Você sabe como limpar sua máquina de lavar Brastemp? Fazer uma limpeza no eletrodoméstico com frequência e da maneira adequada é o segredo para ter uma longa durabilidade e, claro, para que as as roupas saiam sempre limpas e livre de fiapos ou pelos. Mas é importante ficar atento, já que nem sempre um produto ou uma forma de limpar vale para todos os modelos de lavadoras.

Por isso, vamos apresentar as principais dicas recomendadas pela própria marca para você aprender como limpar máquina de lavar Brastemp e evitar, assim, o aparecimento de sujeiras e manchas internas e externas.

Se você está à procura de uma nova lavadora, veja aqui os melhores modelos de máquina de lavar 12kg.

Confira as dicas de como limpar máquina Brastemp por dentro e por fora (Foto: Shutterstock)

Como limpar uma máquina Brastemp por dentro

A melhor forma de obter orientações confiáveis de como limpar sua máquina de lavar Brastemp é através da própria fabricante. Os modelos BWK12A, BWK12A9, BWR12A, BWR12A9 e BWK14A têm um guia rápido em comum que traz dicas preciosas para manter um programa de limpeza prático e fácil. A parte interna da lavadora pode ser limpa seguindo 4 passos:

  • Certifique-se de que não exista nenhuma peça de roupa no interior do cesto;
  • Coloque 500 ml de alvejante (água sanitária) diretamente no cesto;
  • No painel, faça as seguintes seleções: Nível alto de água, Programa brancas, Temperatura da água fria (caso o modelo tenha água quente), Agitação turbo e Enxágue único;
  • Deixe a lavadora realizar o programa completo de lavagem.

Depois de seguir esses quatro passos, sua lavadora Brastemp vai estar bem limpa, livre de pelos e fiapos e pronta para lavar sua roupas.

Como limpar uma máquina Brastemp por fora

Além de proteger o eletrodoméstico da incidência direta do sol, é preciso saber como limpar a máquina de lavar Brastemp externamente. Veja quais são as principais orientações da marca para evitar danos e aumentar a vida útil do eletrodoméstico:

  • Limpe a tampa semanalmente, evitando acúmulo de resíduos;
  • Use apenas sabão neutro, aplicado com um pano macio;
  • Nunca utilize limpa-vidros, álcool, removedores ou substâncias abrasivas para não danificar a lavadora;
  • Não utilize jatos de água para não danificar os componentes elétricos, o que pode acarretar em curto-circuito ou até incêndio.

Precisando de uma lavadora com maior capacidade? Veja aqui as melhores máquinas de lavar de 15kg.

Como limpar o filtro e o dispenser da sua máquina Brastemp

Depois de aprender como limpar máquina de lavar Brastemp por dentro e por fora, é hora de caprichar nos detalhes. O filtro de fiapos que se encontra dentro do agitador deve ser limpo ao final de cada ciclo de lavagem. Para isso, basta lavá-lo em água corrente e, se algum resquício de sujeira permanecer, pode-se usar uma escova para auxiliar na limpeza.

O Multi-Dispenser é uma peça que também deve passar por uma limpeza regularmente. O processo é feito através dos seguinte passo a passo:

  • Abra o Multi-Dispenser, pressione para baixo a trava no local indicado e, simultaneamente, puxe para fora;
  • Remova o dispenser;
  • Separe as duas gavetas e deixe-as embaixo de água corrente, utilizando uma escova macia para remover a sujeira;
  • Limpe o alojamento do Multi-Dispenser utilizando uma escova ou pano macio;
  • Coloque o Multi-Dispenser no alojamento e feche-o suavemente.

Outras dicas de como limpar máquina de lavar Brastemp

Se você observar que o cesto está com aparência de manchado ou com marcas visíveis após a lavagem, pode ser sinal de acúmulo de insumos, como sabão ou amaciante. A solução mais prática é limpar o cesto com água e sabão neutro utilizando um pano macio. Se aparecerem bolinhas ou manchas pretas ou cinzas com aspecto oleoso no interior da máquina de lavar, é porque a limpeza interna não está sendo feita corretamente ou com a frequência sugerida, a cada dois meses. Siga o passo a passo acima para não causar dados ao seu equipamento.

Entre as orientações de como limpar máquina de lavar Brastemp, ainda há a limpeza da tela-filtro da mangueira de entrada. Isso porque, sujeiras da rede de água da residência podem ficar depositadas na tela-filtro, provocando uma diminuição na velocidade e na quantidade de água que entra na lavadora. Para limpar a peça, desrosqueie a mangueira da torneira e utilize uma escova para tirar qualquer traço de sujeira. Não esqueça de manter a tela-filtro na mesma posição que veio de fábrica para evitar que mais impurezas presentes na água obstruam o filtro.

Agora que você já sabe quais são os processos de como limpar máquina de lavar Brastemp, dê uma olhada nessa lista de melhores modelos de lavadora Brastemp. Entre as opções da nossa lista, estão a máquina de lavar 9kg BWJ09 e a Lava e Seca 10,1kg BNQ10AB Água Quente. Veja abaixo as melhores ofertas para esses modelos:

Saiba o que pode fazer sua máquina de lavar vazar água por baixo e como resolver o problema.