Triptofano: o que é, para que serve e as melhores opções
Saiba mais sobre o triptofano e como ele ajuda o sono e alivia o estresse!

O nome pode parecer estranho, mas com certeza o triptofano pode te ajudar a sanar alguma queixa. Presente em vários alimentos, o triptofano também pode ser encontrado em suplementos e oferece diferentes benefícios ao corpo. Um deles é o auxílio na produção de serotonina e melatonina, dois hormônios essenciais para o humor e para o sono. Só de citar essas vantagens já deu vontade de consumi-lo, não é? Mas, calma! Por se tratar de uma suplementação, é superimportante contar com o auxílio de um profissional.
Para te ajudar a entender melhor o que é triptofano, para que ele serve e quais são os mais recomendados, nós preparamos este conteúdo com a ajuda da nutricionista Bruna Ribeiro (@nutri.bbargiela). A partir das próximas linhas, você vai entender, com a ajuda da nutricionista, a como aproveitar todas as vantagens do triptofano. Continue lendo!
Confira o nosso guia com tudo o que você precisa saber antes de comprar suplementos com dicas de uma nutricionista.
O que é triptofano?
Você sabia que existem alguns aminoácidos que o nosso corpo não consegue produzir? A eles é dado o nome de aminoácidos essenciais - e o triptofano faz parte desse grupo! Por não ser produzido pelo organismo, ele precisa ser ingerido através da alimentação ou da suplementação.
Triptofano: para que serve?

A gente já sabe que o triptofano deve ser consumido através dos alimentos que são boas fontes e/ou suplementos, mas por que é preciso fazer esse consumo? Como o triptofano age e o que ele oferece de bom ao nosso corpo? A maioria dos aminoácidos é superimportante na recomposição muscular, e com o triptofano não seria diferente.
"No organismo, ele atua na síntese de proteínas, sendo transformado em 5-HTP. Em seguida, em melatonina e seratonina, um nutriente importante que atua no nosso bem-estar e prazer", explica Bruna.
Com isso, já conseguimos entender que o triptofano é um bom aliado na formação e recuperação dos músculos, certo? Mas, além disso, ele também atua na produção de melatonina, um hormônio que atua na qualidade do sono. Ou seja, se você tem dificuldade para dormir, o triptofano pode ser uma boa ajuda! Isso sem falar nos seus benefícios contra o estresse e na contribuição do bom humor. Quem não quer, não é?
Você já ouviu falar em arginina? Veja aqui para que serve esse suplemento!
Como citamos anteriormente, o triptofano é um superamigo de quem precisa melhorar a qualidade do sono. Mas, para isso, a nutricionista deixa uma dica especial:
"É interessante a suplementação antes de dormir (após o jantar), para que proporcione a indução e estimulação de serotonina, que boa parte desse aminoácido auxilia na produção do hormônio melatonina", aconselha Bruna.
Por ajudar nesse descanso noturno, o triptofano também ajuda o cérebro a descansar melhor. Por consequência, melhora a capacidade de memória, de raciocínio e auxilia os processos de aprendizado. Além disso, esse aminoácido essencial, junto com a vitamina B3 e o magnésio, potencializam a produção de serotonina. O resultado? Você tem mais bem-estar, melhor o humor e alivia o estresse e a ansiedade.
Veja quais são as vitaminas B12 mais recomendadas!

Apesar dos seus ótimos benefícios, assim como outros suplementos, o triptofano pode de trazer problemas se ingerido de maneira incorreta. Por isso, antes de comprá-lo, consulte um nutricionista para saber qual é o mais indicado para você e a dosagem correta, certo? Algumas dicas importantes são: ficar de olho em quanto do triptofano há em uma dose e se há outros nutrientes, no caso dos suplementos. Ah! E se você está se pergutando se há alguma contraindicação, a nutricionista Bruna Ribeiro diz que não, mas alguns grupos de pessoas precisam de uma atenção especial.
"Não existem contraindicações descritas em estudos recentes, porém é sempre bom avaliar a necessidade e dosagem do suplemento com um médico ou nutricionista responsável. Principalmente mulheres grávidas, lactantes, crianças e pessoas que utilizam outros medicamentos, como antidepressivos", diz Bruna.
Agora que você já sabe tudo sobre o triptofano, chegou a hora de conhecer algumas opções de suplementação indicadas pela nutricionista Bruna Ribeiro. Mas lembramos que antes de começar o uso, você deve conversar com o seu médico ou nutricionista, combinado?
Triptofano Nutrify
Se você está em busca de um bom triptofano, o da Nutriy pode ser uma boa escolha. Um pote vem com 60 cápsulas, em que cada cápsula contém 190 mg de triptofano. Ele é indicado para quem quer melhorar o sono, a memória e o relaxamento. Os intolerantes a lactose e/ou glúten podem ficar tranquilos, pois ele não contém nenhuma das duas substâncias. Além disso, ele também é GMO Free, ou seja, livre de organismos geneticamente modificados.
Características do triptofano Nutrify
- 60 cápsulas
- 190 mg de triptofano em cada cápsula
- Não contém glúten
- Não contém lactose
- Não contém organismos geneticamente modificados
Triptofano Maxinutri
Além do triptofano, o suplemento da Maxinutri tem ácido fólico, magnésio, vitamina B6 e vitamina B12 como ingredientes. Ótimo para quem precisa de um suplemento vitamínico! Ele conta com 60 cápsulas e, cada cápsula, tem 250 mg. De acordo com o fabricante, o ideal é que sejam consumidas duas cápsulas por dia antes de deitar. A Maxinutri também alerta que esse triptofano não deve ser consumido por gestantes, lactantes e crianças.
Características do triptofano Maxinutri
- 60 cápsulas
- Rendimento: 30 porções
- Com L-triptofano, ácido fólico, magnésio, vitamina B6 e vitamina B12
- Não deve ser consumido por gestantes, lactantes e crianças
Triptofano Vitafor
O triptofano em suplemento da Vitafor tem em sua composição a gilicina, a vitamina B3 e B6, que trazem diversos benefícios ao corpo. A vitamina B3, por exemplo, auxilia o metabolismo energético, enquanto a B6 melhora o desempenho do sistema imune. Além disso, esse triptofano vem com 60 cápsulas de 470 mg cada e não possui adição de açúcares. É uma ótima opção para quem precisa, além de regular o sono, cuidar da imunidade e do bom funcionamento do metabolismo.
Características do triptofano Vitafor
- 60 cápsulas
- Sem adição de açúcares
- Com glicina, vitamina B3 e vitamina B6
- Sem glúten
Triptofano Muke
Uma outra opção de suplementação de triptofano é este da Muke. Ele vem com 60 cápsulas e é composto por 100 g de L-triptofano em cada porção. Por isso, o fabricante indica o consumo de duas cápsulas por dia, totalizando 200 mg e com rendimento de 30 dias. O ideal é que seja consumido antes de dormir para aproveitar todos os seus benefícios: melhora do sono, alívio da ansiedade e diminuição do casanço.
Características do triptofano Muke
- 60 cápsulas
- 100 mg de Triptofano em cada cápsula
- Rendimento: 30 dias
- Sem glúten
Triptofano Lauton
Uma última recomendação de triptofano é o suplemento da Lauton. Com vitamina B6 e vitamina B3, ele promete melhorar a sua qualidade de vida e regular melhor o sono. O pote vem com 60 cápsulas e, cada cápsula, conta com 215 mg de triptofano. O fabricante sugere tomar de 1 a 4 comprimidos por dia, de acordo com recomendação profissional. No entanto, esse é um produto que não deve ser consumido por gestantes, lactantes e crianças.
Características do triptofano Lauton
- 60 cápsulas
- 215 mg de Triptofano em cada cápsula
- Com vitamina B6 e vitamina B3
- Sem glúten
- Sem açúcar
Agora que você já sabe tudo sobre triptofano, que tal dar uma olhada em suplementos para dar energia? Separamos ótimas opções!

