A Philco PTV40G60SNBL é um modelo de 40 polegadas que faz parte da nova geração de smart TVs da marca. Essa linha, conhecida como Fast Smart TV, traz modelos básicos, mas com ótima compatibilidade com aplicativos de streaming e sistema bastante fluido, sendo indicada para quem busca um aparelho de entrada, com preço baixo, mas bom desempenho. Quer saber se essa smart TV Philco é uma boa opção para você?

Para acabar com essa dúvida, testamos a Philco PTV40G60SNBL e a avaliamos com base em seis critérios: design, imagem, desempenho, áudio, conectividade e recursos extras, além do custo-benefício, é claro. Confira, no review a seguir, todas as minhas impressões sobre essa TV de 40 polegadas e descubra se vale a pena investir nesse modelo.

Clique aqui para entender, em detalhes, nossos critérios de avaliação.

Confira o review completo para descobrir se vale a pena comprar a smart TV Philco PTV40G60SNBL (Foto: Mosaico)

Prós e contras da Philco PTV40G60SNBL

Prós: A Philco PTV40G60SNBL tem design elegante com bordas infinitas, o que nem sempre acontece em modelos básicos desse tamanho. Seu sistema operacional é fluido e fácil de usar e ela tem preço em conta.

Contras: Por outro lado, essa TV Philco tem poucos aplicativos compatíveis e não tem conexão Bluetooth.

Encontre no Buscapé as melhores ofertas para a Philco PTV40G60SNBL:

Ficha técnica da Philco PTV40G60SNBL

Design e acabamento

A Philco PTV40G60SNBL é uma TV básica com bordas bem finas (Foto: Mosaico)

Embora seja uma TV básica, a Philco PTV40G60SNBL tem um design elegante. Ela tem bordas infinitas, o que ajuda a dar mais foco para o conteúdo exibido na tela, e é um modelo fino, tendo 8,2 cm de espessura. Em comparação com outras TVs de 40 polegadas, esse aparelho Philco tem um design bem interessante, especialmente por causa das bordas super finas.

Outra vantagem é que as conexões dessa TV - como entradas HDMI e portas USB - ficam na parte lateral do aparelho, o que permite ligar cabos mesmo se a TV estiver fixada bem próximo à parede. Já o controle remoto da Philco PTV40G60SNBL é um modelo bem básico, com teclado numérico e outros comandos comuns em controles, mas os botões são um pouco duros, então é preciso pressioná-los com calma. Um ponto positivo sobre ele são os botões de atalho para Netflix, Prime Video, Youtube e Globoplay.

Imagem

Por ser uma TV Full HD, é de se esperar que a imagem da Philco PTV40G60SNBL não seja tão rica em detalhes quanto em aparelhos 4K. É importante avisar que esse modelo não tem recurso HDR ou outras tecnologias de melhoramento de imagem. Mas, como a resolução Full HD é a mais comum em TVs 40 polegadas, um tamanho de tela considerado médio, dá para dizer que a imagem tem qualidade boa o bastante, principalmente se considerarmos que esse é um modelo básico.

Se o que você quer é apenas assistir aos seus programas favoritos, em canais de TV ou apps de streaming, não vai se decepcionar com esse aparelho. Eu assisti a séries na Netflix a uma distância de, aproximadamente, dois metros de distância da TV e não posso reclamar da qualidade de imagem. Ela é suficiente para quem não faz questão daquela imagem de cinema e, com certeza, você não vai perder nenhum detalhe exibido.

Procurando uma TV com resolução mais alta? Conheça 5 TVs 4K com bom custo-benefício que eu testei e recomendo.

Desempenho

O controle remoto dessa TV Philco é básico, mas tem atalhos para apps de streaming (Foto: Mosaico)

Essa nova geração de TVs Philco é conhecida como Fast Smart TV, por isso, é de se esperar que o sistema seja rápido e não apresente travamentos durante o uso. De fato, não tenho reclamações sobre isso: desde o primeiro momento, foi muito fácil navegar pelo menu do aparelho e os aplicativos abrem bem rapidamente.

O problema é que, por usar um sistema da própria fabricante, a PTV40G60SNBL não é compatível com todos os principais aplicativos de conteúdo. Embora já venha com Netflix, Prime Video, Youtube e Globoplay instalados, não é possível baixar outras opções, como Disney Plus, HBO Max ou Apple TV+. Mas, se você pensa em comprar essa smart TV e esses apps fazem falta para você, pode ser uma boa ideia apostar em uma TV box para ter acesso a mais aplicativos.

Conheça o Mi TV Stick, TV box Android da Xiaomi com bom custo-benefício.

Áudio

O áudio dessa TV Philco tem 20W de potência, que é o mais comum em aparelhos de entrada, inclusive em modelos maiores, com até 50 polegadas. Por isso, ele consegue alcançar volumes altos sem distorcer o áudio e é suficiente para ambientes pequenos e médios, como quartos e salas de estar.

Uma vantagem desse modelo é a tecnologia Dolby Audio, que garante um som mais imersivo e intenso. De fato, o som é bem alto e claro e, mesmo morando em uma rua bem movimentada, consegui assistir TV tranquilamente, sem precisar usar os volumes mais altos. Ou seja, o áudio da Philco PTV40G60SNBL não deixa nada a desejar.

Conectividade

Essa TV Philco tem boa conectividade, mas não tem Bluetooth (Foto: Mosaico)

Quanto à conectividade, não há muito o que reclamar: são três entradas HDMi, duas portas USB, saída Óptica e entrada Ethernet, o que é muito bom para um aparelho de entrada. Com essa quantidade de conexões, é possível ligar vários dispositivos à TV ao mesmo tempo, como aparelhos de TV a cabo, soundbars e videogames.

A Philco PTV40G60SNBL também tem conexão Wi-Fi de 2,4 GHz, que é bem estável. Ao ligar o aparelho pela primeira vez, foi bem fácil conectar com a rede Wi-Fi e, a partir disso, a TV não teve nenhum problema de conexão, funcionando de forma bem fluida. Mas ela não tem conexão Bluetooth, ou seja, não é possível conectar a TV a dispositivos sem fio.

Aproveite para conferir nosso tutorial de como fazer download de software na smart TV Philco.

Recursos extras

Por ser um modelo básico, a Philco PTV40G60SNBL não tem muitos recursos extras. Mas, ainda assim, ela conta com alguns recursos que merecem destaque. O primeiro é o Midia Cast, que permite transmitir conteúdos do seu celular para a TV com facilidade. Para isso, basta que os dois aparelhos estejam conectados à mesma rede Wi-Fi.

Outro recurso interessante é a Função Futebol, que equaliza o áudio para esse tipo de conteúdo, deixando cantos das torcidas mais audíveis, por exemplo, além de melhorar a qualidade da imagem. Ideal para os fãs de esportes que querem se sentir dentro do estádio. Mas é importante lembrar que essa TV não tem inteligência artificial nem compatibilidade com assistentes virtuais, como se tornou comum em TVs mais atuais.

Custo-benefício

Se você procura uma smart TV básica, que te permita ter acesso a canais abertos e fechados e a alguns aplicativos de streaming sem pagar muito por isso, a Philco PTV40G60SNBL é uma boa escolha. Ela tem design elegante e qualidade de imagem e som boa o bastante para o uso do dia a dia. Isso garante um bom custo-benefício para quem busca um aparelho simples.

Mas, se você quer ter acesso a mais apps e tecnologias mais atuais, essa smart TV Philco pode deixar a desejar. Nesse caso, é melhor procurar outro modelo que se adeque melhor à sua necessidade.

Produtos similares

Se você percebeu que essa smart TV Philco não é a melhor opção para você, não precisa se preocupar: separamos dois outros modelos de 40 polegadas que podem ser exatamente o que você procura. A Samsung T5300 é uma smart TV bem em conta e, além de ter acesso a mais aplicativos que o modelo da Philco, também tem suporte a HDR, trazendo mais brilho e contraste para as imagens exibidas.

Agora, se você procura uma TV com inteligência artificial, a TCL S615 pode ser a escolha certa. Lançada em 2021, ela tem sistema Android TV, que é compatível com uma grande variedade de aplicativos, além de ter Chromecast integrado e Google Assistente, permitindo dar comandos de voz ao aparelho. Ela também tem HDR, para você não perder nenhum detalhe das imagens, e ótimo custo-benefício.

Conclusão

Para quem não faz questão de inteligência artificial e tecnologias muito variadas, preferindo apenas ter acesso a canais de TV e alguns aplicativos básicos, a Philco PTV40G60SNBL é uma opção com preço em conta e boa qualidade de imagem. Se você é um consumidor mais tradicional, esse modelo não vai te deixar na mão. Mas, comparada a modelos mais atuais, a ausência de recursos extras e a baixa compatibilidade com aplicativos deixa um pouco a desejar.

Por isso, dei a nota 8 para a experiência com essa TV Philco. Ela é uma boa opção de compra, mas é importante ficar atento aos seus pontos fracos, já que eles podem influenciar negativamente na experiência para algumas pessoas.

Está em dúvida de como escolher a TV ideal? Antes de ir embora, confira nossas dicas para acertar na compra da sua próxima smart TV.

Leia mais sobreTV