Logo Buscapé
Logo Buscapé

Quem já pesquisou algum produto ou serviço na internet deve ter se deparado com o termo "custo-benefício" em diversos momentos. Só que isso é algo tão difundido que muitas pessoas podem nem saber exatamente no que é custo-benefício ou como analisar e entender se há esse elemento nos seus produtos desejados.

Para te ajudar com isso, nós fizemos um guia bem detalhado para te explicar mais sobre esse conceito e como você mesmo pode ter mais noção do custo-benefício do que quer comprar antes de tomar sua decisão final. Confira tudo logo a seguir!

O que é custo-benefício?

Antes de começar a analisar o custo-benefício, vale a pena entender melhor esse conceito (Foto: Pexels)

Antes de qualquer coisa, vale a pena explicar o que é custo-benefício. Essencialmente, esse conceito é como uma análise entre o que um produto ou serviço oferece em relação ao preço que deve ser pago no final.

De certa forma, é como uma maneira de comparar se os benefícios oferecidos (ou a falta de alguns deles) são vantajosos o suficiente para tonar o valor cobrado mais atraente ao consumidor. Se o que ele pagou é equivalente ao benefício que ele irá ter.

Como saber o custo-benefício de algo?

É claro que não há como simplesmente adivinhar se um produto que você não conhece possui um bom custo-benefício. Geralmente, se tem uma noção melhor de quanto vale a pena pagar quando comparamos o preço de outros produtos com características e benefícios similares, sendo possível determinar quais oferece mais vantagens.

Quando você analisa modelos de produtos pertecentes a diferentes marcas que estejam na mesma faixa de preço, vai notar que há muitas similaridades em recursos oferecidos, além de algumas desvantagens que servem para balancear o valor. A partir disso, você terá uma média de preço.

Com isso, chegará em um entendimento melhor das características oferecidas por esse valor e quais os possíveis sacrifícios em qualidade ou recursos do produto em questão.

Com isso mente, basta pesar quais recursos são mais importantes para o seu uso do produto, quais sacrifícios não importam tanto e quanto está disposto a pagar. Com esses conceitos simples em mente, terá como determinar o melhor custo-benefício para praticamente qualquer produto pelo qual se interessar no futuro.

Como analisar o custo-benefício de um produto?

Como analisar o custo-benefício de um produto? (Fonte: Reprodução/Pexels)

Um bom exemplo de como analisar o custo-benefício de um produto é pensar na compra de um novo notebook.

Alguns dos elementos mais importantes na hora de determinar o custo-benefício de um laptop consistem do tamanho e resolução da tela, quantidade de memória RAM, qual o seu processador, qual sua placa de vídeo, se ele possui um HD ou SSD, se é compacto e quais suas opções de conectividade.

Também é necessário pensar em que tipo de notebook se deseja comprar, já que o preço varia bastante nos modelos de entrada, intermediários, premium, gamer ou ultrafinos.

Um laptop de entrada ou intermediário, por exemplo, pode facilmente sacrificar a resolução da tela (que não seria Full HD) para garantir um SSD em vez de um HD antigo e ainda oferecer um preço decente ao consumidor.

Enquanto isso, um notebook feito para ser compacto e fino pode ter menos opções de conectividade, uma tela menor e esquentar com mais facilidade. Sabendo dessas características inerentes dessas linhas, você pode focar em encontrar um modelo que tenha uma vantagem extra.

No caso dos exemplos acima, pode achar um notebook de entrada que tenha tela Full HD ou um modelo fino que tenha várias opções de conexão para diferentes tipos de cabos.

Tudo isso enquanto avalia se o preço não é tão mais alto ou se está na mesma faixa que os concorrentes.

Ferramentas do Buscapé

Agora que você já sabe mais sobre o que é custo-benefício e como analisar esse elemento nos produtos em que estiver interessado, vale a pena aprender sobre o nosso Cashback Buscapé!

Com ela, você fica eligível para receber de volta parte do dinheiro usado para comprar seus produtos, o que depois pode ser usado para economizar ainda mais na aquisição de outros itens.

Para ter ainda mais vantagens, também recomendamos que use a nossa ferramenta de Histórico de Preços, para acompanhar a flutuação dos valores de diversos produtos, e o nosso Alerta de Preço, que te avisa quando o seu item desejado chegar no valor que cabe no seu bolso. Você pode conferir mais sobre nossas ferramentas no vídeo abaixo!

especialista

Ainda está na dúvida? Nossos especialistas em produtos estão prontos para te ajudar!