Saber como escolher lava-louças é uma das primeiras coisas a fazer no momento em que você decide investir nesse eletrodoméstico para tornar o seu dia a dia na cozinha mais prático. Comprovadamente econômica tanto em água como em eletricidade, ela tem uma grande variedade de modelos no mercado. Por isso, na hora de decidir o melhor modelo, é normal surgirem dúvidas como "lava-louças de 8 serviços ou 14?", "de embutir ou de piso?", "da Brastemp ou Electrolux"?

Para te ajudar nesse processo, nós preparamos um artigo que vai te ajudar a escolher a melhor lava-louças para a sua casa. O tamanho disponível e o tipo de instalação ideal são alguns dos critérios que você precisa levar em consideração antes de dar a palavra final. Dá uma olhada!

Leia também: Cozinha americana: 6 itens para montar a sua

Antes de tudo, pense em como vai instalar a lava-louças

Antes mesmo de começar a pesquisar modelos e preços, você precisa saber como instalar a lava-louças. São necessários três pontos acessíveis para colocar o aparelho de forma prática para evitar vazamentos ou outros tipos de problemas. O primeiro é o ponto de fornecimento de água, que deve estar próximo o suficiente para que a mangueira que vem junto seja ligada sem ficar muito esticada. O segundo é o ponto de energia – a lava-louças precisa ser conectada a uma tomada sem extensões – e o terceiro é a saída de água para o esgoto, para jogar fora a água utilizada na lavagem.

É importante lembrar ainda que ela deve ficar com no mínimo 5cm afastada da parede ou de outros móveis ou objetos, para ventilação e saída de vapores. São esses acessos que vão determinar se a mais adequada para sua cozinha é a lava-louças de embutir – a maioria precisa de uma abertura de, pelo menos, 60 cm de largura - ou a lava-louças de piso, que pode ser colocada na pia ou em bancadas e transportada quando necessário.

Leia também: Como instalar lava-louças

A lava-louças pode ser colocada em cima da pia, no chão ou embutida, como a da foto. (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Avalie a medida da lava-louças

Depois de decidir se o modelo ideal é o de embutir ou de piso, o próximo passo no processo de como escolher lava-louças é saber qual tamanho ideal do aparelho para a sua cozinha. Então, antes de escolher, tire as medidas exatas do tamanho disponível e confira a descrição do produto pra ver se ele vai caber com a folga necessária.

Se você não tiver espaço para uma lava-louças grande, não precisa se preocupar: diante da variedade de modelos com recursos avançados, é possível encontrar uma lava-louças pequena ou uma lava-louças compacta bem eficiente. Há aparelhos mais baixos e largos, enquanto outros têm design mais alto e fino, uma variedade pensada exatamente para que se encaixem em diferentes espaços. Com as medidas decididas, agora é o momento de verificar quantos serviços a lava-louças vai ter de dentro com tamanho estipulado.

Lava-louças de 6, 8, 10, 12 ou 14 serviços?

A capacidade de uma lava-louças é medida em serviços. Mas o que significa serviço? Cada serviço leva em consideração as peças utilizadas por uma pessoa numa refeição. Ou seja, uma lava-louças 6 serviços tem capacidade de lavar seis xícaras, seis pires, seis copos, seis pratos, seis facas, seis garfos e seis colheres. Esse é o menor modelo disponível no mercado, ideal para solteiros ou um casal.

Ao escolher a quantidade de serviços, lembre-se que ele deve ser compatível com a realidade da sua casa - a quantidade de louça usada normalmente - e, também, com o espaço disponível para a lava-louças na cozinha. Para famílias de três ou quatro pessoas, boas opções são as lava-louças 8 serviços e lava-louças 10 serviços. Famílias de mais de 5 membros e casas que recebem visitas frequentemente durante as refeições, por sua vez, são atendidas de forma mais eficiente com a lava-louças 12 serviços ou a lava-louças 14 serviços. Outro aspecto que você deve levar em conta na hora de analisar a capacidade é se o modelo também funciona com tigelas e panelas.

Leia também: Vale a pena comprar a lava-louças Philco PLL14B?

Analise o gasto de energia da lava-louças

Antes da compra, muita gente se pergunta se a lava-louças gasta muita energia e esse é, justamente, o momento em que muita gente desiste de levar o aparelho para casa. Porém, a resposta desse questionamento é não. Vários testes e pesquisas já comprovaram que os modelos mais recentes de lava-louças geram um consumo relativamente pequeno em relação a outros aparelhos.

Levando em conta um uso diário de 40 minutos, elas consomem, em média 30 kWh por mês. Como esse valor pode mudar de acordo com o tamanho do aparelho, o ideal é avaliar o consumo antes de fechar a compra. Assim como em outros eletrodomésticos de cozinha, também é bom que a lava-louças tenha o selo Procel A para ser mais econômica.

No dia a dia, você também pode usar alguns truques para que economizar ainda mais com a lava-louças. Por exemplo, o ideal é que ela sempre seja usada em sua capacidade total. Além disso, você também pode evitar o ciclo de secagem, que costuma ser o que mais gasta.

Leia também: Lava-louças Philco 8 Serviços PLL08B é boa?

Qual a melhor lava-louças atualmente?

Por fim, agora que já sabe tudo que você deve considerar antes de escolher uma lava-louças, pode conhecer alguns dos principais modelos do momento. As principais marcas dessa categoria são Brastemp, Electrolux, Philco e Midea. Para ter ainda mais certeza de que você vai fazer uma boa escolha, também vale a pena dar uma olhada na nossa lista de melhores lava-louças do ano e na seleção de melhor lava-louças de embutir.

Saiba mais sobre o universo de lava-louças e de cozinha: