Ainda vale a pena comprar uma TV Full HD? Com a popularização das TVs 4K e a chegada até de modelos 8K no mercado, essa passou a ser uma dúvida recorrente - mas a resposta depende de qual TV você está procurando.

O primeiro passo para responder essa pergunta é entender o que cada uma das tecnologias significa em termos de resolução e qualidade de imagem para, em seguida, avaliar se uma smart TV Full HD compensa ou não no seu caso.

Caso você busque um aparelho menor, por exemplo, pode ser que a tecnologia Full HD atenda perfeitamente, entregando uma boa qualidade de imagem - como nesses modelos a seguir.

TV Full HD top de linha:

TV Full HD com bom custo-benefício:

Mas, se a dúvida persiste, não se preocupe! Para te ajudar a entender melhor sobre essa questão, separamos todas as informações que você precisa para escolher (ou não) uma TV Full HD.

Saiba tudo sobre as melhores Smart TVs 240Hz e escolha a ideal para sua casa!

O Full HD perde a nitidez apenas em telas maiores

TV mostrando imagem de uma rua movimentada em Nova York, sendo a imagem à esquerda mais nítida e à direita mais embaçada.
Em telas grandes, como de 50 a 65 polegadas, a tendência é que as imagens Full HD percam a nitidez. (Imagem:Divulgação/Samsung)

Atualmente, o Full HD aparece mais em TVs de 32, 40 ou 43 polegadas e isso tem uma explicação. Pense em uma foto: você tira e a enxerga em alta qualidade na tela. No entanto, caso queira esticar a imagem, ela perde todos os detalhes, certo? É a mesma coisa que acontece com as TVs: quanto maiores as telas, mais as imagens ficam esticadas e, se tiverem poucos pixels, vão ficar borradas.

Publicidade

Então, o que é melhor 4K ou Full HD?

Via de regra, o 4K oferece quatro vezes mais resolução do que a Full HD - portanto, é melhor. Mas, na prática, o Full HD pode atender perfeitamente com nitidez e boa qualidade de imagem.

Em telas pequenas, como a de uma TV 40 polegadas Full HD ou a de uma Full HD 43 polegadas, por exemplo, essa resolução é suficiente. Já em telas maiores, a partir de 50 polegadas, ele já perde qualidade em relação ao 4K e as imagens podem ficar borradas e com menos detalhes.

Isso está relacionado ao fato da resolução de uma TV ter dois fatores principais: número de pixels (aqueles quadradinhos que compõem a imagem) e tamanho da tela. Quanto mais pixels disponíveis para reprodução no aparelho, melhor será a qualidade da imagem exibida, por conta da quantidade de detalhes que os pontos conseguirão ilustrar.

Mulher sentada no sofá de costas assiste à TV que está no hack de uma sala escura
TVs com polegadas menores e tecnologia Full HD entregam uma ótima qualidade de imagem (Foto: Shutterstock)

Para se ter uma noção: enquanto uma TV Full HD tem 1920 x 1080 pixels (isso é, 1920 pontos na vertical e 1080 na horizontal formando as cenas), uma 4K tem quatro vezes mais: 3840 x 2160 pixels.

Nas TVs 8K, as mais recentes do mercado, o número é ainda mais impressionante, com 7680 x 4320 pixels. Porém, na prática, uma smart TV só pede esse nível de detalhamento e resolução quando ela é bem maior.

Uma TV Full HD é considerada boa, especialmente, quando é 'turbinada' com tecnologias de aprimoramento de imagem. Atualmente, para melhorar ainda mais a qualidade da do que é exibido em modelos de TV Full HD 43 polegadas, por exemplo, as marcas costumam implementar tecnologias que aprimoram a definição, como o HDR, que deixa as cores mais vivas e realistas.

Veja qual resolução é mais adequada para suas necessidades: 4K ou 8K, e tome a melhor decisão!

No fim das contas, ainda vale a pena comprar uma TV Full HD?

Homem no canto da tela segurando controle de video game enquanto TV mostra imagem de corrida de carros
A TV Full HD em tamanhos grandes pode perder qualidade (Foto: Samsung)

Apesar de dificilmente terem recursos avançados para filmes e games, as TVs Full HD costumam ter boas tecnologias de imagem, som e conectividade. As TVs são compatíveis com os principais aplicativos de streaming, como Netflix, Prime Video e Globoplay, além de terem lojas disponíveis para baixar outros tipos de apps. Algumas smart TVs trazem ainda recursos de inteligência artificial.

Por terem menos resolução do que os modelos mais atuais do mercado, e já ser possível encontrar TVs 4K pelo mesmo preço de uma Full HD, o diferencial é que, por terem uma resolução “inferior”, muitas smart TVs Full HD compensam nas demais tecnologias.

Portanto, além das considerações em relação ao tamanho da tela, vale ponderar também sobre o que é mais vantajoso para você nesse caso.

O que considerar antes de apostar em uma TV Full HD?

Mulher apontando controle remoto sentada em sofá azul, com cabelos longos e ondulados, sorrindo.
Entenda como saber se vale a pena comprar uma TV Full HD para o seu ambiente (Foto: Shutterstock)

Uma das primeiras coisas que você deve considerar é a finalidade da TV. Se você tiver um ambiente pequeno, por exemplo, não adianta comprar uma TV muito grande, já que não conseguirá usufruir das qualidades e tecnologias do aparelho.

Modelos de TV 40 e 43 polegadas Full HD, por exemplo, precisam de menos espaço entre a TV e o sofá, e garantem mais qualidade e conforto para o consumo dos seus conteúdos favoritos.

Se a intenção for uma tela grande para assistir filmes na sala ou recursos avançados de games, certamente uma TV 4K trará mais benefícios na exibição. Porém, se o uso for pontual, como no quarto de uma criança que ainda não consome conteúdos pesados, não é necessária uma ultra qualidade de imagem e uma TV Full HD pode ser bem satisfatória pelo custo-benefício.

Portanto, comprar uma TV Full HD ainda vale a pena se o tamanho de tela escolhido não demandar resolução em 4K ou se o uso do aparelho dispensar uma qualidade de imagem impecável.

Explore nosso guia completo sobre TVs Smart 4K e descubra as melhores opções do mercado!

Quais são as melhores opções de TV Full HD?

Se você chegou à conclusão de que a TV Full HD é ideal para você, temos boas notícias: não faltam opções interessantes no mercado! Abaixo, confira uma lista com os modelos mais indicados pelos nossos especialistas.

1. LG LM6370 43": boa opção com inteligência artificial e HDR

Com o renome da marca LG, a TV Full HD LM6370 é uma boa opção para quem busca imagem de qualidade e tecnologias suficientes para uma boa experiência de consumo. Com três entradas HDMI, Wi-Fi integrado e Bluetooth, essa smart TV conta com 60Hz de frequência nativa e HDR, que garante cores mais vivas e nítidas. Ela vem com conversor digital integrado e os principais aplicativos de streaming.

Características da TV Full HD 43 polegadas LG LM6370:

  • Smart TV: Sim
  • Tipo de tela: LED
  • Sistema operacional: webOS
  • Frequência nativa: 60Hz
  • Recursos especiais: HDR, acesso à internet, assistente pessoal, inteligência artificial, Bluetooth, espelhamento de tela

2. TCL S615 40": opção com Modos de Imagem para melhorar a experiência

Além de HDR e Dolby Áudio, recursos que garantem melhor qualidade de imagem e som, essa TV Full HD TCL S615 conta com tecnologias especiais para quem gosta de filmes e games. Com o Modo Filme, Modo Jogo e Função Estádio, que permite com que você se sinta dentro da partida, essa smart TV Full HD desponta como uma das favoritas para quem busca um modelo de 40 polegadas.

Características da TV 40 polegadas Full HD TCL S615:

  • Smart TV: Sim
  • Tipo de tela: LED
  • Sistema operacional: Android
  • Frequência nativa: 60Hz
  • Recursos especiais: Assistente Pessoal, Comando de Voz, Dolby Áudio, HDR, Modo Filme, Modo Jogo, Função Estádio

3. Samsung The Frame 32": uma das TVs Full HD mais completas do mercado

Com tela QLED e frequência nativa de 60Hz, essa smart TV Full HD da Samsung tem excelente custo-benefício. Ela conta com recursos de primeira para aprimoramento de som e imagem como o Quantum HDR e Dolby Digital Plus, além de funcionalidades super interessantes como o Modo Ambiente. Com esse recurso, a TV pode se transformar em uma obra de arte quando desligada - ótimo para dar um up na decoração do espaço.

Características da TV Full HD 43 polegadas Samsung T53000:

  • Smart TV: Sim
  • Tipo de tela: QLED
  • Sistema operacional: Tizen
  • Frequência nativa: 60Hz
  • Recursos especiais: Dolby Digital Plus, Modo Ambiente, Modo Filme
  • Quantum HDR, Sensor de Movimento, Som em Movimento, Controle por Smartphone, Controle com Comando de Voz, Espelhamento de Áudio e ConnectShare.

4. AOC S5135 43": modelo mais básico para quem quer economizar

Com bons recursos de conectividade, como 3 entradas HDMI e assistente pessoal, a smart TV AOC S5135 também conta com Modo Filme, que aprimora a experiência de consumo com cores mais fortes e vibrantes. Seu sistema operacional proporciona uma ampla variedade de aplicativos, incluindo Netflix, Amazon Prime Video e Globoplay, e o Dolby Digital garante uma qualidade de cinema em casa.

Características da TV Full HD 43 polegadas AOC 43S5135:

  • Smart TV: Sim
  • Tipo de tela: LED
  • Sistema operacional: Roku
  • Frequência nativa: 60Hz
  • Recursos especiais: Controle por celular, assistente pessoal, Dolby Digital, Modo Filme, Função Estádio

Veja as melhores promoções de TVs 8K na Black Friday e garanta a sua com desconto!

Carregando comparador...
Leia mais sobre
especialista

Ainda está na dúvida? Nossos especialistas em produtos estão prontos para te ajudar!

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Carregando artigos...
Publicidade