Logo Buscapé
Logo Buscapé

A popularização do cashback tem se tornado cada vez maior em grandes sites de comércio e pagamento online. A ferramenta é uma maneira excelente de economizar ainda mais na sua próxima compra.

Porém, ainda existem dúvidas por parte de algumas pessoas sobre como funciona o cashback e os benefícios que ele pode trazer. Pra te ajudar nessa, nós do Buscapé fizemos esse artigo explicando todos os aspectos dessa ferramenta.

O que é cashback?

Bom, de forma simples, a resposta está no próprio nome da ferramenta, que do inglês significa "dinheiro de volta". Em linhas gerais, a cada compra que você exerce em algum site que ofereça o cashback faz com que uma porcentagem dessa compra volte para você.

Dessa maneira, se você realizar uma compra de R$ 1.000 com cashback de 5%, R$ 50 gastos naquela compra voltarão para você  em uma carteira de cashback ou até mesmo transferido direto para a sua conta bancária.

Aqui no Buscapé, nós já calculamos exatamente a quantidade de cashback da sua compra para facilitar ainda mais sua escolha.

Nos produtos mostrados no Buscapé, você pode ver qual valor de cashback receberá se efetuar uma compra (Reprodução/Buscapé)

Como nasceu o cashback?

O cashback teve seu início em 1986, com o lançamento do cartão de crédito "Discover", feita pela varejista americana Sears.

Ainda que o cashback tenha nascido há algum tempo, ele mudou completamente desde a década de 80. Hoje a ferramenta é extremamente mais popular e não tão nichada quanto antes, além dos benefícios serem bem melhores hoje do que naquela época.

Qual a diferença entre desconto e cashback?

O cashback e o desconto são coisas diferentes (Fotos: Shuttertstock)

É necessário deixar algo bem claro desde o princípio: cashback e desconto são coisas bem diferentes. Enquanto o desconto se baseia no ato de descontar uma parte do preço total de um produto, o cashback é o retorno de uma porcentagem da quantia total.

De forma simples, o cashback não interfere na quantia paga por você, essa será paga de forma integral, ele age apenas trazendo um retorno de uma porcentagem desta mesma quantia.

Quais os tipos de cashback?

Agora que sabemos o que é essa ferramenta, vamos tratar dos tipos de cashback. Existem, basicamente, dois tipos. Um deles é o que permite ao usuário o recebimento do dinheiro diretamente em sua conta. O Cashback Buscapé é um deles, permitindo o retorno da quantia diretamente por Pix.

Já o outro tipo consiste no armazenamento do dinheiro em uma "carteira digital" do site onde a compra foi feita, servindo basicamente como crédito para futuras compras feitas somente nesse mesmo site.

Assim, se você por exemplo aquirir uma bola em um site de artigos esportivos, na sua próxima compra terá créditos para comprar, digamos, uma camisa do seu time com um menor preço.

Como as empresas ganham com o cashback?

O cashback é ótimo tanto para as empresas como para os clientes (Foto: Shutterstock)

Mas agora você deve estar pensando: "Ok, mas como as empresas ganham com o uso cashback?". A resposta é bem simples.

A implementação do cashback por parte de uma loja é capaz de gerar um vínculo de fidelidade com o cliente, fazendo com que mais compras possam acontecer futuramente por conta disso.

Outro ponto, o cashback permite uma maior visibilidade aos comércios, que por conta disso anunciam em grandes plataformas que fornecem esse serviço.

O cashback vale a pena?

Mas afinal, o cashback realmente vale a pena? A resposta é bem simples, depende. Para chegar a uma conclusão, é necessário analisar dois pontos específicos, o preço total do produto e a porcentagem de retorno do cashback deste produto.

Por exemplo, se você tiver duas opções de compra do mesmo produto, porém a diferença no preço total sem cashback de uma delas seja maior do que o possível retorno da outra compra com cashback, talvez valha mais a pena deixar a ferramenta de lado nesse momento e optar pela compra do produto que está mais barato, mesmo que não renda dinheiro de volta.

Conheça o Cashback Buscapé!

Agora que você já sabe tudo sobre cashback, que tal conhecer tudo sobre o Cashback Buscapé? Com ele você consegue economizar recebendo seu dinheiro direto por Pix.

O que é preciso para resgatar o Cashback Buscapé?

Resgatar o Cashback Buscapé é extremamente simples e não leva quase tempo nenhum. Tudo que você vai precisar é ter uma conta em nosso site ou app e pronto, só com esse passo já dá pra economizar ainda mais em suas compras. Para criar sua conta, basta acessar nossa página de cadastro informando seu nome, CPF e-mail. Além disso, é possível criá-la também utilizando sua conta no Facebook ou Google.

Feito isso, será necessário indicar sua conta bancária ou se você preferir, a sua chave Pix parar que desse forma o a transferência do cashback seja feita.

especialista

Ainda está na dúvida? Nossos especialistas em produtos estão prontos para te ajudar!