Poucas coisas são tão irritantes quanto tentar digitar um ponto de interrogação e simplesmente não conseguir. Dá até vontade de jogar o notebook longe, né? E o mais curioso: por que ainda existem modelos sem a tecla de interrogação visível?

Se você já passou por isso, respira fundo! Neste passo a passo, vamos te mostrar como inserir o ponto de interrogação no notebook, mesmo quando ele parece ter desaparecido do teclado.

Conheça nossas recomendações de melhor notebook em 2025!

Bem, primeiramente, devemos entender que todo teclado é planejado segundo a concepção de cada empresa do que será o mais útil, ergonômico e fará mais sentido para o público-alvo do produto. Ele deve conter todos os caracteres utilizados rotineiramente na linguagem típica daquele usuário.

Porém, para atender a esse objetivo, uma mesma tecla pode conter de um a até três símbolos, os quais nem sempre entendemos como utilizar. Mesmo que o teclado tenha um determinado layout, há a possibilidade da mudança do padrão através das configurações do computador.

Assim, o usuário pode alterar o teclado para o formato com o qual se sente mais confortável.

Um dedo com unha azul clicando na tecla AltGr.
A tecla AltGr é o diferencial do formato ABNT2 para o ABNT (Shutterstock)

Os tipos mais comuns de teclados presentes em território brasileiro são os formatos ABNT, ABNT2 e inglês internacional, mas há ainda o teclado brasileiro nativo utilizado em alguns aparelhos.

Saiba também o que fazer se o seu notebook está esquentando muito!

A principal diferença entre o teclado ABNT e o ABNT2 é a adição da tecla AltGr, que possibilita a inclusão de três símbolos num único botão. Ao clicar nela, o usuário aciona os símbolos posicionados no canto inferior direito, caso exista essa representação.

Um importante cuidado que devemos tomar é que, ao alterar o idioma do nosso teclado, o padrão de formatação do teclado no sistema acompanhará a mudança, embora o layout do teclado em si não mude.

Ou seja, pode ser que o notebook leia as teclas de uma forma diferente de como elas estão dispostas de fato no teclado.

Saiba mais sobre as diferenças entre os padrões de teclado ABNT e ABNT2.

Teclado preto da marca Mymax padrão ABNT2 sobre um fundo branco.
No padrão ABNT e ABNT2, a tecla de interrogação fica ao lado do botão shift (Divulgação/Mymax)

Em ambos os padrões ABNT, o acesso ao sinal de interrogação se dará pela tecla Shift. A interrogação (?) fica posicionada ao lado da tecla Shift no mesmo botão da barra (/).

Você deve apertar e manter a tecla Shift enquanto aperta o botão com o símbolo de (?) para que a tecla “alterne” (ou seja, identifique o símbolo de cima ao invés do de baixo, marcação própria).

Uma outra opção é o (ctrl) + (alt) + (W), ele também vai formar a interrogação tanto nos teclados ABNT como também no layout do inglês internacional.

No ABNT2, a existência da tecla AltGr possibilita a inserção da interrogação (?) com o atalho (AltGr) +(W).

Veja passo a passo como conectar o Wi-Fi do notebook.

Uma representação de um teclado brasileiro com as teclas Shift e ? destacadas em vermelho.
Representação do layout de teclados brasileiro nativo, normalmente utilizados em aparelhos com o sistema Linux. Em vermelho estão os botões que você deve apertar para aparecer o sinal de interrogação (Divulgação/Aristides Caldeira/Wikipedia)

Como colocar o ponto de interrogação no brasileiro nativo?

Há também no mercado notebooks com teclado brasileiro nativo, que tem o seu formato adaptado à língua portuguesa, conforme a escrita brasileira. Ele foi feito para proporcionar o maior conforto e praticidade para os usuários que têm o português brasileiro como idioma principal.

Nesse modelo, da mesma forma, você terá que apertar o Shift e a tecla com o símbolo de interrogação ao mesmo tempo. Porém, este agora se localiza no lado direito da tecla Tab.

Sem desespero! Saiba o que fazer se cair água no notebook!

Como colocar o ponto de interrogação no teclado Inglês Internacional

A maioria dos usuários que utilizam esse teclado no Brasil são os que possuem notebook da marca Apple. Por isso, o foco aqui é na resolução do problema para esse tipo de aparelho.

Neste teclado, a interrogação também fica ao lado do Shift no canto inferior direito. Para ativá-la, você deve seguir o mesmo procedimento especificado anteriormente.

Imagem com o texto "No Mac, escolha menu Apple > Preferências do Sistema, clique em Teclado e clique em Layout do Teclado".
Instruções para acessar o local onde altera o layout do teclado (Divulgação/Suporte Apple)

Agora, se você apertar essas teclas e outro símbolo aparecer, você deve verificar se o seu Macbook está com as configurações corretas, ou seja, com o layout ajustado ao modelo do teclado.

Problemas na máquina? Veja as nossas dicas sobre como e quando reiniciar o seu notebook.

E se nada disso deu certo?

Bom... é hora de partir para uma gambiarra. Outra opção, quando não houver outra forma de usar o ponto de interrogação no notebook, é escrever a palavra “interrogação” no seu mecanismo de busca na internet e pegar o resultado.

Nesse caso, você irá copiar da página e colar no local em que deseja. Para isso, você clica com o botão direito do mouse e seleciona a opção “copiar” e depois, repetindo a operação no local que deseja que o sinal esteja, selecione “colar”.

Você pode “capturar” o ponto de interrogação utilizando o famoso atalho, (Ctrl)+(C) para copiar e depois o (Ctrl)+(V) para colar.

Simples, mas vamos combinar, nada prático.

Saiba como escolher notebook com o nosso guia de compras!

Mas se nenhuma dessas alternativas pareceu prática, por ser muito trabalhosa ou por não ser uma forma tão intuitiva para escrever no dia a dia, você pode pensar em adquirir um novo modelo de teclado para conectar na sua máquina.

Quer exemplos? Veja abaixo!

Kit Teclado ABNT e Mouse Gamer Hp Gk1100

Teclado ABTN2 Logitech Mk235 Sem Fio

Kit Teclado ABTN2 e Mouse sem fio Dell Pro KM5221W

Um teclado mecânico possui switches individuais para cada tecla, oferecendo feedback tátil e sonoro, resultando em uma experiência de digitação mais satisfatória e durabilidade superior. Já um teclado de membrana usa uma única membrana para registrar pressões de teclas.

A escolha entre teclado com fio e sem fio depende das preferências pessoais e do uso planejado. Teclados com fio oferecem conexão estável e não exigem bateria, enquanto os sem fio proporcionam mais liberdade de movimento, mas requerem recargas periódicas.

Vale a pena comprar um teclado para usar no notebook?

Sim, vale a pena comprar um teclado para usar no notebook, especialmente se você digita frequentemente ou precisa de uma experiência de digitação mais confortável. Um teclado externo pode melhorar a ergonomia e a eficiência do seu trabalho.

Carregando comparador...
Leia mais sobre
especialista

Ainda está na dúvida? Nossos especialistas em produtos estão prontos para te ajudar!

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Carregando artigos...
Publicidade