Como jogar Imagem e Ação: aprenda o jogo de desenhar
Descubra as regras e veja dicas para aprender como jogar Imagem e Ação
Imagem e Ação é um jogo de tabuleiro divertido e interativo, que envolve criatividade e trabalho em equipe. Nele, os jogadores devem desenhar para que seus companheiros adivinhem palavras ou expressões, promovendo uma competição amigável, envolvente e algumas vezes conflituosa! Aprenda como jogar Imagem e Ação com este artigo sobre esse clássico.
- Confira mais jogos clássicos e veja como jogar Uno e Dominó!
Objetivo e como jogar Imagem e Ação
Imagem e Ação é um jogo bem simples. Seu objetivo é fazer com que sua equipe adivinhe o maior número possível de palavras ou expressões dentro de um tempo determinado. A equipe que atingir a linha de chegada no tabuleiro primeiro, vence.
Indicado para crianças a partir de 10 anos, o jogo conta com 1 tabuleiro, 1 ampulheta, 4 peões, 1 dado, 1 manual de instruções e 198 cartas que, ao todo, somam 2.400 palavras ou expressões.
Para começar a aprender como jogar Imagem e Ação, é importante saber que o jogo permite, no mínimo, 4 jogadores, divididos em duas ou quatro equipes.
Depois de fazer a divisão de equipes, coloque o tabuleiro no centro, ele conta com diferentes casas e categorias. Cada uma possui uma indicação:
- Casa O: objeto, com itens que possam ser vistos ou tocados;
- Casa P: pessoa, com lugares ou animais, assim como as partes e suas características;
- Casa A: ação, com verbos ou expressões;
- Casa D: difícil, com palavras difíceis de diferentes categorias;
- Casa L: lazer, com esportes, jogos, filmes, livros, artistas, etc;
- Casa T: todos jogam, com palavras de qualquer categoria. Nessa casa, os desenhos podem ser adivinhados por todos os participantes, não só a equipe do desenhista da vez, e todos podem ganhar o ponto.
Por fim, cada equipe escolhe um peão e lança os dados para descobrir quem começa. Quem tirar o maior número inicia a partida e um cronômetro ou ampulheta é utilizado para controlar o tempo de cada rodada.
Após iniciar o jogo, a equipe deve escolher quem será o desenhista — a cada rodada, será um. Esse participante é responsável por retirar uma carta do monte correspondente à casa do tabuleiro que o peão caiu e pensar sobre o objeto a ser desenhado em cinco segundos.
Depois desse tempo, a ampulheta é virada para cronometrar o tempo do desenho e da adivinhação. O desenhista deve finalizar o desenho ao mesmo tempo que a equipe deve adivinhar do que ele se trata, isso tudo antes do tempo acabar.
Durante esse período, não é permitido escrever nenhuma letra ou número ou fazer gestos ou mímicas sobre o tema. Se a equipe acertar o que é o desenho, pode lançar novamente o dado e andar o número de casas designado. Se errar, passa a vez, e a outra equipe faz o processo. Ganha o jogo quem chegar ao final primeiro.
- Imagem e Ação é um jogo bem simples e divertido, mas se você quer algo mais complexo, aprenda como jogar xadrez!
Não há muito mistério na hora de saber como jogar Imagem e Ação. O essencial é buscar ser objetivo nos desenhos, sem querer desenhar algo muito complexo, pois isso só dificulta na hora da equipe adivinhar.
Em casos mais abstratos, símbolos e metáforas podem ser usados para indicar a palavra desejada. Mas lembre-se, não é permitido o uso de números ou palavras! Também é possível representar a palavra por pedaços, mas é recomendado que isso seja feito apenas em último caso, já que também pode acabar confundindo mais a equipe.
O jogo também está disponível em diversas versões, com temáticas mais específicas ou indicações de idade.
Algumas dessas variações são o Imagem & Ação – No Limite, onde os jogadores contam com 4.000 novas palavras e podem escolher até 3 para uma equipe adivinhar. Nesse caso, o tempo para adivinhação é cronometrado por um timer especial, que derruba as cartas quando a contagem termina.
Outro exemplo é o Imagem e Ação Júnior, pensado especificamente para crianças de 5 a 10 anos. Ele tem um baralho azul, com palavras mais simples, e outro vermelho, um pouco mais difícil, com um total de 480 termos para desenhar.
Imagem e Ação é um ótimo jogo para aproveitar com amigos e família, com diversão garantida e sem precisar de muito espaço ou equipamento. Agora que você conhece as regras, não perca a chance de aproveitar esse jogo!
- Se quiser ir além dos clássicos de tabuleiro, confira e aprenda o que é RPG de mesa e como usar os dados de RPG!
A dinâmica é a mesma do Imagem e Ação original, ele apenas conta com ainda mais palavras e expressões, totalizando 2.400.
Você pode usar papelão ou material similar para fazer o tabuleiro, as peças e as cartas, com o cronômetro do celular servindo para contabilizar o tempo. Vai dar trabalho montar e preencher tudo, mas é uma opção para economizar.
O objetivo é fazer com que sua equipe adivinhe o maior número possível de palavras ou expressões dentro de um tempo determinado. A equipe que atingir a linha de chegada no tabuleiro primeiro, vence.
Como se joga o jogo Imagem e Ação - No Limite?
Em Imagem e Ação - No Limite, os jogadores contam com 4.000 novas palavras e podem escolher até 3 para uma equipe adivinhar. Nele, o tempo para adivinhação é cronometrado por um timer especial, que derruba as cartas quando a contagem termina.