Saber como fazer ovo de Páscoa em casa é uma tarefa comum nessa época do ano tanto para quem quer economizar nos presentes para amigos e família quanto para quem quer aproveitar a época para ganhar um dinheiro extra. Com a possibilidade de fazer o ovo de chocolate caseiro de diferentes tamanhos, sabores e tipos de apresentação, ele tem se tornado cada vez mais popular - e, em alguns casos, sai mais barato do que a opção de grandes fabricantes.

Para te ajudar na missão de como fazer ovo de Páscoa caseiro, nós montamos um guia com passo a passos da versão comum, do ovo de Páscoa de colher e do trufado. Dá uma olhada!

Vai receber a família na Páscoa e quer garantir a diversão das crianças? Veja a lista de melhores piscinas para comprar no ano!

Saber como fazer ovo de páscoa pode te ajudar a economizar e a ganhar dinheiro nessa época (Foto: Shutterstock)

Como fazer ovo de Páscoa: a temperagem deve ser a mesma em todos os tipos de ovos

Antes de colocar o chocolate derretido na forma para ovo de páscoa para conseguir o resultado que você deseja, ele precisa passar por um processo chamado temperagem: isso é o que vai garantir que, depois de derretido, ele vai firmar e ficar durinho novamente, no formato desejado. Além do chocolate e do lugar onde ele vai ser derretido, você vai precisar de um termômetro, porque o controle de temperatura é muito importante para que a temperagem aconteça da melhor forma.

Aqui, você pode usar um termômetro culinário, que mede a temperatura ao entrar em contato com o alimento, ou um termômetro infravermelho, daqueles que medem a temperatura à distância. O processo pode parecer complicado logo de cara, mas não é - nós explicamos o passo a passo mais simples e eficiente aqui embaixo.

  • Primeiro separe a quantidade de chocolate que você vai usar para os ovos de páscoa e divida em três partes iguais;
  • Agora, você vai derreter duas dessas partes. No micro-ondas, coloque em potência média e retire para mexer a cada 30 segundos. No fogão, use uma panela com água para derreter o chocolate em banho maria (numa vasilha de vidro, sem encostar na água, na boca da panela). Nos dois casos. a temperatura máxima deve ser de 40ºC - controlada com o termômetro;
  • Depois de ficar com o chocolate derretido, coloque a terceira parte da divisão inicial e misture na vasilha para que ele esfrie e derreta completamente (essa terceira parte pode ser de chocolate amargo caso as duas primeiras tenham sido de chocolate ao leite);
  • Continue mexendo a mistura até ela engrossar e chegar à temperatura de uso, que varia de acordo com o tipo de chocolate. Se você usar chocolate amargo ou meio amargo, ele deve ficar entre 31ºC e 32ºC. Para chocolate ao leite, 30ºC a 31ºC. No caso do chocolate branco, a temperatura de uso é mais baixa: entre 28ºC e 29ºC. Depois disso, chega a hora de passar o chocolate para a forma.

Passo a passo de como fazer ovo de chocolate simples

Depois que o chocolate chega na temperatura ideal para uso, você pode começar a preencher as formas. Conforme ele for esfriando, o ideal é reaquecer no micro-ondas ou no banho maria antes de seguir usando, sempre controlando com o termômetro, ok? Para fazer a casquinha ideal do ovo de Páscoa tradicional, separe um espacinho na geladeira antes de começar.

  • Passo 1: despeje um pouco de chocolate na forma e movimente até que ele cubra uma camada fina no formato de ovo;
  • Passo 2: leve à geladeira por dois a três minutos;
  • Passo 3: repita esse processo mais duas vezes, até que a camada do ovo fique numa boa espessura;
  • OBS: a última camada pode ser feita com um chocolate diferente para unir dois sabores na mesma casquinha.

Como desenformar ovo de Páscoa

A hora de desenformar o ovo de Páscoa também não é tão difícil quanto parece. Retire a forma da geladeira e vire numa superfície lisa. Quando a forma estiver com um acabamento "opaco", quer dizer que o ovo soltou sozinho, e aí é só tirá-la de cima. Se você quiser grudar uma metade na outra, usando uma luva, passe as bordas do ovo numa superfície levemente aquecida - pode ser até uma frigideira. Assim que ele começar a derreter, junte com a outra metade e segure delicadamente até firmar. Embrulhe primeiro com papel alumínio e finalize a embalagem como quiser.

Como fazer ovo de Páscoa de colher

O ovo de Páscoa de colher faz muito sucesso, principalmente para quem quer um diferencial na produção artesanal. A melhor parte é que, depois que você faz a base, descobrir como fazer ovo de páscoa de colher é simples: basta usar a sua criatividade e apostar num recheio cremoso que agrade quem vai ganhar aquela metade de ovo. Ah, nesse caso, o melhor chocolate para fazer ovo de Páscoa pode ser amargo ou meio amargo, assim, o conjunto não vai ficar muito enjoativo, ok?

  • Passo 1: prepare o recheio para o ovo de colher: pode usar brigadeiro, doce de leite, brigadeiro branco, creme de frutas, mousses... o que preferir.
  • Passo 2: nesse momento, o ideal é montar o ovo fora da forma, numa vasilha ou já na embalagem para ovo de Páscoa de colher específica dos modelos de colher;
  • Passo 3: depois de rechear o ovo de colher deixando um espacinho para a decoração, use os toppings de sua preferência para finalizar tudo com a sua cara. Há quem coloque frutas, granulados, brigadeiros enrolados, doces diversos... é só se divertir e deixar a imaginação rolar!

Para preparar vários recheios, você vai precisar de panelas diferentes: dá uma olhada nos melhores jogos de panelas do ano!

Como fazer ovo de Páscoa recheado

Outra versão que também faz muito sucesso é a do ovo de Páscoa recheado ou trufado. Nesse caso, o recheio vai dentro da casquinha do ovo e é coberto com uma camada de chocolate. Ele pode ser cremoso ou mais consistente, como um brownie esfarelado (ou uma combinação dos dois). A melhor parte é que o passo a passo de como fazer ovo de páscoa trufado também é super simples:

  • Passo 1: depois de montar a espessura ideal para a casquinha do ovo de páscoa, ainda na forma, coloque o recheio que você desejar para preencher. É importante que ele não seja muito líquido, para que possa ficar bem preso nas laterais do ovo;
  • Passo 2: cubra o recheio com uma camada fina do mesmo chocolate usado na casca e espere firmar;
  • Passo 3: desenforme e use uma superfície aquecida para deixar as bordas lisas e para grudar uma metade na outra antes de embrulhar o ovo de páscoa já pronto.

Veja ofertas de produtos que vão te ajudar na hora de fazer ovo de Páscoa!

Saiba mais sobre o universo de cozinha: