Não sabe como instalar lava-louças? Fique tranquilo que a gente vai explicar e ajudar no processo de deixar o dia a dia da sua cozinha mais prático. Aqui embaixo, mostramos o que você precisa fazer antes, durante e depois dessa tarefa. Já podemos adiantar que é necessário ter bastante atenção à ligação de água e de energia do seu aparelho e muito cuidado na hora de escolher o melhor local para posicionar a sua máquina.

Além disso, se você também está procurando uma lava-louças para chamar de sua, também separamos boas opções de marcas como Brastemp e Electrolux para ajudar na sua escolha. Esse produto é um grande aliado caso você tenha uma rotina bastante corrida ou odeie limpar pratos, copos e panelas. Quer saber mais? É só continuar lendo.

Garanta a sua: conheça a lista de melhor lava-louças para comprar nesse ano!

Confira o passo a passo para instalar a sua lava-louças (Imagem: Shutterstock)

Do que preciso para instalar lava-louças?

Antes do passo a passo de instalar máquina lava-louças, você deve se certificar de que o local escolhido para posicionar a máquina é o ideal. Para o funcionamento pleno, ela precisa estar perto de alguns pontos estratégicos - confira quais são eles aqui embaixo:

  • Ponto para fornecimento de água: é preciso que haja um ponto de água próximo da sua lava-louças para que ela funcione corretamente. Pode ser uma torneira ou uma tubulação já existente na parede. A ligação será feita com uma mangueira que vem com o aparelho;
  • Ponto de energia: como qualquer eletrodoméstico, a lava-louças precisa ser conectada a uma tomada para funcionar. Evite usar extensões e fique atento se o aparelho deve ser usado em uma rede de 127V ou 220V.
  • Saída de água para o esgoto: quando termina a limpeza, a lava-louças precisa jogar fora a água utilizada na lavagem e esse descarte deve ser direcionado ao esgoto. Na hora de instalar lava-louça, é possível fazer essa conexão no sifão de uma torneira já existente, usando um adaptador específico para máquina lava-louças.

Sua cozinha tem móveis planejados? Confira a lista de melhor lava-louças de embutir!

Como instalar lava-louças?

Já garantiu que todas as ligações estão corretas? Então vamos explicar como instalar máquina de lavar louça e colocar as mangueiras do produto nas posições corretas. Aprenda, também, uma dica fundamental para que a máquina não fique superaquecida durante o uso. Confira o passo a passo:

  • Passo 1: a primeira tarefa para instalar máquina de lavar louça é encaixar a mangueira que fornece a água para o aparelho. Conecte primeiro na torneira ou no cano da sua casa e depois na válvula de entrada localizada atrás da sua máquina;
  • Passo 2: agora, instale a mangueira de saída de água para o esgoto. Caso precise de uma extensão, ela deve ser similar a original. O dreno deve ficar a uma distância de 40 a 100 centímetros da base da sua lava-louças. Não se esqueça de verificar se as conexões estão bem enroscadas;
Conecte todas as mangueiras e certifique-se de estão bem enroscadas. (Imagem: Shutterstock)
  • Passo 3: agora é hora de colocar a lava-louças no local reservado para ela. Dica importante: deixe um espaço de pelo menos 10 centímetros entre o eletrodoméstico e demais aparelhos ou móveis. Isso é fundamental para que a máquina possa ventilar e não fique superaquecida durante o uso;
  • Passo 4: confira se a máquina está nivelada corretamente e, em caso contrário, faça o ajuste nos pés dela.
  • Passo 5: por fim, conecte a lava-louças à tomada e aproveite a praticidade desse aparelho!

Não sabe como usar uma lava-louças? Confira as nossas dicas e aproveite o aparelho ao máximo!

Cuidados importantes na hora de instalar máquina de lavar louça

Por fim, mas não menos importante, aqui vão mais algumas dicas para não errar na hora de instalar lava-louças.

  • Nunca faça ajustes com a máquina ligada na tomada;
  • Não instale lava-louças em pisos de carpete ou em cima de tapetes. Isso pode obstruir o sistema de ventilação;
  • Antes de comprar, tire todas as medidas do local onde sua máquina será instalada, já considerando o espaço para todas as tubulações;
  • Evite fazer muitas ligações num mesmo ponto de água ou energia. Você pode acabar causando uma sobrecarga que prejudica o funcionamento do aparelho.

Quer montar uma cozinha americana? Confira 6 itens que não podem faltar!

Encontre a melhor lava-louças para comprar

Agora que você já sabe tudo sobre a instalação de lava-louças, selecionamos boas ofertas de alguns modelos para equipar a sua cozinha. Você encontra no mercado opções menores, de 8 serviços, e outras mais espaçosas, com 10 e até 14 opções de lavagens. A escolha vai depender do seu uso diário e do tamanho da sua família. Confira opções abaixo:

Cozinha moderna: confira 7 utensílios para montar a sua!