A Samsung lançou em 2020 a linha Book, que chegou para substituir vários modelos consagrados da fabricante. A opção mais básica dos lançamentos é o Samsung Book E20, que tem uma ficha técnica modesta, visual moderno e um preço mais “camarada” para quem busca um notebook de entrada.

O Buscapé preparou uma análise completa do notebook com suas principais características e ficha técnica. Vale a pena investir no Samsung Book E20, ele é bom? É o que você descobrirá logo a seguir.

Leia também: Melhor notebook Samsung em 2021: 6 modelos para comprar

Samsung Book E20 é um modelo básico da marca coreana (Foto: Divulgação/Samsung)

Ficha técnica do Samsung Book E20

  • Tamanho da tela: 15,6 polegadas
  • Resolução da tela: HD (1366 x 768 pixels)
  • Processador: Intel Celeron Processor 5205U
  • Velocidade do processador: 1,90GHz
  • Memória RAM: 4GB
  • Armazenamento: 500GB de HD
  • Placa de vídeo: Integrada
  • Bateria: 43Wh
  • Portas USB: 1x USB-C, 1x USB 3.0 e 1x USB 2.0
  • Portas de vídeo: HDMI
  • Portas de rede: RJ-45
  • Portas de áudio: Combo de fone e microfone
  • Entrada para cartão SD: Sim
  • Conexões sem fio: Wi-Fi e Bluetooth 5.0
  • Teclado retroiluminado: Não
  • Tela sensível ao toque: Não
  • Dimensões (LxPxA): 35.9 x 24.2 x 1.89cm
  • Peso: 1,94kg
  • Sistema operacional: Windows 10

Design do Samsung Book E20

Design do Samsung Book E20. (Foto: Divulgação/Samsung)

Toda a linha Book da Samsung chegou com aparência renovada, e isso inclui o Book E20. Ele é compacto, leve e tem um melhor aproveitamento de bordas. Dessa forma, a empresa segue a tendência de design dos aparelhos mais modernos do mercado. O notebook tem construção em plástico e cores lisas, podendo ser encontrado em duas cores: branco ou prata.

Na parte inferior, a fabricante destaca o fácil acesso ao HD e à memória RAM, tornando o upgrade destas peças uma tarefa bem fácil para os usuários. Com visual bem minimalista, o Book E20 é um notebook elegante sem exagerar na aparência.  

O Book E20 tem compartimentos de fácil acesso. (Foto: Divulgação/Samsung)

Nas laterais, o notebook tem uma entrada HDMI, uma USB-C, uma USB 2.0, entrada para cabo Ethernet (RJ-45), combo de áudio (fone e microfone) e o leitor de cartão de memória. É possível fazer conexões sem fio, já que o laptop possui Wi-Fi e Bluetooth 5.0.  

Não são as entradas mais avançadas do mercado, mas é bem adequado para um notebook básico com o preço do Samsung Book E20. A entrada USB-C é mais rápida do que outras tecnologias do tipo, a mesma usada em telefones celulares por exemplo.

A fabricante destaca o teclado “Lattice”, com teclas macias, duráveis e 10% maiores que os modelos anteriores da Samsung. Ele possui teclado numérico dedicado, o que é excelente para quem usa os números constantemente e é um diferencial em um notebook de entrada como esse.

Tela do Samsung Book E20

O Book E20 possui tela HD (Foto: Divulgação/Samsung)

Como o Book E20 é um notebook de entrada, sua tela não roda imagens de altíssima qualidade. Ele tem um painel de 15,6 polegadas, com resolução HD e recurso antirreflexo. A fabricante não informa a tecnologia da tela, mas é esperado que a imagem seja boa dentro das limitações técnicas, embora não se destaque diante dos concorrentes do mesmo preço.

Se você é exigente com qualidade de imagem, recomendamos o Book E30, que é outro modelo da mesma linha. Ele tem configurações de entrada, mas possui uma tela Full HD (1920 x 1080 pixels), uma resolução melhor.

Leia também: Samsung Book E30 é bom? Veja a análise

Desempenho do Samsung Book E20

O Samsung Book E20 é um notebook indicado para uso básico (Foto: Divulgação/Samsung)

O Book E20 usa o processador Intel Celeron 5205U. É um modelo dual-core que alcança até 1,90GHz, indicado para o uso básico no dia a dia como navegação na internet, uso de editores de texto ou qualquer outra aplicação que não exija muito do computador. Esse processador está bem abaixo do de modelos mais recentes, como o próprio Samsung Book E30, que tem um Intel Core i3 de 10ª geração, CPU excelente para um modelo básico.

São 4GB de memória RAM, o que reforça sua vocação para programas mais leves. Por não ter placa de vídeo dedicada, o E20 não é um bom notebook para jogos ou programas que dependam de processamento gráfico, podendo facilmente apresentar travamentos caso o usuário tente rodar essas aplicações.

Leia também: Veja 6 modelos de notebooks bons e baratos para estudar

Armazenamento do Samsung Book E20

Ao todo, são 500GB de HD, quantidade que deve ser suficiente para grande parte dos usuários que buscam um notebook básico. O problema do HD é apresentar taxas de transmissão lentas. Para evitar esse problema, recomendamos que o usuário faça a instalação de um SSD no futuro, já que o notebook oferece um slot M.2 para isso.

Leia também: O que é um SSD e para que serve?

Bateria do Samsung Book E20

A única informação que a fabricante divulgou sobre a bateria é que ela tem 43Wh, mas a quantidade de células ou autonomia média não estão na página oficial do aparelho.

O Buscapé procurou por comentários de quem já comprou o notebook, mas não conseguimos achar dados concretos sobre sua bateria.

Custo-benefício do Samsung Book E20

O Book E20 está com preço de cerca de R$ 2.649,99 valor que está na média de outros aparelhos da mesma configuração. Com o aumento do dólar, até os notebooks de entrada ficaram com preços "salgados". Por isso, não dá para escapar de valores parecidos para esse tipo de configuração.

Comparando com os concorrentes do mercado, o Book E20 está com um preço bom, mas não oferece diferencial perante os concorrentes. Porém, se você puder gastar um pouco mais, recomendamos o E30, que na data de atualização deste artigo tem oferta de R$ 3.068,07 e tem um processador bem melhor, HD de 1TB e tela Full HD.

*Alerta de flutuação de preços: os preços desta matéria foram coletados em 05/03/2021. Esses valores estão sujeitos à alteração mediante disponibilidade no mercado. Compare as ofertas no Buscapé e use nosso histórico de preços para saber qual é a melhor hora de comprar seu notebook.

Conclusão

O Book E20 é um notebook para uso básico, com ficha técnica que segue o padrão dos notebooks de entrada. Apesar do visual moderno, o aparelho não se destaca perante outros modelos da mesma faixa de preço. Portanto, a escolha dependerá mais da preferência do usuário por aparência, marca ou qualquer outra característica específica que lhe chame a atenção.

O aparelho da Samsung é uma boa opção e tem como vantagem a fácil atualização, já que o usuário pode aumentar sua memória RAM e fazer a instalação de um SSD, o deixando mais rápido para uso no dia a dia. Se der para investir um pouco mais, recomendamos o E30 no lugar dele.

Veja abaixo as melhores ofertas para o Book E20:


Leia também: