coluna mais baratos do mercado, era de se esperar que as peças do Mondial Maxi Power 40 fossem frágeis, mas não foi isso que aconteceu. A base, o corpo do motor, as grades e a hélice com seis pás são, sim, todos feitos de plástico, mas são bem resistentes. O pedestal que regula a altura do aparelho é metálico e bem fácil de manusear.

Meu único problema com o acabamento desse ventilador de pé Mondial foi que, em determinados momentos, a base não deu a firmeza necessária para que o aparelho ficasse no lugar: sim, ele treme e sai andando sozinho, como aquelas máquinas de lavar antigas, sabe? Passei a ligar o ventilador com um peso para ele permanecer no lugar. Realmente, como a marca fala, a base é estável: ele não correu risco de cair em momento algum, mas foi bem chato acordar de madrugada com calor e o ventilador virado para outro lado do cômodo.

Na parte de trás desse ventilador, você controla a oscilação lateral e a inclinação vertical (Foto: Mosaico)

Montagem

Montar um ventilador de coluna, para quem nunca fez isso (como era o meu caso, já que só tinha usado modelos de mesa até agora), pode parecer complicado logo de cara. Ainda assim, o processo foi bem tranquilo graças às instruções claras (e ilustradas) do manual de instruções da Mondial. Pode parecer brincadeira, mas ter desenhos e peças numeradas facilita (e muito) o processo de montagem. Ponto para a Mondial.

Minha maior dificuldade, por incrível que pareça, foi na hora de desencaixar as grades. Na primeira vez que montei ele todo, percebi, ao ligar, que o aparelho estava fazendo barulho como se a hélice estivesse batendo nas grades. Dias depois, quando finalmente consegui abrir as grades, descobri que o ajuste da hélice estava frouxo. Ainda assim, vale destacar que, mesmo fazendo força para desencaixar, as grades não quebraram, ou seja: provaram ser bem resistentes.

Potência do ventilador de coluna Mondial Maxi Power 40

Uma das principais vantagens desse ventilador Mondial 40cm é que mesmo com alguns detalhes que me incomodaram no dia a dia, ele não deixa de se eficiente no mais básico: a produção de vento. Ele foi testado por dias durante o mês de janeiro, quando a temperatura chega, talvez, aos níveis mais altos do ano. Com 140W de potência, a intensidade de vento não decepcionou (mesmo que o conforto térmico não mudasse muito graças à temperatura do dia).

O Mondial Maxi Power funciona com três velocidades (Foto: Mosaico)

Ele tem três velocidades/níveis de intensidade de vento: máximo, médio e mínimo. O mínimo é o mais silencioso e recomendado para ser usado durante a noite. Ainda assim, numa noite de verão, era impossível não usar o nível mais forte e, para quem tem o sono mais leve, o barulho que ele faz pode incomodar - sem contar que, por causa do probleminha na montagem, ele estava ainda mais ruidoso do que o normal.

Precisa de um modelo que não faça muito barulho? Escolha na nossa lista de ventilador silencioso!

Recursos e funções do ventilador Mondial

O ventilador Mondial Maxi Power é um modelo básico. Diferente de outros aparelhos, ele não tem, no aparelho, a recomendação para os diferentes usos das três velocidades que oferece (o que, na prática, não interfere em nada). Além disso, ele oferece a oscilação lateral e a inclinação vertical, que ajudam a espalhar o vento pelo ambiente de acordo com a sua necessidade.

O ajuste de altura da base é feito nesse ponto (Foto: Mosaico)

Um bom destaque é o ajuste de altura, que, na prática, também ajuda a direcionar o vento da forma como você preferir, mas é um diferencial. Para mexer nessa parte, basta afrouxar o ajuste do pedestal e subir ou descer a parte móvel dele.

Porém, um ponto negativo do Mondial Maxi Power é a classificação energética: na velocidade mais alta, ele tem selo Procel D e nas outras duas, C. Ou seja: ele consome mais energia elétrica do que muitos outros aparelhos do mercado (sempre vale a pena buscar os com selo Procel A)

Custo benefício do Mondial Maxi Power 40

Como já falei, um dos principais atrativos desse ventilador de coluna Mondial é o preço baixo. Analisando o Histórico de Preços, fica claro que a média dele é mais barata que modelos de mesa de outras marcas. Se você não pode gastar muito e se não se importar com a possibilidade do ventilador sair do lugar enquanto está funcionando (algo bem fácil de se resolver com o famoso jeitinho), ele é uma boa compra. Ainda assim, se a sua intenção é levar para casa um aparelho silencioso e que vai ser usado por longos períodos de tempo, vale a pena buscar outras opções. Mesmo mais caras, elas vão representar uma parte menor da sua conta de luz no fim do mês.

Quer mais dicas para fazer a escolha certa? Confira tudo o que você precisa saber para comprar um ventilador!

Produtos similares ao Maxi Power 40

Se você quer conhecer uma outra opção de ventilador de coluna se mantendo na mesma faixa de preço do Mondial Maxi Power 40, o Britânia BVC450 é uma ótima aposta. Ele tem as mesmas seis pás na hélice e três velocidades, mas é maior: tem 50cm de diâmetro. Com 155W de potência, ele é eficiente e deve ajudar bastante nos dias de calor.

Para a garantia de silêncio e estabilidade, uma boa opção é o ventilador de coluna Arno Silence Force. Uma das principais marcas do mercado, a Arno é conhecida pela qualidade de seus produtos e, por isso, oferece a garantia de uma boa compra. O VD52 também tem 50cm de diâmetro, seis pás e funciona em três velocidades diferentes.

Conclusão

No fim das contas, o ventilador Mondial Maxi Power 40 é um modelo mediano. Se você está com o orçamento apertado, não vai se arrepender, mas, certamente, existem modelos melhores no mercado. Pela boa produção de vento e a altura regulável além das funcionalidades básicas, ele merece a nota 8,0.

Leia mais sobreCasa+