Qual a diferença entre placa de vídeo onboard e offboard?
Saiba o que são placas de vídeo integradas e dedicadas e vejas a as vantagens e desvantagens de cada uma
As placas de vídeo integradas ou dedicadas são responsáveis por gerarem as imagens do computador no monitor. As peças têm pontos fortes e fracos distintos, então é preciso entender as diferenças entre elas antes de comprar um notebook ou montar o seu PC.
Antes de tudo, você sabe o que é GPU? Confira também nosso artigo onde explicamos exatamente o que são placas de vídeo!
Nas linhas a seguir, nós do Buscapé explicamos tudo que você precisa saber para comprar a melhor placa de vídeo, assim como as vantagens e desvantagens de cada uma.
O que é placa de vídeo integrada (onboard)?
Em um computador com placa de vídeo integrada, como o próprio nome já explica, a placa vem integrada à placa mãe ou ao processador. Nesse caso, o sistema separa parte da memória RAM para ser usada como memória de vídeo.
Ou seja, a placa de vídeo onboard integra "tudo em um". Os principais modelos disponíveis hoje são as GPUs Intel UHD Graphics e AMD Radeon Vega, presentes nos processadores da linha Intel Core e AMD Ryzen, respectivamente.
- Quer saber qual é a sua GPU? Leia nosso artigo onde te ensinamos o passo a passo de como ver a sua placa de vídeo!
Por usar memória compartilhada, essa placa não tem tanto poder de processamento gráfico. Ela é recomendada apenas para as tarefas simples, então nem pense em rodar games mais avançados.
Vantagens da placa de vídeo integrada:
- Reduz o custo do computador, já que todos os componentes estão em uma peça única;
- Garante desempenho gráfico suficiente para quem não joga ou edita vídeos.
Desvantagens da placa de vídeo integrada:
- O desempenho do computador fica comprometido em jogos, editores de vídeo e programas de renderização em 3D;
- O processador pode ficar sobrecarregado por executar todas as tarefas juntas.
O que é placa de vídeo dedicada (offboard)?
Os computadores com placa de vídeo dedicada são mais poderosos, já que o componente é separado das outras peças. A GPU offboard se beneficia tanto pela quantidade muito maior de memória disponível quanto pelo processador interno que faz toda renderização sozinho.
Por isso a nomenclatura "dedicada", significando que a única tarefa dessa peça é renderizar gráficos.
Para ter altas taxas de FPS em jogos, assim como mais desempenho em edição de vídeo, é preciso investir em uma placa de vídeo dedicada de qualidade, como as GeForce GTX 1650, RTX 2060, RTX 3070 e RTX 3080, da NVIDIA. Ou as Radeon RX 570, RX 5700 XT e RX 6800 XT.
- Alguns termos parecem confusos? Relaxe! Deixa que nós te ensinamos o que significa FPS em jogos!
Vale mencionar que, antes de comprar uma GPU, é preciso ter um processador poderoso o bastante para administrar todas as instruções geradas pela placa. Se você usar uma RTX 3080 junto de um Intel Core i3, por exemplo, o desempenho vai ser limitado, o que resulta nos "gargalos" e travamentos.
Aproveite e confira também nossa lista onde destacamos as melhores placas de vídeo de 2022!
Vantagens da placa de vídeo dedicada:
- Garante mais FPS em jogos;
- Fornece mais desempenho em programas de edição de vídeo e renderização 3D avançados.
Desvantagens da placa de vídeo dedicada:
- Muito mais caras que as placas de vídeo integradas;
- Exigem mais espaço no gabinete e ventilação para não sobreaquecer
- Pode ser limitada por um processador muito fraco, o que causa os "gargalos" e travamentos.
Agora que você já sabe a diferença entre as placas de vídeos, vale ficar atento ao componente na hora de comprar um notebook ou montar um desktop. Atualmente há modelos que atendem todos os públicos, sejam gamers ou profissionais.
Placas de vídeo offboard recomendadas para o seu PC
Placas de vídeo offboard, ou seja, dedicadas, apresentam alta qualidade, mas um custo tão alto quanto. Se você se interessou por esse tipo de GPU, confira nossas recomendações e entenda qual modelo de placa de vídeo offboard mais se adequa a seu setup!
A placa de vídeo offboard GeForce GTX 1650, da Nvidia, é um modelo bem conhecido e cobiçado. Ela apresenta um bom custo-benefício, com clock atingindo 1605MHz, 4GB de VRAM, modelo de memória GDDR6 e interface de memória de 128bits.
Se interessou por esse modelo? Então confira também nossa análise da GeForce GTX 1650!
Outro modelo que recomendamos é a GeForce RTX 3060. Também da Nvidia, essa placa de vídeo offboard apresenta ótima qualidade, rodando jogos em Full HD facilmente. Suas especificações contam com um clock com velocidade de 1777MHz, VRAM de 12GB, com modelo de memória GDDR6 e 192bits de interface de memória.
Se interessou por esse assunto? Confira conosco tudo sobre placas de vídeo!
Nossa última recomendação de placa de vídeo offboard é a Nvidia GeForce RTX 3090. Esse modelo dá um grande salto, se comparado a GPU citada acima. Isso é perceptível tanto em seu custo quanto em suas especificações.
A RTX 3090 apresenta um clock com velocidade de 1860MHz, e praticamente dobra as outras especificações, se comparada à RTX 3060. Sua memória de vídeo VRAM apresenta 24GB de espaço, enquanto sua interface de memória equivale a 384 bits.
Isso se dá pela sua memória do tipo GDDR6X, que dobra a largura de banda da GPU. Se você não deseja gastar valores muito elevados nessa GPU, relaxe! Verifique nosso artigo onde analisamos qual a melhor placa de vídeo barata da GeForce!
Conheça o atendimento dos especialistas do Buscapé
Nós temos um serviço exclusivamente dedicado a auxiliar o cliente a tomar as melhores decisões possíveis em sua conta. Esse é o atendimento dos especialistas do Buscapé, formado por uma equipe de funcionários preparados para responder qualquer pergunta sobre qualquer etapa de sua compra. Quer saber mais? Confira o vídeo logo abaixo: