A Samsung AU9000 é um dos lançamentos de TV Samsung em 2021. Junto da AU8000, ela faz parte da linha Crystal UHD, que traz modelos com tela LED e resolução 4K. Disponível apenas nos tamanhos de 55 e 65 polegadas, a AU9000 conta com um design moderno e diferenciado que se aproxima de uma TV top de linha. O modelo tenta oferecer performance combinada com funcionalidades interessantes e um preço mais acessível.

Parece interessante, né? Para saber mais sobre essa smart TV 4K, confira a seguir nossa análise da ficha técnica, incluindo preço e tudo mais que você precisa saber, da TV Samsung AU9000.

Também quer conhecer mais sobre outros lançamentos da Samsung? Confira nossa análise da ficha técnica sobre a AU8000.

Com Processador Crystal 4K, a Samsung AU9000 garante qualquer imagem com qualidade próxima ao 4K (Foto: Samsung/Divulgação)

Ficha técnica da TV Samsung AU9000

  • Tipo de tela: LED
  • Resolução: 4K
  • Sistema Operacional: Tizen
  • Frequência Nativa: 60Hz
  • Potência de Som: 20W
  • Conectividade: 3 HDMI, 2 USB, Ethernet (LAN), Bluetooth, Wi-Fi, ConnectShare
  • Comando de Voz: Sim
  • Inteligência Artificial: Sim
  • Dimensões (L x A x P, para modelo de 55 polegadas sem contar pés): 123.2 cm X 70.9 cm X 2.5 cm
  • Extras: Espelhamento de Tela, Grava Programação, Multitela, Modo Ambiente Foto, Tela Ultra-Wide/Menu de Jogo

Design e tela

A TV Samsung AU9000 é um modelo da linha Crystal UHD disponível apenas nos tamanhos de 55 e 65 polegadas, sendo indicado para quem tem ambientes espaçosos e procura aparelhos com telas grandes. Ela tem painel de LED, tecnologia Dynamic Crystal Color, que proporciona cores puras e reais, e taxa de atualização de 60Hz, normal para TVs de entrada. Esta TV Samsung 2021 também conta com bordas infinitas e design Air Slim: apenas 2,5 cm de espessura, sem contar os pés, claro.

A AU9000 tem visual livre de cabos devido às canaletas na parte traseira que já se tornaram tradicionais nos modelos da marca sul-coreana e permitem que os fios sejam organizados de maneira eficiente e não aparente. Além disso, ainda vem com suporte Slim-mount, que é fácil de instalar e deixa o aparelho rente à parede, fazendo com que se torne quase uma obra de arte em exposição na sua casa.

Quer saber mais sobre TVs de entrada? Confira nosso comparativo entre os modelos UN7310, da LG e TU8000, da Samsung!

Qualidade de imagem

Este aparelho tem o processador Crystal 4K, que, segundo a fabricante, transforma tudo o que você assiste em resolução próxima ao 4K. Junto com isso, a AU9000 garante cores puras e reais através da tecnologia Dynamic Crystal Color - que entrega uma grande variedade de tons coloridos na TV, resultando em imagens vibrantes e bem detalhadas. O aparelho também conta com HDR10+, recurso que garante um alcance diferenciado dos níveis de luz na TV, oferecendo maior espectro de cores e detalhes até em cenas mais escuras.

A TV Samsung AU9000 também pode ser uma boa escolha para os gamers de plantão. Os tempos de resposta do modelo são baixos e ele ainda conta com Motion Xcelerator Turbo, que proporciona menos vibração aparente na imagem. Entre os recursos disponíveis para jogos, ainda estão o Modo de Tela Ultra-Wide, que fornece possibilidade de visualização de seu game em formatos de tela de 21:9 ou 32:9, e o Menu de Jogo, um recurso que permite consultar e ajustar input lag, FPS, HDR e outras informações importantes durante os jogos.

Busca um televisor com imagem impecável? Conheça os modelos da linha Neo QLED da Samsung!

Sistema de som

A TV Samsung AU9000 tem dois canais de áudio e uma potência sonora total de 20 W, o suficiente para dar conta em uso cotidiano em um cômodo médio, como quarto de casal ou sala de TV. Este modelo conta com tecnologia Dolby Digital Plus, que garante ótima qualidade e potência de som, além do modo Som em Movimento Virtual, que traz uma experiência de som 3D e proporciona maior imersão no áudio dos seus filmes e séries.

Esse modelo da marca sul-coreana ainda conta com Sincronia Sonora, o que permite que os alto-falantes da TV e da soundbar funcionem simultaneamente e com máxima sincronia, diferentemente das TVs convencionais. Mas a soundbar deve ser adquirida separadamente.

O design da TV Samsung AU9000 é superfino, com apenas 2,5 cm de espessura (Foto: Divulgação/Samsung)

Sistema operacional: aplicativos compatíveis e interface

Como de praxe, a Samsung AU9000 conta com sistema operacional Tizen, da própria fabricante. Esse sistema segue sendo uma das melhores interfaces disponiveis: limpa, abrangente e fácil de usar. Conta com boa navegabilidade e, nesta TV Samsung 2021, os principais apps de streaming já vêm instalados, como Netflix, Youtube, Amazon Prime Vídeo, Disney+ e Globoplay. Além disso, ainda é possível encontrar na loja de aplicativo alguns dos mais populares, como Spotify, HBO Max, Star+, Apple Music, etc.

Desempenho

Este modelo da linha Crystal UHD ainda conta com múltiplos assistentes virtuais, como Alexa, Google Assistente e Bixby, a assistente virtual da própria marca. Por isso, a AU9000 permite controle por comandos de voz. Essa smart TV 4K ainda vem com Controle Remoto Único, que reconhece todos os aparelhos conectados à TV e pode controlá-los também.

Por ter sistema operacional Tizen que, como já dissemos anteriormente, é bem fluido, a TV tem ótimo desempenho e responde aos comandos rapidamente. Por isso, não precisa se preocupar com aquela demora para abrir aplicativos que era comum em modelos antigos: a AU9000 é rápida e eficiente.

Conectividade

Sobre conectividade, a TV Samsung AU9000 conta com três entradas HDMI 2.0, duas portas USB, uma Ethernet (LAN), saída de áudio digital (óptica) e de vídeo composto (AV). Essa quantidade de entradas é comum em TVs de entrada, mas é suficiente para conectar vários dispositivos ao mesmo tempo, como videogames, soundbar ou mesmo aparelhos de TV a cabo.

Este modelo de TV Samsung 2021 ainda conta com suporte a redes Wi-Fi e Bluetooth, permitindo que você conecte dispositivos externos sem a necessidade de fios. Neste sentido, ainda podemos falar sobre o modo Multitela, que permite que você conecte seu smartphone à TV ao mesmo tempo em que assiste à sua programação preferida. Assim, você pode buscar estatísticas de esportes, sinopses dos programas preferidos e muito mais sem precisar parar de assistir à TV.

Que tal conferir nossa lista com as melhores TVs 55 polegadas do ano e encontrar o modelo ideal para você?

Recursos extras

Embora esta TV Samsung 2021 seja um modelo de entrada, ela traz alguns recursos extras bem interessantes. Alguns deles já foram citados, como a tecnologia Dynamic Crystal Color, o recursos voltados para games e o Som em Movimento Virtual. Além disso, como é comum em modelos da marca, ela vem com o Modo Ambiente Foto, que permite reproduzir suas fotos preferidas na tela da TV quando ela não está sendo usada.

A AU9000 também conta com o Samsung TV Plus, aplicativo de IPTV que oferece uma variedade de canais sem assinatura ou dispositivos extras, incluindo canais como Record News, Turma da Mônica, Nick e NetMovies.

Por fim, com o Tap View é possível fazer o espelhamento entre celular e TV com apenas um toque. Além disso, o aparelho ainda oferece acesso remoto ao PC ou laptop, o que é uma ótima opção para aproveitar todas as possibilidades numa tela grande, como videochamadas e até mesmo aulas.

Custo-benefício: vale a pena comprar a AU9000?

Para uma TV de entrada com desempenho razoável e suficiente, a Samsung AU9000 oferece o que é pedido dela. Ela conta com boa qualidade de imagem e recursos interessantes, além de tecnologias que ajudam a melhorar a qualidade de imagem e som do aparelho. Mas, por ter apenas 20W de potência, é importante destacar que, se você procura uma TV com som de cinema, pode ser uma boa ideia usar uma soundbar junto à AU9000.

Para quem deseja uma boa e bonita TV na sala, o modelo funciona mais do que bem. Unindo processador e sistema operacional leve e simples, além de muitas possibilidades de aplicativos, esta TV Samsung 2021 se destaca entre as medianas. Para os gamers, é preciso pesar as suas necessidades: embora ela tenha alguns recursos que melhoram a experiência com jogos, para os jogadores mais experientes ou que precisam de um outro nível de desempenho, a frequência de 120Hz pode fazer falta.

De resto, a Samsung AU9000 é uma ótima opção de TV 4K de entrada, com recursos considerados avançados para essa categoria e bom custo-benefício, já que pode ser encontrada a partir de R$ 3.500, na versão de 55 polegadas. Já o modelo de 65 polegadas, atualmente, custa a partir de R$ 5.800, um valor um pouco alto para uma TV com tela LED. Por isso, pode ser uma boa ideia ficar de olho nas variações de preço para encontrar uma boa oferta.

Aproveite para conferir como criar um Alerta de Preço e garantir o melhor preço para os produtos que você quer comprar!

Leia mais sobreTV