Você sabe como limpar lava e seca? Ao adquirir esse eletro, é importante saber não só manuseá-lo, mas também como limpá-lo de forma adequada. Mais fácil do que muitos pensam, saber fazer essa limpeza é fundamental para garantir o bom funcionamento da máquina de lava e seca e para não danificar as peças. Portanto, se você acabou de comprar seu eletro e ainda não fez a primeira limpeza ou se não tem certeza se está limpando o seu aparelho da forma correta, esse artigo é para você. Preparamos um passo a passo de como limpar cada parte da lava e seca. Confira a seguir!

Você sabia que nem toda peça pode ser lavada na máquina? Confira roupas que você não deve lavar na máquina de lavar.

Veja como limpar sua lava e seca para manter o bom funcionamento do eletro (Foto: Shutterstock)

Como limpar a lava e seca por fora?

Antes de iniciar a limpeza da lava e seca, a primeira coisa a fazer é retirar o plugue da tomada, para evitar o risco de choque elétrico. Recoloque o cabo na tomada somente na hora de fazer a limpeza do cesto da máquina.

Para limpar a máquina de lava e seca, você precisará de:

  • Panos limpos e macios
  • Água
  • Detergente neutro
  • Vinagre
  • Escova de dentes (opcional)

Fazer a limpeza da parte externa da máquina lava e seca é bem simples.

Passo 1. Umedeça um pano macio com água e sabão neutro, e passe por todo o gabinete e painel de controle.

Passo 2. Agora, passe um pano umedecido em água para remover os resíduos de sabão.

Passo 3. Por fim, use um pano limpo e seco para finalizar a limpeza.

Viu só como é fácil aprender como limpar lava e seca?

Importante: Tenha atenção redobrada ao limpar o painel de controle para não o danificar. O pano para limpá-lo deve estar levemente úmido. De forma alguma, use um pano encharcado.

Como limpar o tambor da máquina de lavar e secar?

É recomendado lavar o tambor da máquina a cada 30 ciclos de lavagem, a fim de eliminar resíduos, fiapos e restos de sabão em pó e amaciante que vão se acumulando no interior da máquina durante as lavagens.

Por isso, aprender como limpar o tambor da máquina de lavar é fundamental. Siga esses passos:

Passo 1. Certifique-se que a máquina está vazia.

Passo 2. Abra a gaveta/dispenser e adicione 500ml de água sanitária.

Passo 3. Selecione o programa mais longo de lavagem com água quente.

Passo 4. Espere o ciclo finalizar e pronto. Você acabou de aprender como lavar máquina de lavar por dentro.

É importante lembrar que muitos modelos de máquina de lava e seca possuem programa específico para lavagem do tambor, como o caso da Samsung. A lavagem do Tambor Eco, modelo presente na Samsung, por exemplo, funciona assim. A máquina avisa através de uma luz no painel que está na hora de fazer a limpeza. Com seu programa exclusivo, é possível remover 99,9% das bactérias do tambor.

Os modelos da LG trazem a função Limpeza de Cesto, especial para limpar o interior do aparelho. Já as lava e seca Midea apresentam a função Auto Limpeza, responsável por eliminar resíduos do tambor.

Procurando um modelo da LG? Confira os melhores modelos de lava e seca da marca.

Limpando outras partes da máquina lava e seca

É importante lembrar que todas as partes do eletro precisam ser devidamente higienizadas. Caso contrário, pode acarretar na interrupção do funcionamento do aparelho ou em possíveis danos às roupas. Por isso, confira como limpar outras partes da máquina lava e seca e deixar o seu eletro novo em folha.

Limpeza da borracha de vedação da porta

A borracha da porta deve ser limpa ao final de cada ciclo de lavagem ou secagem, pois nela é comum acumularem fiapos das roupas e resíduos de sabão e amaciante das lavagens.

A limpeza deve ser feita da seguinte forma:

Passo 1. Com o auxílio de um pano macio umedecido em água e sabão neutro, limpe a borracha de vedação da porta da máquina lava e seca.

Passo 2. Limpe também as frestas e camadas da borracha de vedação. Puxe-a com cuidado, verifique se há objetos e/ou resíduos de sujeira e remova-os.

Passo 3. Caso tenha muita sujeira acumulada na borracha da porta, utilize uma solução misturando partes iguais de água e vinagre branco de álcool. Molhe o pano nessa solução, passe por toda a borracha, deixe agir por alguns minutos e, em seguida, passe um pano umedecido em água para remover os resíduos e a sujeira. Se necessário, repita o processo.

Passo 4. Utilize um pano limpo e seco para finalizar a limpeza.

Limpar a borracha de vedação da máquina de lava e seca é essencial para a limpeza completa do aparelho (Foto: Shutterstock)

Você sabe o que significam os símbolos nas etiquetas das roupas? Descubra em nosso artigo.

Limpeza da gaveta de sabão e amaciante

Com o uso constante da máquina de lava e seca, resíduos de sabão e amaciante vão se acumulando também nos compartimentos do dispenser, podendo causar manchas nas roupas e comprometer o funcionamento do eletrodoméstico. Portanto, essa parte também é importante na hora de aprender como limpar lava e seca.

Para fazer a limpeza, remova a gaveta seguindo o procedimento indicado no Manual de Instruções da sua lava e seca, e em seguida faça o seguinte:

Passo 1. Lave os compartimentos da gaveta em água corrente.

Passo 2. Remova os resíduos de produtos usando uma escova de dentes.

Passo 3. Caso os compartimentos tenham resíduos encrustados e difíceis de remover, utilize vinagre branco de álcool levemente morno.

Passo 4. Com a escova de dentes, limpe também a cavidade onde a gaveta fica encaixada na lava e seca.

Passo 5. Por fim, com um pano seco e limpo, seque a cavidade e a gaveta, e encaixe-a novamente na máquina.

Tem uma máquina de lavar Brastemp? Confira como limpar esse tipo de aparelho.

Limpeza do filtro de drenagem (ou filtro de detritos)

O filtro de drenagem geralmente fica dentro de um compartimento localizado na parte inferior frontal da lava e seca. Em caso de dúvidas, consulte o manual de instruções da sua máquina. É recomendado realizar a limpeza desse filtro a cada dois meses para evitar seu entupimento. Para isso, siga os passos abaixo para fazer a limpeza do filtro de detritos da lava e seca:

Passo 1. Primeiro, abra o compartimento, pressionando a tampa ou liberando sua trava.

Passo 2. Remova a tampa da mangueirinha de borracha que fica dentro do compartimento e drene a água remanescente dentro de um recipiente.

Passo 3. Tampe a mangueirinha e volte-a ao seu local original.

Passo 4. Gire o manípulo para a esquerda para desenroscá-lo e retirá-lo de dentro do compartimento.

Passo 5. Lave o filtro em água corrente, removendo fiapos e cabelos que possam estar presos no mesmo.

Passo 6. Caso seja necessário esfregá-lo, utilize uma escova macia (pode ser escova de dentes).

Passo 7. Remova toda e qualquer sujeira e/ou objetos que estiverem no compartimento onde o filtro fica encaixado.

Passo 8. Recoloque o filtro no compartimento gire o manípulo para a direita, rosqueando firmemente para que não ocorram vazamentos.

Passo 9. Por fim, feche a tampa do compartimento que protege o filtro.

Toda máquina de lavar precisa de uma torneira para instalação. Se você precisa trocar a sua, confira os tipos, instalação e melhores modelos disponíveis no mercado.

Que tal conferir algumas opções de máquina lava e seca?

Agora que você já aprendeu como limpar lava e seca tanto por fora, quanto por dentro, chegou a hora de escolher um modelo para chamar de seu. Confira boas opções que valem a pena comprar em 2022.

Procurando outro modelo da Samsung? Confira os melhores modelos de lava e seca da marca.

Querendo economizar? Confira modelos de lava e seca com melhor custo-benefício.