Os diferentes modelos de ventilador Mallory são opções populares para deixar os ambientes mais fresquinhos quando o calor do verão chega. Por causa do preço convidativo, eles fazem sucesso, principalmente, com quem não pode gastar muito para aumentar a quantidade de ventiladores de casa. Um dos principais modelos no catálogo é o ventilador Mallory Olimpo TS. O aparelho tem 40cm de diâmetro, seis pás, inclinação vertical e oscilação lateral. Além disso ele funciona com três velocidades e tem 126W de potência.

Para saber se a compra desse modelo de ventilador de mesa vale a pena, nós compramos um e eu testei na minha casa em dias quentes e mais fresquinhos. Mais detalhes da minha experiência com ele, eu conto aqui embaixo. Dá uma olhada!

Leia também: Ventilador barato: veja bons modelos para comprar

Os 40cm do ventilador Mallory Olimpo garantem a eficiência dele (Foto: Mosaico)

Prós e contras do ventilador Mallory Olimpo

Prós:

O ventilador de mesa Mallory Olimpo TS tem seis pás que garantem boa produção de vento nas três velocidades em que ele funciona. Como a grade traseira e a hélice são desmontáveis, ele é fácil de limpar - é possível lavar com água e sabão. Além disso, esse é um ventilador barato, mesmo considerando as possíveis variações de preço.

Contras:

As travas de encaixe de uma grade na outra são mais frágeis do que o esperado e uma delas chegou a quebrar durante os nossos testes. Ele também não é tão silencioso quanto se espera de um ventilador que, segundo a marca, é um aparelho que oferece "máxima vazão e mínimo ruído". Outro ponto é a dificuldade na montagem: as instruções não são tão claras e ele não vai com um manual a parte - elas estão impressas na tampa da caixa. Além disso, para mudar a oscilação vertical é necessário usar um botão rosqueável que não é tão fácil de ajustar.

Preço do Mallory Olimpo TS

Ficha técnica do ventilador de mesa Mallory Olimpo

O que vem na caixa do Olimpo TS

  • uma base do ventilador;
  • duas grades;
  • uma haste central;
  • uma hélice;
  • um motor com cabo de energia.

Design e acabamento do ventilador Mallory Olimpo TS

O Mallory Olimpo tem o tamanho tradicional de um ventilador de mesa (Foto: Mosaico)

Olhando para esse ventilador Mallory montado, é possível perceber que ele não é muito diferente dos modelos tradicionais de ventilador de mesa. Tanto a base quanto a haste, a hélice e as grades são feitas em plástico resistente. Ainda assim, durante as montagens e desmontagens necessárias para fotografar o produto e testar, as travas das grades se mostraram bem frágeis e uma delas chegou a quebrar. Sabemos que, provavelmente, quem compra para usar em casa não deve desmontar o aparelho até a primeira limpeza, mas ainda assim, esse foi um ponto negativo para esse ventilador de mesa barato.

Montagem

Por aqui, a primeira montagem não foi das mais fáceis. Primeiro, porque as instruções ficam na caixa - ele não vai com um manual - e não são tão claras. Segundo, porque precisei de um pouco de força além do "jeitinho" para deixar a grade traseira firme e no lugar. Ainda assim, o fato das grades e da hélice poderem ser separadas do motor facilita bastante a hora de limpar, já que possibilita a lavagem com água e sabão. As partes que não se separam do motor, por sua vez, precisam ser higienizadas apenas com um pano úmido.

Potência

Segundo a Mallory, o Ventilador Olimpo TS tem 126W de potência. Para um modelo de mesa de 40cm de diâmetro, esse número está dentro do padrão e faz com que o ventilador seja eficiente nas três velocidades disponíveis. Na minha casa, eu usei esse ventilador, principalmente, num quarto médio, de mais ou menos 20m². Em dias mais fresquinhos, ele refrescava o ambiente sozinho, sem a ajuda do ventilador de teto. Nos dias mais quentes do verão carioca, o efeito era mais satisfatório quando o vento ficava parado na minha direção. Aqui, precisamos considerar que quando as temperaturas sobem durante essa época do ano nessa cidade, só o ar-condicionado dá jeito de verdade.

O ventilador de mesa Mallory Olimpo tem três velocidades (Foto: Mosaico)

Mesmo que seja eficiente no que se trata de refrescar ambientes pequenos e médios, o ventilador de mesa Mallory Olimpo TS não é dos mais silenciosos. Como eu não tenho sono leve, ele não chegou a me incomodar durante a noite, mas para um aparelho que tem a proposta de baixa produção de ruído, ele poderia fazer menos barulho. A marca não indica o nível de produção de ruído dele em decibéis.

Recursos e funções

As três velocidades do Mallory Olimpo são controladas pelo botão giratório que fica na base do aparelho. Ao ligar o aparelho, ele começa a funcionar na opção mais forte e vai enfraquecendo até chegar na mais suave (e, também, mais silenciosa).

A oscilação lateral, assim como acontece com outros modelos, é ativada ou desativada por um pininho na parte de trás do aparelho, perto da grade. Combinada com a inclinação vertical, é possível personalizar a distribuição de ar pelo ambiente de acordo com a necessidade.

A chave que controla a inclinação vertical do Mallory Olimpo fica abaixo do motor (Foto: Mosaico)

A inclinação vertical do Mallory Olimpo é controlada por uma chave rosqueável na lateral: é possível deixar o ajuste mais "frouxo" para que você posicione a hélice para cima ou para baixo e, depois, apertar novamente. Eu senti um pouco de dificuldade na hora de apertar, já que esse processo pede um pouco mais de força e é difícil de ser feito usando apenas a ponta dos dedos (a mão inteira não cabe ao redor desse botão rosqueável dependendo da posição da grade). Como o mercado já tem opções de ventiladores com a inclinação vertical mais prática, nesse quesito, ele não me agradou muito.

Custo-benefício

Esse ventilador 40cm é uma das opções mais baratas do mercado com esse tamanho e seis pás. Por isso, ele é uma boa escolha para quem precisa dar uma refrescada nos ambientes, mas não pode gastar muito, já que, apesar dos pontos negativos, na prática, ele é eficiente e dá conta do recado. Seu preço médio é de, no máximo, R$ 120. Se você quiser comprar e ele estiver num valor muito mais alto que esse, é melhor dar uma chance a opções de outras marcas.

Produtos similares

Se você quer conhecer outra opção na mesma faixa de preço do Mallory Olimpo, o ventilador Mondial Maxi Power V-40 é um modelo a se considerar. Ele também tem 40cm de diâmetro e seis pás com ótimo custo-benefício. Seu motor tem 140W de potência e, como é padrão, ele pode funcionar em três velocidades. Assim como o modelo que analisamos aqui, ele tem inclinação vertical, oscilação horizontal e alça para transporte.

Agora, se você pode investir um pouquinho mais, a nossa indicação é o ventilador Arno Ultra Silence Force. Esse modelo de ventilador de mesa também tem os mesmos 40cm de diâmetro, seis pás, três velocidades, inclinação vertical, oscilação horizontal e alça para transporte. Quanto à potência, aqui são 126W. Esse é o modelo que eu tenho em casa e posso afirmar que é eficiente, resistente e bem silencioso, como o nome deixa claro.

Conclusão

Nossa nota para o ventilador Mallory Olimpo TS é 8,5. Mesmo com alguns pontos negativos, como a produção de ruído e a fragilidade das travas de encaixe das grades, ele é eficiente e uma boa aposta para refrescar os ambientes quando é necessário. Ele é uma boa compra para quem tem o orçamento mais baixo e quer um produto que não custe muito, mas funcione bem.

Notícias relacionadas

Leia mais sobreCasa+