Logo Buscapé
Logo Buscapé

Poucas situações dão mais vontade de tacar o notebook na parede do que tentar colocar um símbolo de interrogação e não conseguir, não é mesmo? Se você já passou por isso, ou está passando agora, muita calma nessa hora!

Não faça nada para se arrepender depois. A solução é mais simples do que parece e a gente vai te ajudar. Acompanhe nosso passo a passo e descubra como colocar ponto de interrogação no notebook nesse conteúdo.

Por que a interrogação não está no teclado do notebook?

Bem, primeiramente, devemos entender que todo teclado é planejado segundo a concepção de cada empresa do que será o mais útil, ergonômico e fará mais sentido para o público-alvo do produto. Ele deve conter todos os caracteres utilizados rotineiramente na linguagem típica daquele usuário.

Porém, para atender a esse objetivo, uma mesma tecla pode conter de um a até três símbolos, os quais nem sempre entendemos como utilizar. Mesmo que o teclado tenha um determinado layout, há a possibilidade da mudança do padrão através das configurações do computador.

Assim, o usuário pode alterar o teclado para o formato o qual se sente mais confortável.

A tecla AltGr é o diferencial do formato ABNT2 para o ABNT (Divulgação/Shutterstock)

Os tipos mais comuns de teclados presentes em território brasileiro são os formatos ABNT, ABNT2 e inglês internacional, mas há ainda o teclado brasileiro nativo utilizado em alguns aparelhos.

Teclado ABNT x Teclado ABNT2

A principal diferença entre o teclado ABNT e o ABNT2 é a adição da tecla AltGr, que possibilita a inclusão de três símbolos num único botão. Ao clicar nela, o usuário aciona os símbolos posicionados no canto inferior direito (caso exista essa representação).

Um importante cuidado que devemos tomar é que, ao alterar o idioma do nosso teclado, o padrão de formatação do teclado no sistema acompanhará a mudança, embora o layout do teclado em si não mude.

Ou seja, pode ser que o notebook leia as teclas de uma forma diferente de como elas estão dispostas de fato no teclado.

Como colocar o ponto de interrogação nos teclados ABNT e ABNT 2

Teclado da marca Mymax padrão ABNT 2 com a tecla AltGr. No padrão ABNT e ABNT 2, a tecla de interrogação fica ao lado do botão shift (Divulgação/Mymax)

Em ambos os padrões ABNT o acesso ao sinal de interrogação se dará pela tecla Shift. A interrogação (?) fica posicionada ao lado da tecla Shift no mesmo botão da barra (/).

Você deve apertar e manter a tecla Shift enquanto aperta o botão com o símbolo de (?) para que a tecla “alterne” (ou seja, identifique o símbolo de cima ao invés do de baixo, marcação própria).

Uma outra opção é o (ctrl) + (alt) + (W), ele também vai formar a interrogação tanto nos teclados ABNT como também no layout do inglês internacional.

No ABNT2, a existência da tecla AltGr possibilita a inserção da interrogação (?) com o atalho (AltGr) +(W).

Representação do layout de teclados brasileiro nativo, normalmente utilizados em aparelhos com o sistema Linux. Em vermelho estão os botões que você deve apertar para que apareça o sinal de interrogação (Divulgação/Aristides Caldeira/Wikipedia)

Como colocar o ponto de interrogação no brasileiro nativo?

Há também no mercado notebooks com teclado brasileiro nativo que tem o seu formato adaptado à língua portuguesa, conforme a escrita brasileira, pensado para proporcionar o maior conforto e praticidade para os usuários que têm o português brasileiro como idioma principal.

Nesse modelo, da mesma forma, você terá que apertar o Shift e a tecla com o símbolo de interrogação ao mesmo tempo. Porém, este agora se localiza no lado direito da tecla Tab.

Como colocar o ponto de interrogação no teclado Inglês Internacional

A maioria dos usuários que utilizam esse teclado no Brasil são os que possuem notebook da marca Apple, por isso o foco aqui é na resolução do problema para esse tipo de aparelho.

Neste teclado, a interrogação também fica ao lado do Shift no canto inferior direito e para ativá-la você deve seguir o mesmo procedimento especificado anteriormente.

Instruções para acessar o local onde altera o layout do teclado (Divulgação/Suporte Apple)

Agora, se você apertar essas teclas e outro símbolo aparecer, você deve verificar se o seu Macbook está com as configurações corretas, ou seja, com o layout ajustado ao modelo do teclado.

E se nada disso deu certo?

Bom... é hora de partir para uma gambiarra. Outra opção, quando não houver outra forma de como usar o ponto de interrogação no notebook, é escrever a palavra “interrogação” no seu mecanismo de busca na internet e pegar o resultado.

Nesse caso você irá copiar da página e colar no local em que deseja. Para isso, você clica com o botão direito do mouse e seleciona a opção “copiar” e depois, repetindo a operação no local que deseja que o sinal esteja, selecione “colar”.

Você pode “capturar” o ponto de interrogação utilizando o famoso atalho, (Ctrl)+(C) para copiar e depois o (Ctrl)+(V) para colar.

Simples, mas vamos combinar, nada prático.

Que tal comprar um teclado ao qual esteja mais familiarizado?

Mas se nenhuma dessas alternativas pareceu prática, por ser muito trabalhosa ou por não ser uma forma tão intuitiva para escrever no dia a dia, você pode pensar em adquirir um novo modelo de teclado para conectar na sua máquina.

Quer exemplos? Veja abaixo!

Kit Teclado ABNT e Mouse Gamer Hp Gk1100

Teclado ABTN2 Logitech Mk235 Sem Fio

Teclado Gamer Mecânico ABTN2 Redragon Kumara

Kit Teclado ABTN2 e Mouse sem fio Dell Pro KM5221W

Qual é a diferença entre um teclado mecânico e um de membrana?

Um teclado mecânico possui switches individuais para cada tecla, oferecendo feedback tátil e sonoro, resultando em uma experiência de digitação mais satisfatória e durabilidade superior. Já um teclado de membrana usa uma única membrana para registrar pressões de teclas.

Teclado com ou sem fio, qual escolher?

A escolha entre teclado com fio e sem fio depende das preferências pessoais e do uso planejado. Teclados com fio oferecem conexão estável e não exigem bateria, enquanto os sem fio proporcionam mais liberdade de movimento, mas requerem recargas periódicas.

Vale a pena comprar um teclado para usar no notebook?

Sim, vale a pena comprar um teclado para usar no notebook, especialmente se você digita frequentemente ou precisa de uma experiência de digitação mais confortável. Um teclado externo pode melhorar a ergonomia e a eficiência do seu trabalho.

Com o Cashback Buscapé, sua compra fica muito melhor!

O Buscapé vai muito além de dicas de uso e de produtos. A nossa missão é melhorar a sua experiência de compra melhor, e é claro que algumas vantagens na hora do pagamento fazem um bem danado, né?

É por isso que você precisa conhecer o Cashback Buscapé! Essa é a melhor forma de ganhar dinheiro de volta em cada compra.

Quer saber como? É fácil! Assista ao vídeo abaixo e não perca essa oportunidade.

especialista

Ainda está na dúvida? Nossos especialistas em produtos estão prontos para te ajudar!