Logo Buscapé
Logo Buscapé

A linha mais recente de mouses Logitech para trabalho e estudo, a Logitech M650 traz algumas das melhores funcionalidades vistas em mouses gamers, mas sem precisar gastar tanto. Ou ficar com um ambiente de trabalho sem nexo. Afinal de contas, mouses gamers como o Razer Viper Ultimate que testamos são superestilosos, mas esse estilo todo nem sempre cabe em um ambiente mais sério, como o de escritório.

Felizmente, essa linha foi desenhada especialmente para quem precisa de um equipamento de qualidade, mas não para jogar no PC. Para testar os três modelos da nova linha, a assessoria da Logitech no Brasil nos enviou o Logitech M650, o M650L e o M650L Left. A seguir, vou te mostrar os prós e contras dos mouses dessa linha e falar tudo o que você precisa saber sobre cada um. Confira a seguir!

Prós e Contras da linha Logitech M650

Prós

Além de ser uma boa opção de mouse para trabalho no home office, ele também pode ser facilmente o seu mouse para levar para o escritório, caso trabalhe presencialmente. Isso porque o Logitech M650 é muito silencioso, a ponto de quase não fazer barulho algum ao clicar.

A pegada dele também é bastante confortável e macia, se ajustando à sua mão. Isso acompanha um design limpo e profissional, sem iluminação RGB ou cores que se destacam demais. Os modelos que recebemos vieram nas cores cinza e branca, por exemplo.

Falando na funcionalidade e desempenho, o mouse vai além do seu papel básico de apontar e clicar. Isso acontece por conta dos dois botões personalizáveis extras que vêm na lateral do periférico. Usando o software Logi Options+, é possível definir várias configurações para esse botão, o tornando um mouse bastante personalizável.

Contras

A linha Logitech M650 conta com poucos contras. Um deles pode até ser considerado uma vantagem, dependendo da forma como se usa o mouse. Sua rolagem é bem rápida, o que impressiona durante os primeiros minutos. Porém, e talvez pelo costume de usar mouses menos suaves, esse fator acabou sendo um ponto contra, já que a tela acabou rolando demais por diversas vezes.

Em um dos modelos, também encontrei eventuais travamentos e perda do sinal sem fio. Mas vale mencionar que estes travamentos foram pequenos inconvenientes, que pouco atrapalharam o trabalho.

Veja nosso review em um minuto do modelo principal Logitech M650!

Design e Construção

Os três mouses da linha Logitech M650 atendem a destros e canhotos (Foto: Mosaico)

O modelo traz três modelos distintos. O Logitech M650 básico é indicado para quem tem mãos menores. Ainda assim, ele fica em um meio termo, já que pessoas de mãos grandes também podem sentir algum conforto. Ainda assim, os modelos M650L vão agradar mais nesse sentido e, pessoalmente, acredito serem apostas melhores em relação à pegada. Todos os três modelos podem ser adquiridos nas cores cinza, branca ou rosa.

A diferença entre tamanhos não é tanta, então todas as alternativas vão funcionar para você. Optar pelo modelo convencional ou o L é mais uma questão de conveniência do que de possibilidade. Em todos os modelos, a parte lateral tem textura um pouco mais áspera, mas também acolchoada. Isso torna o mouse mais confortável, ao mesmo tempo em que oferece mais firmeza ao manuseá-lo.

O M650 e M650L possuem uma diferença sutil, mas o L vai atender a quem tem mãos maiores (Foto: Mosaico)

O conector USB e a pilha do modelo ficam atrás de uma porta na parte inferior do mouse. Essa porta é fácil de abrir e a marcação da entrada é bem sutil. Na verdade, ao olhar pela primeira vez a parte inferior, cheguei a achar que o conector USB não tinha vindo justamente por não perceber essa porta.

Conectividade e bateria

O Logitech M650 funciona apenas sem fio (Foto: Mosaico)

Todos os três modelos do Logitech M650 possuem apenas conexão sem fio. É possível conectá-lo tanto por meio do receptor USB que vem com o mouse quanto por Bluetooth.

Isso acontece por conta do abastecimento do mouse, que é feito por meio de uma pilha AA. A fabricante garante entre 20 a 24 meses ininterruptos, dependendo do quanto o use com conexão Bluetooth. Ao longo do teste, a carga da pilha caiu poucos percentuais. Considerando que o teste dura apenas alguns dias, não tivemos como confirmar se a pilha realmente dura o período prometido.

Desempenho e personalizações

Usar os três modelos do Logitech M650 não me rendeu qualquer tipo de problema. Muito silencioso, algumas vezes sentia que nem tinha dado um comando, justamente por ele não apresentar qualquer clique. Ainda assim, os comandos foram registrados e executados com sucesso.

O único detalhe que vale considerar aqui são alguns pequenos e ocasionais travamentos. Parece que, por algum motivo, a conexão com o computador cai. Por outro lado, o travamento dura apenas alguns segundos e se resolve praticamente sozinho. Não há diferença no funcionamento dos mouses, seja conectando por meio do receptor USB ou pelo Bluetooth.

O que vale destacar, no entanto, é a capacidade de personalização das funções dele. Diferentemente de mouses gamer, aqui não é possível customizar o visual, já que não há qualquer iluminação nos modelos. Por outro lado, é possível personalizar todos os botões, inclusive os botões direito e esquerdo convencionais. Além deles, os Logitech M650 carregam dois botões totalmente personalizáveis.

Isso é possível por meio de um software gratuito chamado Logi Options+, que pode ser baixado no site da Logitech. O programa detectará automaticamente qualquer mouse Logitech M650 que esteja conectado ao seu PC, permitindo realizar as configurações.

Você pode configurar atalhos e mudar funções de botões pelo Logitech Options+ (Foto: Mosaico)

Por exemplo, é possível alternar as funções dos botões direito e esquerdo, o que é especialmente útil para quem for usar o Logitech M650L Left, especial para canhotos. Também existe a possibilidade de ajustar a velocidade do ponteiro e também da rolagem, por exemplo. Os modelos do mouse podem ter sensibilidade máxima de 4.000DPI.

Ou seja, apesar de não ser um mouse gamer, você ainda pode se tornar um pouco mais competitivo em jogos multiplayer. Claro que essa especificação significa maior competitividade, mas ainda a nível casual.

Voltando às personalizações, no Logi Options+ você pode dar novas funções aos botões do mouse, mas não termina por aí. É possível configurar comandos específicos para qualquer programa que tenha instalado em seu computador. Ou seja, o mesmo botão pode ter função diferente na área de trabalho, em um navegador de internet ou em um software de edição, entre diversos outros.

Além disso, essas configurações podem ser salvas na nuvem, como um backup. Isso significa que você pode baixá-las no seu mouse em qualquer computador, bastando baixar o Logi Options+ e recuperando o backup das personalizações.

Modelos alternativos

Logitech M650L

O Logitech M650L é ideal para quem tem mãos grandes (Foto: Mosaico)

Maior e um pouco mais pesado que o modelo convencional o Logitech M650L é ideal para quem tem mãos maiores. Mas não se engane, pois mãos medianas também podem usar o mouse confortavelmente, o que foi o meu caso. No entanto, essa é realmente a única diferença entre esse modelo e o principal.

Veja o Logitech M650L em ação no vídeo abaixo!

Logitech M650L Left

A versão M650L Left foi criado especificamente para canhotos (Foto: Mosaico)

Do mesmo tamanho que a versão anterior, essa versão foi feita especialmente para os canhotos. Ou seja, oferecendo maior conforto para quem precisa usá-lo na mão esquerda.

Como canhoto, gostei bastante de usar um mouse adaptado para mim. Mas acabei esbarrando em um problema externo ao Logitech M650L Left: depois de muitos anos acostumado a usar o mouse na mão direita, acabei preferindo o modelo M650L. Por outro lado, o "eu" do passado teria gostado bastante de começar a mexer em computadores usando um mouse como o M650L Left.

Veja o Logitech M650L Left em ação logo abaixo!

Não deixe de conferir também nosso comparativo da versão padrão com a versão para canhotos!

Custo-benefício

Apesar de parecer um mouse para trabalho convencional, os Logitech M650 possuem maior sensibilidade e opções de personalização que um mouse comum. Isso também eleva o seu preço.

Porém, esse acréscimo não é tão grande assim. Apesar de existirem boas opções de mouses por menos de R$ 100, estes modelos costumam não oferecer muitas opções de personalização. Os modelos M650 estão na faixa dos R$200, o mesmo que mouses gamers de entrada como o Logitech G203 que analisamos.

Porém, por contar com um design mais discreto e mais ajustado para o escritório, ele oferece um excelente custo-benefício para quem precisa de um bom equipamento para trabalho. Um investimento a mais que vale a pena!

Produtos similares

Logitech M280

Pertencendo à categoria dos mouses básicos, o Logitech M280 é uma excelente opção baratinha. Apesar de não ter muitas opções de personalização, ele funciona perfeitamente e é um ótimo mouse sem fio para tarefas básicas. Além da cor preta, também é possível adquirir um modelo totalmente vermelho ou verde fluorescente.

Logitech MX Vertical

Mais caro que o Logitech M650, o MX Vertical da mesma marca se destaca por ser um dos melhores mouses ergonômicos atualmente. Com pegada diferente e que causa estranhamento no começo, em pouco tempo você notará que dores no pulso ou nas mãos serão bem menos frequentes. Caso tenha problemas de articulação nessa região, o Logitech MX Vertical é uma das melhores alternativas.

Razer Abyssus

Com faixa de preço parecida ao dos mouses que avaliamos, o modelo Abyssus da Razer já é mais indicado para gamers. Por outro lado, possui menor sensibilidade máxima, ao mesmo tempo que tem estética mais parecida a dos fãs dos gamers.

Ainda assim, pode valer a pena justamente para quem pretende ter um quarto gamer, mas não tem interesse em se profissionalizar ou ser um jogador ferrenho de games multiplayer.

Ficha técnica do Logitech M650

Antes de mostrarmos a ficha técnica, optamos por mostrar apenas a do modelo Logitech M650 principal. Afinal de contas, a única alteração entre os modelos é o tamanho e peso. Todas as outras especificações são iguais nos três modelos.

Conclusão

Beirando a perfeição e com excelente custo-benefício, os três modelos da linha M650 da Logitech irão suprir sua necessidade de um bom mouse para trabalho. Se não fosse pelos ocasionais travamentos, os periféricos certamente sairiam daqui com nota 10. Como esse foi o único fator a se observar no equipamento, minha nota para a linha M650 como um todo é de 9,5.

Gostou do mouse da Logitech? Então confira as melhores ofertas dele a seguir!

especialista

Ainda está na dúvida? Nossos especialistas em produtos estão prontos para te ajudar!