Quem pesquisa por uma nova TV pode perceber que existem diferentes tamanhos de TV atualmente. Mas você sabia que existem medidas específicas para cada ambiente? E ainda, que existem TVs com tecnologias específicas para cada tipo de uso? As medidas de TV são calculadas em polegadas e isso, por si só, já pode gerar uma confusão no consumidor, visto que polegada não é uma medida que usamos no nosso dia a dia.

Dá um Busca e descubra tudo o que você precisa saber sobre os diferentes tamanhos de TV e qual é a medida de TV ideal para seu ambiente.

Como calcular medidas de TV?

Saber a medida da TV é fundamental para escolher o modelo. (Imagem: Reprodução/Shutterstock) 

As medidas de TV, como falamos, são calculadas em polegadas. Uma polegada, em centímetros, equivale a 2,54. Essa é uma padronização internacional, o que auxilia as fabricantes de TV a terem seus modelos em diversos países.

Mas para calcular o tamanho, não é simplesmente medir a largura e altura. Para se calcular a medida da TV em polegadas, é necessário medir o comprimento da TV na diagonal.

Para facilitar, basta observar a quantidade polegadas que sua TV possui e multiplicar por 2,54. Em uma TV de 40 polegadas, por exemplo, o tamanho da tela, na diagonal, é de cerca de 1,1 metro.

Conhecer os diferentes tamanhos de TV é essencial para que você possa comprar o tamanho correto para o ambiente que ela for instalada.

Interessado numa TV menor? Confira aqui a lista das melhores TVs de 32 polegadas de 2021

Como escolher o tamanho de TV adequado?

Saber a distância correta do sofá ou cama para sua TV é muito importante. (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Escolher o tamanho de TV adequado para seu ambiente requer algumas observações importantes. Uma delas, é o tamanho da sala, quarto, cozinha onde sua nova TV será instalada. Isso se deve ao fato de que, telas muito grandes para ambientes pequenos, podem entregar um efeito ruim, tornando a experiência de assistir algum programa muito desgastante.

Outro ponto interessante para se atentar, é a distância entre a TV e o sofá (ou cama). Isso é essencial para que o espectador não tenha que forçar a visão para assistir algo em telas pequenas ou ficar incomodado com a luminosidade e tamanho da tela se for uma TV muito grande para a distância entre seu sofá ou cama da TV.

As TVs em Full HD são boas opções para quem não possui um orçamento muito alto, mas não abre mão das imagens de qualidade. Embora não possuam uma tela com máxima resolução, como as TVs de 4K, as telas Full HD garantem qualidade acima da média, por um preço mais baixo, se comparado as telas com resolução 4K ou 8K.

Se você não abre mão da qualidade máxima, veja aqui a lista das melhores TVs 8K de 2021

Para escolher sua TV, também é importante se atentar para qual tipo de uso que ela terá. Isso porque, existem diferentes tecnologias voltadas para cada consumidor. Seja para assistir um jogo de futebol na TV ou jogar seu game favorito, não faltam opções para se escolher uma TV.

É importante lembrar, que caso você queira assistir seus filmes na sua plataforma de streaming, ouvir músicas e acessar vídeos online, é necessário uma Smart TV com conexão a internet. Esses modelos possuem todos os aplicativos e tecnologias necessários para que você tenha praticamente um computador na sua sala na hora de assistir seus conteúdos preferidos.

Leia mais sobreTV