Avamys: para que serve esse spray nasal?
Saiba para quem o spray nasal Avamys pode ser indicado

O Avamys é um medicamento da classe dos corticóides, tarjado na apresentação de spray nasal. É amplamente utilizado para tratamento dos sintomas nasais como a rinite alérgica, congestão nasal e espirros. Embora aparentemente seja um medicamento simples, ele requer orientação e prescrição médica para seu uso, pois deve-se ter início meio e fim de tratamento.
Neste texto você vai conhecer um pouco mais sobre o Avamys: forma de uso, indicações, posologia, efeitos colaterais, composição, contraindicação e por quem o Avamys não deve ser usado. Além disso, vamos abordar o uso racional e consciente de medicamentos para a segurança da sua saúde.
O artigo foi produzido com a supervisão da farmacêutica Julia Takiuti e todas as informações citadas aqui foram tiradas da bula do Avamys.

Para que serve o Avamys?
O Avamys serve para tratamento dos sintomas nasais como a coriza, congestão nasal, coceira e espirros e dos sintomas oculares da rinite alérgica sazonal como prurido/ardência, lacrimejamento e vermelhidão além de também tratar os sintomas da rinite crônica.
Muito usado no emagrecimento, entenda para que serve o Ozempic e para quem ele é indicado.
Como usar o Avamys?
Avamys deve ser usado exclusivamente pelo nariz. A embalagem de Avamys possui um estojo plástico que guarda o frasco de vidro do medicamento, bico e botão de liberação do jato, conforme na foto abaixo:

O primeiro uso requer preparo dessa embalagem e do dispositivo. O primeiro passo é agitar vigorosamente o frasco em torno de 10 segundos, em seguida retirar a tampa azul do dispositivo, posicionar o bico do dispositivo longe do seu rosto e acionar por cerca de 6 vezes antes do primeiro uso, até que um jato fino seja liberado no ar. Após essa etapa o dispositivo está pronto para o primeiro uso por via nasal exclusivamente.
O uso do medicamento deve acontecer da seguinte maneira:
1- Retire a tampa azul do dispositivo
2 - Assoe o nariz para limpar as narinas e depois incline um pouco a cabeça para a frente
3 - Mantenha o dispositivo na posição vertical e posicione o bico pulverizador em uma das narinas evitando encostar na divisão central do nariz.
4 - Pressione firmemente o botão de liberação do jato conforme a sua receita médica ao mesmo tempo que respira pelo nariz
Alguns cuidados importantes:
- Evite contato com os olhos
- Sempre limpe o bico e a tampa do seu Avamys com um pano limpo e seco.
Saiba como funciona o Diazepam, medicamento indicado para tratamento da ansiedade.
Para quem o Avamys é indicado?
Avamys deve ser usado somente para pacientes que possuem receita médica e orientação para o tratamento de sintomas nasais ou de crises de rinite alérgica ou crônica.
Avamys faz mal ao coração?
Não há evidências em bula que o Avamys seja capaz de alterar a pressão arterial ou qualquer outra relação com problemas cardíacos. Se você usa Avamys e tem problemas cardíacos, avise seu médico. Contudo, o Avamys não deve ser usado por crianças menores de 2 anos e por pacientes em uso de outras medicações como Ritonavir e Fluconazol. Além disso, pode-se observar uma redução na velocidade de crescimento em crianças tratadas com Avamys.
Quem tem problema no coração pode tomar Tadalafila? A gente explica quem pode e quem não pode tomar esse medicamento.
Avamys serve para sinusite?
Em bula a sua indicação abrange tratamento de sintomas nasais como a congestão (nariz entupido) e espirros. Sendo assim o seu médico pode sim prescrever Avamys para tratamento desses sinais e sintomas em uma crise de sinusite.
Entenda como tomar Cimegripe e quem pode tomar esse antigripal.
Existe Avamys genérico?
Não! O Avamys possui o Furoato de Fluticasona como princípio ativo na apresentação spray nasal. Ainda não há genérico ou similar idêntico ao Avamys no mercado.
Avamys é corticoide?
Sim! Trata-se de um corticosteróide sintético que de potente ação anti-inflamatória. Sendo assim, devido a essas características é um medicamento que requer receituário e acompanhamento medico. Sempre busque informações com o médico ou farmacêutico, leia a bula. A automedicação pode ser um risco para sua saúde.
Para que serve Venvanse? Saiba qual é a indicação e quais os efeitos colaterais do medicamento.
Atenção! As informações contidas neste artigo têm caráter informativo. Consulte sempre um profissional de saúde antes de iniciar qualquer tratamento medicamentoso. A automedicação pode ser prejudicial. Siga as orientações e prescrições de um profissional de saúde qualificado e respeite as regulamentações da ANVISA para o uso seguro e adequado de medicamentos.