Logo Buscapé
Logo Buscapé

Quem está precisando de uma nova placa de vídeo intermediária não pode perder esse comparativo. Afinal, RX 580 vs GTX 1660, qual é a melhor opção de compra em 2022? Bom, antes de mais nada é importante entender o que significa ter uma placa de vídeo intermediária.

Quem não tem muitas pretensões em relação ao desempenho, quer apenas um pouco mais de poder de processamento, pode facilmente escolher uma placa de vídeo de entrada e economizar um bom dinheiro. Já quem precisa de alto desempenho, por exemplo para encarar os jogos mais modernos, vai ter que gastar mais em uma placa de um nível bem mais alto.

Tanto a GTX 1660 quanto a RX 580 são as placas de vídeo intermediárias. Como o próprio nome diz, elas são bem superiores aos modelos de entrada, conferindo um poder de processamento muito maior, mas que mesmo assim não é suficiente para as tarefas mais pesadas.

É nesse contexto que a batalha GTX 1660 vs RX 580 acontece. Se você quer saber mais detalhes sobre como fizemos o comparativo, pode ler os artigos sobre como comparar placas de vídeo.

Então vamos em frente! Aqui  embaixo, você pode conhecer os produtos e comparar os preços das melhores ofertas. Logo depois acompanhe os detalhes da comparação RX 580 vs GTX 1660 e escolha a melhor para você!

RX 580 vs GTX 1660: Desempenho

Placa de vídeo GeForce GTX 1660, da Nvidia, tem uma frequência de clock maior do que a concorrente (Foto: Shutterstock)

As duas placas são de marcas concorrentes. A RX 580 é da AMD, enquanto a GTX 1660 é uma GPU da linha GeForce da Nvidia. Neste ponto há um empate. Ambas as marcas dominam o mercado há anos e oferecem produtos de boa confiabilidade e durabilidade.

Sobre o desempenho, é importante citar que essa é uma comparação RX 580 8GB vs GTX 1660 6GB. Ou seja, a placa da AMD tem a memória de vídeo (VRAM) de 8GB, enquanto a concorrente tem 6GB. O que isso significa?

Em teoria, a placa com 8GB é superior à que tem 6GB de RAM. Ela tem uma capacidade superior de lidar com mais texturas ao mesmo tempo e de renderizar em resoluções maiores. Mas outros pontos têm que ser levados em conta.

A placa da Nvidia tem tecnologias bem bacanas. Entre ela, o Ray Tracing (efeito de renderização que oferece efeitos de luz mais realistas) e DLSS 2.0, que usa inteligência artificial para melhorar os gráficos de jogos antigos. Isso equilibra bastante o comparativo.

O equilíbrio existe, mas no fim das contas sites de comparação, como o versus.com, colocam AMD Radeon RX 580 na frente da Nvidia GeForce GTX 1660, com melhor desempenho de pontos flutuantes, taxa de textura, largura de banda. Ou seja, há vantagem de performance para a placa da AMD.

Desempenho em Jogos

Há de se esperar, uma vez que as placas são bastante similares, um desempenho bem parecido em jogos. Como já explicamos, essas são duas opções de compra que não são adequadas para os gamers de alto nível, mas isso não quer dizer que as placas não possam ser usadas para se divertir com jogos mais leves.

Nesse ponto, há uma vantagem para a GTX 1660, que tem uma velocidade de clock um pouco maior (1.800MHz x 1.350MHz). Isso representa uma capacidade maior de responder com agilidade ao que o jogo precisa.

De qualquer maneira, ambas as placas podem rodar jogos como League of Legends (LoL), PUBG, Dota 2, CS:GO, Fortnite e Valorant com boas taxa de frames por segundo e resoluções mais altas. É possível ainda encarar alguns jogos mais modernos (e pesados), mas reduzindo bem as configurações gráficas.

Placa de vídeo AMD Radeon RX 580, tem mais memória de vídeo do que a concorrente (Foto: Shutterstock)

Desempenho em Renderização

A mesma lógica de desempenho similar pode ser aplicada na comparação entre as duas placas no desempenho na renderização. Claro, elas vão apresentar uma performance bem melhor do que as placas de entrada e podem ser usadas por quem eventualmente trabalha com edição de vídeo ou modelagem 3D, atividades que precisam de renderização.

No entanto, profissionais que buscam alta produtividade, o que significa mais velocidade no processo de renderização, não terão os seus desejos atendidos com a AMD Radeon RX 580 ou com a Nvidia GeForce GTX 1660. Neste caso, o ideal é investir um pouco mais na aquisição de uma placa mais sofisticada.

RX 580 vs GTX 1660: custo-benefício

Neste ponto há uma evidente vantagem para a placa de vídeo intermediária da Nvidia. Veja bem: as duas placas são similares no desempenho, no entanto, a GeForce GTX 1660 tem um custo de aquisição bem mais baixo do que a rival da AMD.

Em março de 2022, a GTX 1660 variou seu preço de 2.400 a 2.790 reais. No mesmo período, as melhores ofertas da Radeon RX 580 foram entre 3.779 e 3.990 reais. Ou seja, mesmo com o desempenho parecido, o modelo da AMD é bem mais dispendioso.

RX 580 vs GTX 1660: conclusão

Na comparação entre o desempenho, embora haja um bom equilíbrio no comparativo RX 580 vs GTX 1660, a vitória é da placa da AMD. A diferença entre a capacidade da memória VRAM (8GB contra 6GB) é fundamental para essa conclusão. Os sites de comparação mostram bem essa vantagem.

Por outro lado, a placa da Nvidia chega perto em termos de desempenho, mesmo com um preço bem mais em conta. Isso é um indicativo de custo-benefício bem melhor para o usuário que vai fazer o investimento.

Aí, cabe a você, consumidor, fazer a escolha mais correta para ganhar a performance que você busca para o seu computador e manter a economia que você quer no seu bolso.

especialista

Ainda está na dúvida? Nossos especialistas em produtos estão prontos para te ajudar!