É fato que a pele dos pequenos tende a ser mais sensível e delicada. Por esse motivo, o protetor solar infantil é um item indispensável para a rotina das crianças - especialmente para aqueles que brincam ao ar livre com frequência. Além de prevenir o surgimento de queimaduras que causam desconforto, o produto evita os efeitos acumulativos da exposição solar ao longo da vida.

Para garantir que a pele do seu filho esteja protegida, é importante redobrar a atenção na hora de escolher esse produto. Nesse caso, os primeiros passos são analisar o FPS e, é claro, saber se o produto é hipoalergênico e resistente à água. Considerando esses e outros fatores, reunimos as melhores opções de protetor solar infantil do momento - incluindo modelos que oferecem um excelente custo-benefício. Desliza a barra e vem conferir!

Protetor solar infantil é sinônimo de pele protegida e saudável. Entenda! (Foto: Shutterstock)

Está buscando um protetor solar para bebê? Explore o nosso artigo e acerte na compra!

Protetor solar infantil: entenda a importância

Não é à toa que existe um protetor solar infantil. O produto traz uma fórmula pensada para a pele mais fina e sensível dos pequenos - o que garante uma dose extra de proteção. Por esse motivo, a sua ação é bem diferente do item para adultos. Ao invés de absorver e transformar a radiação solar, o protetor solar infantil reflete os raios solares através do dióxido de titânio, que é uma substância presente em sua composição.

Toda essa tecnologia é a grande responsável por prevenir queimaduras e até mesmo outros tipos de lesões na pele causadas pelos raios UVA e UVB. Mas, para que isso aconteça, é importante lançar mão do protetor solar infantil a partir dos seis meses de idade. Antes disso, o ideal é que a criança não seja exposta ao sol por mais de 10 minutos - já que a sua pele é ainda mais sensível.

Como escolher o melhor protetor solar infantil?

De fato, a escolha do protetor solar infantil é uma tarefa que ainda gera dúvidas. Afinal, com tantas opções disponíveis no mercado fica difícil eleger a melhor de todas, certo? Nesse caso, não tem mistério: é preciso analisar as informações no rótulo do produto. O primeiro item a ser observado é o fator de proteção solar (FPS). Ainda que o FPS 50 já seja o suficiente para proteger a pele das crianças, vale apostar em valores maiores - especialmente em ocasiões com maior exposição, como praia, piscina e parques.

Outro fator que pode fazer diferença é selo de "dermatologicamente testado". Isso significa que o protetor possui uma fórmula hipoalergênica e, certamente, não traz componentes nocivos que aumentam o risco de câncer de pele. O grau de resistência em contato com a água também é outra condição importante na escolha do protetor solar infantil. Geralmente, os produtos mais resistentes oferecem entre 60 e 80 minutos de proteção em situações que envolvem água.

Por fim, se atente ao tipo de embalagem do protetor solar infantil. No mercado, é possível encontrar três modelos diferentes: spray, bisnaga e tampa pump. Embora as duas últimas sejam as mais comuns, elas não oferecem tanta praticidade e, muito menos, aproveitamento total do produto. Por outro lado, a versão em spray é a escolha certa para uma aplicação simples e prática.

7 opções de protetor solar infantil que valem a pena

Depois de descobrir como escolher o protetor solar infantil, chegou a hora de conferir as melhores opções do mercado. Considerando critérios como FPS, componentes da fórmula, nível de hidratação e embalagem, reunimos os produtos que valem a pena investir. A seguir, você encontra produtos que atendem todas as necessidades e, é claro, os orçamentos.

La Roche-Posay Anthelios Dermo-Pediatrics

O Anthelios Dermo-Pediatrics, de La Roche-Posay, é um protetor solar infantil desenvolvido especialmente para pele sensível das crianças. A sua tecnologia Mexoplex oferece uma proteção ampla e fotoestável que evita os danos causados pelos raios solares. A fórmula desse produto conta ainda com água termal exclusiva da marca, que é reconhecida por acalmar e suavizar a pele. Outro destaque desse protetor solar infantil é a resistência à água e transpiração, que faz dele um produto coringa para praia e piscina.

Características do protetor solar infantil de La Roche-Posay:

  • Apresenta uma textura fluída e cremosa
  • Sua fórmula é livre de perfumes e parabenos
  • Apresenta FPS 60 que garante alta proteção
  • Dermatologicamente testado para uso no corpo e rosto
  • Conta com embalagem em bisgana - o que pode diminuir a durabilidade do produto

Mantecorp Skincare Episol Infantil

Seguindo a mesma linha do produto anterior, o protetor solar infantil Episol traz um FPS 70 que garante alta proteção contra os raios UVA e UVB. Feito para uso diário ou em momentos de exposição intensa ao sol, ele conta com uma fórmula leve e adequada para pele sensível dos pequenos.

Além disso, esse protetor solar infantil também é resistente à água. Sendo assim, o seu filho pode mergulhar na piscina ou no mar sem perder a proteção adequada. Disponível em outras versões, incluindo com FPS 50, ele pode ser facilmente espalhado e absorvido pela pele.

Características do protetor solar infantil da Episol:

  • Oferece alta proteção UVA/UVB e hidratação para pele
  • Sua fórmula não é comedogênica
  • É recomendado para todos os tipos de pele, inclusive as mais sensíveis
  • Não contém parabenos ou fragrância
  • A sua embalagem é em formato de bisnaga

Mustela Bebê-Infantil

O protetor solar infantil Mustela é outra sugestão para preserva a saúde da pele dos pequenos. Com fotoproteção de alta eficácia para crianças e bebês, ele conta com perseose de abacate em sua fórmula. Na prática, isso permite defender a riqueza celular da pele contra os raios UVA e UVB. Outro diferencial desse produtinho é a sua composição livre de ingredientes prejudiciais, como álcool e parabenos. Justamente por isso, ele pode ser utilizado por todos os tipos de pele, incluindo as atópicas, intolerantes e reativas. Quanto a sua textura, ela é leve, fácil de espalhar e sem o aspecto pegajoso.

Características do protetor solar infantil da Mustela:

  • Apresenta FPS 50+
  • É um produto resistente à água e areia
  • Traz uma embalagem eco-concebido, ou seja, 100% reciclável
  • Hipoalergênico e dermatologicamente testado
  • Não possui perfume

Avène Spray Infantil

Se convencer o seu filho a passar o protetor solar infantil é uma tarefa difícil, esse produtinho pode ser a escolha certa. Em formato de spray, ele promete uma aplicação mais rápida, prática e fácil de espalhar - o que evita uma longa pausa na diversão do seu pequeno. Esse protetor solar infantil  traz água termal em sua fórmula, garantindo uma ação anti-inflamatória e calmante ideal para peles sensíveis e reativas.

Outro ativo presente em sua composição é a vitamina E. Com uma ação hidratante, ela combate os danos causados pelos raios solares sem ressecar a pele. Por outro lado, a textura leve e oil free desse protetor solar infantil garante mais conforto para as crianças.

Características do protetor solar infantil da Avène:

  • Apresenta uma proteção alta com FPS 50
  • Livre de fragrâncias e parabenos
  • Recomendado para crianças com peles sensíveis e reativas
  • A sua resistência à água é considerada média - o que deve ser considerado durante o uso em praias e piscinas

Anasol Kids

O protetor solar infantil da Anasol é a escolha perfeita para crianças com a pele extremamente sensíveis ao sol. Isso porque o produto conta com FPS 90, o maior fator de proteção do mercado. Combinado à alta proteção, ele ainda traz uma excelente resistência à água, que promete durar até 5 horas. A sua fórmula oil free é outra característica que justifica o uso diário desse protetor solar infantil.

A sua fórmula apresenta ainda aloe vera e vitamina E que garantem aquela forcinha extra na hidratação. No entanto, é importante observar que a embalagem em bisnaga não oferece uma aplicação tão prática. Por isso, se você busca um protetor solar infantil que possa ser usado em segundos, esse item não é a melhor opção.

Características do protetor solar infantil da Anasol:

  • Possui o maior fator de proteção infantil do mercado
  • Traz ativos, como aloe vera, que ajudam a manter a pele hidratada durante a exposição ao sol
  • A sua fórmula é sinônimo de resistência à água
  • Oferece um excelente custo-benefício

Sundown Kids

É impossível falar sobre protetor solar infantil sem citar a marca Sundown, certo? Referência na categoria, o Sundown Kids Praia e Piscina é formulado com ativos de soja e camomila. Isso significa que ele não só protege a pele, minimiza os riscos de alergias nos pequenos. Em loção spray, ele é fácil de aplicar, espalhar e oferece ampla proteção com FPS 60 contra os raios UVA e UVB. Além disso, vale lembrar que esse protetor solar infantil é testado por dermatologista e possui 6 horas de resistência a água e suor.

Características do protetor solar infantil da Sundown:

  • Possui uma proteção imediata depois de aplicado
  • É indicado para peles extremamente sensíveis ao sol
  • Apresenta a embalagem em spray que facilita a sua aplicação
  • Resistente à água e suor por até 6 horas
  • Não possui perfume

Nivea Kids

Com um precinho camarada, o protetor solar infantil da Nivea garante uma alta proteção contra os raios solares dentro e fora da água. Isso tudo graças ao dexpantenol presente em sua fórmula, que preserva a barreira natural da pele. O produto é especialmente formulado para a pele delicada das crianças e pode ser usado diariamente, no rosto e no corpo.

Características do protetor solar infantil da Nivea:

  • Possui FPS 60
  • Aprovado por dermatologistas
  • É resistente à água
  • Oferece um bom custo-benefício

Ainda não sabe como escolher o protetor solar ideal? Veja as nossas dicas e evite desperdício de dinheiro!