Está à procura de um tênis para tendinite no pé? Quem treina, aposta na corrida ou pratica esportes com alguma frequência sabe que as dores ou inchaço no tendão, uma hora ou outra, podem ser um percalço. Mas, por sorte, a indústria está ciente deste problema e produz linhas de tênis com alta absorção que reduzem o impacto da pisada contra o solo, sabia?

Embora não sejam exatamente calçados ortopédicos, eles podem facilitar a vida de quem tem tendinite no pé pois têm foco em garantir amortecimento e conforto extra aos pés. Já conhece os principais modelos? Aproveite este artigo para ficar por dentro dos calçados mais indicados - mas, antes, te ajudamos a entender um pouco melhor o que é a tendinite no pé. Veja só!

Seu caso é o esporão de calcâneo? Então confira aqui nossa seleção de melhores tênis para se livrar da dor!

O que é a tendinite no pé?

A tendinite no pé pode ser causada por falta de alongamento antes e depois do treino (Foto: Reprodução/Shutterstock)

De forma bem simples, a tendinite no pé é a inflamação do tendão na região. Explicando melhor, nossos músculos são ligados aos ossos por uma estrutura fibrosa, o tendão. Quando essa estrutura é sobrecarregada, pode inflamar e causar dor. Entre as causas da tendinite no pé estão alguns fatores de risco para os praticantes de esporte.

Inclusive, vale um alerta: a falta de alongamento, por exemplo, pode causar o problema, viu? Outras possíveis causas são o uso de técnicas ou de equipamentos incorretos. Mas, a boa notícia está aqui: quem se alonga corretamente, corrige as suas pisadas para uma melhor prática de exercícios e tem o tênis mais correto para isso, tem menores possibilidades de desenvolver a tendinite no pé.

Aumentar a carga de exercícios de forma gradativa, sempre com um bom alongamento e com o material esportivo correto, é uma atitude que vai ajudar a evitar o problema. Mas lembre-se de que se a dor persistir é sempre bom consultar um médico, ok? Agora, vamos à lista de tênis que podem ajudar no dia a dia.

1. Tênis Nike Air Zoom Pegasus 37

O amortecimento responsivo do Nike Air Zoom Pegasus 37 é um dos pontos altos desse modelo. Este é um modelo que utiliza espuma Nike React e a tecnologia Air Zoom (que são bolsões de ar) na parte dianteira. Juntas, as duas garantem não só mais impulso a cada passo, mas também maximizam o amortecimento com a sensação de leveza nos pés.

Ah, e se você sofre com a tendinite no pé, vai querer saber que o Nike Air Zoom Pegasus 37 também entrega um ótimo ajustes nos pés, viu? Ele conta com uma faixa no mediopé que se adapta ao corpo e mantém a corrida confortável e segura a cada passo. Mas, atenção: este é um tênis com amortecimento ideal para as corridas e não é indicado para prática de atividades de maior impacto, como vôlei ou basquete.

Características do tênis:

  • Tipo de uso: Corrida
  • Modo de fechar: Cadarço
  • Tipo de pisada: não informado
  • Tipo de amortecimento: Espuma Nike React e cápsula Air Zoom

2. Tênis Asics Gel Cumulus 22

Para quem busca um tênis que evite a tendinite no pé, o Asics Gel Cumulus 22 pode ser uma ótima pedida. Isso porque ele ajuda a dar mais flexibilidade tanto para corridas quanto para treinos por meio de uma combinação de tecnologias pra lá de interessantes da fabricante.

Por exemplo, a entressola desse modelo é leve e suave graças às tecnologias FlyteFoam, de espuma macia, e ao gel estrategicamente posicionado para garantir que as pisadas sejam amortecidas durante o impacto dos treinos. Ele também conta com algo chamado Guidance Line, que é uma espécie de canal vertical no solado com função de orientar melhor a direção das passadas e distribuir o impacto de maneira uniforme nos pés.

Características do tênis:

  • Tipo de uso: Corrida e caminhada
  • Modo de fechar: Cadarço
  • Tipo de amortecimento: Gel, FlyteFoam, Guidance Line
  • Tipo de pisada: Neutra

3. Tênis Adidas Ultra Boost 21

A entressola que ajuda no desempenho das corridas, o amortecimento superior e o solado de borracha para tração e flexibilidade fazem do Adidas Ultra Boost 21 um tênis ideal para corridas e treinos. Especialmente se você quer fugir da dor de uma tendinite nos pés, é claro!

Conforto e bom amortecimento são fundamentais para evitar as dores da tendinite nos pés, e isso é o que promete este tênis da Adidas. Isso porque a plataforma do calçado é feita 100% em Boost, uma espuma feita de TPU e um dos materiais mais macios para tênis. No entanto, este é mais um modelo desenhado para quem pratica corridas. Esportes como vôlei e basquete, que exigem maior impacto exigem outros tipos de solução.

Características do tênis:

  • Tipo de uso: Corrida
  • Modo de fechar: Cadarço
  • Tipo de amortecimento: Espuma
  • Tipo de pisada: Não informado pelo fabricante

4. Tênis Mizuno Wave Sky 4

O Mizuno Wave Sky 4 , indicado para corridas e caminhadas, pode ajudar e muito a vida de quem quer evitar as dores da tendinite no pé. Seus diferenciais estão no calcanhar reforçado para proteger contra possíveis torções, no forro acolchoado e na mistura de tecnologias que fazem a diferença para evitar o inchaço do tendão:

Na entressola foram aplicadas as tecnologias XPOP , Enerzy e Enerzy Core. Juntas, elas são muito mais superiores do que U4ic - tecnologia que os amantes da Mizuno já conhecem bem. Só pra ter uma ideia, a Enerzy Core entrega 293% mais leveza e 56% mais retorno de energia do que o U4ic. Legal, né?

Também vale falar sobre a SmoothRide, tecnologia localizada no solado de borracha desse tênis que faz com que ele seja muito mais macio e flexível para as regiões de maior impacto. Ou seja, ideal para prevenir a tendinite no pé!

Características do tênis:

  • Tipo de uso: Corrida e caminhada
  • Modo de fechar: Cadarço
  • Tipo de amortecimento: XPOP , Enerzy e Enerzy Core
  • Tipo de pisada: Neutra/Supinada

5. Tênis Asics Gel Nimbus 23

Tecnologia em prol do conforto e do desempenho e, é claro, contra problemas físicos como a tendinite nos pés: é isso que você pode esperar do tênis Asics Gel Nimbus 23! Segundo o fabricante, ele oferece máxima absorção de impacto e muito mais estabilidade - o que ajuda a manter o equilíbrio durante toda a corrida.

Ah! Vale destacar um ponto importante: a Asics garante que essa versão do calçado oferece mais compressão no calcanhar graças à tecnologia Gel e também ao um dispositivo trusstic específico para cada gênero. Na prática, ele fornece uma quantidade articulada de apoio na direção certa para homens e mulheres - o que ajudar a criar um amortecimento realmente superior.

Características do tênis:

  • Tipo de uso: Corrida e dia a dia
  • Modo de fechar: Cadarço
  • Tipo de amortecimento: Gel
  • Tipo de pisada: não informada

Leia também:

Leia mais sobre