MacBook Air M1 16GB é bom? Veja a análise completa
O MacBook Air M1 de 16GB é ideal para trabalhar com muitos programas simultaneamente

O MacBook Air M1 é um dos maiores sucessos da Apple, desde seu lançamento em 2020. A versão com 16GB de memória RAM, em especial, atrai os consumidores que querem comprar um dos melhores MacBooks do mercado por um preço não tão alto quanto os modelos Pro. Devido à maior quantidade de memória, essa máquina pode executar um número maior de tarefas ao mesmo tempo, sem engasgar.
Apesar de ter vários pontos positivos, há alguns pontos que precisam ser levados em conta na hora de investir em um MacBook Air de 16GB. Nas linhas a seguir, nós analisamos a máquina da Apple para que você possa realizar a melhor compra. Afinal, a ficha técnica do modelo compensa o preço? Descubra, logo abaixo.
Tela

O ponto que mais chama atenção ao olhar para o MacBook Air M1 pela primeira vez é a tela de alta qualidade com resolução Retina (2560 × 1664 pixels) e tecnologia True Tone. Esses dois recursos permitem que o computador exiba imagens com mais nitidez, detalhes e fidelidade de cores, sendo ideal para pessoas que trabalham com arte digital, por exemplo.
Outra característica interessante é o tamanho de apenas 13 polegadas que garante portabilidade. Graças às bordas finas do MacBook Air, há ainda um bom aproveitamento de tela. No display também existe uma câmera para FaceTime de resolução apenas HD (720p).
Design e construção
Apesar de ser equipado com o chip Apple M1, o MacBook Air de 2020 mantém o mesmo design do modelo anterior, que utilizava processadores Intel. A maior diferença é que os MacBooks Air M1 não têm qualquer tipo de ventoinha para controlar a temperatura do sistema. Isso não é um problema, já que o sistema da Maçã não esquenta muito.
O MacBook Air M1 é bastante fino e leve, pesando apenas 1,29kg. O computador é tão compacto que pode caber facilmente em qualquer bolsa, mochila e até mesmo envelopes. Sua carcaça de alumínio garante visual premium, e o touchpad em vidro permite aos usuários controlarem o cursor do sistema com mais conforto e precisão.

Desempenho
A maior vantagem do chip Apple M1 é o desempenho, aliado à excelente economia de energia. O processador faz o sistema macOS funcionar de forma fluida, sem engasgos. É possível até mesmo realizar tarefas mais pesadas, como editar vídeos e programar softwares. Tudo isso graças ao conjunto de CPU e GPU com oito e sete núcleos, respectivamente.
Há, porém, uma limitação no MacBook Air M1. Por não ter ventoinhas, o chip Apple M1 fica limitado e não chega ao seu potencial máximo. Se você quiser ter um MacBook M1 com toda a potência do processador da Maçã, é preciso investir no modelo Pro.
Vale mencionar ainda que os 16GB de memória RAM ajudam bastante o computador a trabalhar com várias tarefas ao mesmo tempo. Se você é um profissional que precisa usar diferentes softwares durante o dia, é ideal escolher este modelo.
Mesmo com essa questão, o MacBook Air M1 ainda é não só um dos melhores MacBooks Air do mercado, como também um dos melhores MacBooks de 16GB.

No quesito conectividade, o MacBook Air M1 peca um pouco. Ele tem apenas duas portas Thunderbolt 4, sendo que uma delas precisa ser usada para carregar o aparelho quando a bateria estiver acabando. Por isso, é quase obrigatório comprar um hub USB para ampliar as interfaces disponíveis no computador.
Nas conexões sem fio, o computador oferece suporte às principais opções do mercado, incluindo Wi-Fi 6 e Bluetooth 5.0.
Bateria
O chip Apple M1 desbanca os principais concorrentes do mercado no quesito economia de energia. Segundo a Apple, um MacBook Air equipado com o processador pode aguentar até 18 horas fora da tomada, em uso leve — reprodução de vídeos e navegação na Internet, por exemplo.
Vale mencionar que esse cálculo é aproximado e pode variar de acordo com o perfil de cada usuário.
Conclusão
Depois de analisar em detalhes o computador da Apple, dá para dizer que vale a pena, sim, adquirir um MacBook Air M1. A versão com 16GB será a ideal, caso você trabalhe com muitos programas abertos ao mesmo tempo. Se o uso for mais leve, pode ser melhor economizar um pouco e pegar o modelo com apenas 8GB.
Quer conhecer mais opções de computadores da Apple? Por aqui nós já publicamos uma lista completa com todos os MacBook M1 disponíveis no mercado.
Confira também nosso review completo do MacBook Air M1, com testes práticos que mostram o verdadeiro desempenho do aparelho no dia a dia.
Alternativas ao MacBook Air M1 16GB
O MacBook Air M1 de 16GB não está entre os MacBooks mais baratos do Brasil. É preciso investir uma quantia considerável para garantir um, mas é possível dizer que o modelo é um MacBook que realmente vale a pena no final das contas. Afinal, você vai conseguir manter ele por bons anos sem se preocupar em fazer um upgrade.
Uma opção para economizar um pouco de dinheiro é aguardar para comprar um MacBook na Black Friday.
Mesmo assim, se você está buscando uma alternativa mais barata ao MacBook Air de 16GB, há algumas opções disponíveis no mercado com a mesma quantidade de memória RAM, como:
Fique de olho nas variações de preço com ajuda do Buscapé
Para não perder os melhores preços do MacBook Air M1 de 16GB, o Buscapé oferece ferramentas que permitem monitorar preços e configurar alertas para avisar quando o custo diminuir. Com o Histórico de Preços, é possível ver as ofertas do computador nos últimos 40 dias ou seis meses, por exemplo.
No vídeo abaixo, você confere tudo sobre as vantagens do Buscapé na hora de realizar uma compra online:

