Logo Buscapé
Logo Buscapé

O xadrez é um jogo diferente da maioria dos jogos de tabuleiro devido ao grande estudo dedicado a suas estratégias e incontáveis partidas. Mesmo após aprender as regras, como jogar e as principais jogadas, ainda é preciso ter algum conhecimento sobre os momentos iniciais do jogo: as aberturas de xadrez.

Aprender aberturas no xadrez pode garantir vantagem e segurança para ganhar no xadrez (Reprodução: Cottonbro da Pexels)

Aberturas de xadrez são sequências de movimentos iniciais que já foram muito testadas em tabuleiros reais e em partidas virtuais, com as quais o jogador pode ter certa vantagem sobre um adversário. Ao memorizar algumas das principais aberturas e suas variações, é possível jogar os primeiros movimentos de uma maneira quase automática e assim focar-se nos pontos mais importantes do jogo.

Normalmente, utiliza-se o termo "aberturas de xadrez" apenas para os movimentos das peças brancas, enquanto para as peças pretas chama-se a sequência de movimentos de "defesa". No entanto, na prática, as defesas são como aberturas de xadrez para as peças pretas e algumas aberturas até podem ser usadas como defesas.

Abertura de xadrez: Jogo Italiano

O Jogo Italiano é uma das aberturas mais básicas de Xadrez que leva rapidamente para uma posição sólida (Reprodução: Chess.com)

O Jogo Italiano, ou Abertura Italiana, é uma das aberturas de xadrez que preza por desenvolvimento rápido e controle do centro com o Bispo de casas brancas. Em apenas três movimentos, o jogador com as peças brancas consegue colocar uma peça forte no centro, difícil de ser atacada, e está pronto para efetuar o Roque pequeno no próximo movimento.

O Bispo ataca um dos Peões fracos das peças pretas em G7 e, caso as brancas decidam se aproveitar dessa brecha, podem colocar seu Cavalo em G5 e Rainha em F3. Estes movimentos, no entanto, só funcionariam contra jogadores novatos e um competidor mais experiente deve levar a partida de maneira mais paciente, conquistando o centro com os peões em C3 e depois D4.

A Ruy-Lopez é conhecida por colocar pressão nas peças Pretas bem cedo no jogo e instiga iniciantes a cometerem erros (Reprodução: Chess.com)

A Ruy-Lopez, ou Jogo Espanhol, ganha seu nome do bispo homônimo que escreveu um dos primeiros livros de xadrez. Ela é muito parecida com o Jogo Italiano, com uma mera diferença da casa na qual o Bispo é posicionado no movimento inicial.

Porém essa abertura leva para posições muito diferentes do Jogo Italiano e costuma fazer com que jogadores amadores se sintam pressionados logo no início.

Após os peões branco e preto se encontrarem em E4 e E5, o cavalo branco ataca o peão preto em F3 e o cavalo preto o defende em C6. Neste ponto, o bispo avança para B5, firmando a abertura Ruy-Lopez.

O Bispo ameaça imediatamente o cavalo em C6 e normalmente as peças pretas responderão com Peão em A6. O Bispo pode recuar para A4 e depois para B3 caso o Peão preto seja colocado em B5.

É possível também capturar o cavalo em C6 após ser desafiado pelo peão, forçando as peças pretas a capturarem o bispo e danificarem sua estrutura com peões duplos.

Após a perda do cavalo preto, o peão preto em E5 ficará sem defesa, porém as peças brancas não devem tomá-lo de imediato com o cavalo para evitar um contra-ataque com a rainha preta em D4.

É possível perceber que a maioria das aberturas de xadrez conta com poucos movimentos, pois seu adversário pode responder de várias maneiras e então cada uma se ramifica em várias linhas teóricas que exigem estudo e memória.

Diferente de todas elas, temos o Sistema London, um sistema que basicamente permite que você realize movimentos predeterminados e tenha uma posição sólida, sem precisar alterá-lo de acordo com o que seu adversário jogar.

No Sistema London, o Bispo de casas pretas sai de sua posição inicial antes do usuário "fechar" sua pirâmide de peões para não ficar preso (Reprodução: Chess.com)

A London é caracterizada por uma pirâmide de peões no centro, um protegendo o outro, e um bispo de casas pretas que sai cedo antes da pirâmide se fechar. Esse bispo fica enfraquecido nessa formação, então recomenda-se que ela seja trocado com o bispo de casas pretas do seu oponente para obter vantagem.

Por formar um centro tão forte, muitas vezes o rei não faz Roque na London e permanece no centro do tabuleiro.

Perceba como a maioria dos quadrados na London estão bem defendidos pelo Bispo de casas brancas e pelo Cavalo, de forma que pode nem ser necessário realizar o Roque (Reprodução: Chess.com)

A montagem do Sistema London começa com Peão da Rainha em D4, seguido pelo Bispo em F4, Cavalo em F3 e Peão em E3. Após estes movimentos iniciais o Cavalo de B1 vai para D2, o Bispo de F1 para D3 e o Peão para C7 finalizando a pirâmide. Se a qualquer momento o Bispo adversário das casas pretas oferecer uma troca, capture-o.

Vale ressaltar que, apesar de prático, o Sistema London não é considerado uma abertura competitiva, mas é bom para iniciantes.

O Ataque Índio do Rei é uma ótima abertura para quem cai com facilidade em armadilhas, pois cria uma fortaleza para seu Rei já nos primeiros movimentos (Reprodução: Chess.com)

O Ataque Índio do Rei é uma abertura extremamente defensiva popularizada por Bobby Fischer. Ela consiste em criar uma fortaleza para seu Rei logo no início do jogo e assim poder jogar o resto da partida sem se preocupar muito com ataques que possa sofrer.

Não há uma ordem para os movimentos, basta mover seu Cavalo para F3, Peão para G3 e Bispo para G2, em seguida realizando o Roque pequeno.

A melhor forma de desenvolvê-la é como o próprio Bobby Fischer jogava, avançando seus peões no centro após seu Rei estar em segurança. Essa também não é uma abertura competitiva, mas é muito recomendada para iniciantes por deixar seu Rei em segurança bem cedo na partida. Ela também pode ser usada pelas peças pretas como uma defesa.

Aberturas de xadrez: Gambito da Rainha

O Gambito da Rainha Aceito dá uma boa vantagem para as peças Brancas, mas o Gambito da Rainha Recusado é uma defesa sólida difícil de enfrentar (Reprodução: Chess.com)

O Gambito da Rainha que deu nome à popular série sobre xadrez da Netflix faz parte de um tipo específico de aberturas chamadas "Gambitos". Nelas, o jogador sacrifica uma ou mais peças em troca de algum tipo de vantagem.

No Gambito da Rainha sacrifica-se um Peão em C4 inicialmente em troca de colocar dois peões fortes no centro em D4 e E4. Após esse movimento, o Peão inimigo pode ser capturado facilmente pelo Bispo.

A questão dos gambitos é que eles são apostas. Um jogador oferece material, e o adversário decide se aceita ou não. O Gambito da Rainha Aceito é uma ótima posição para as peças Brancas, pois após o Peão adversário capturar em C4, é possível colocar um segundo peão no centro em E4, além de capturar o Peão inimigo.

No entanto, jogadores mais experientes quase sempre irão responder com o Gambito da Rainha Recusado em E6, armando uma poderosa defesa que não é tão vantajosa para as peças Brancas.

A Vienna é uma abertura um pouco menos conhecida do que as outras acima, o que significa que adversários podem não esperar por ela (Foto: Reprodução/Chess.com)

A Vienna, Vienense ou Hamppe, como homenagem ao jogador suíço Carl Hamppe, é uma abertura menos conhecida que as acima e por isso útil para surpreender adversários. A Vienna começa com o Peão em E4 e a resposta das peças Pretas com seu Peão em E5, seguido então pelo Cavalo branco em C3.

Normalmente o cavalo em F3 seria para atacar o Peão em E5, mas o plano aqui é outro.

Normalmente na Vienna jogadores levarão o Bispo para C4 e terão uma boa chance de desenvolver um ataque. Caso as peças Pretas espelhem as jogadas das Brancas com Cavalo em C6 e Bispo em C5 é possível começar um ataque com sua Rainha em G4 e levar o Cavalo de C3 para D5 com apoio do Peão, ameaçando um Garfo em C7 caso a Rainha preta deixe de guardar a casa em algum momento.

Existe o Gambito Vienna no qual o jogador oferece o Peão em F4, mas caso as peças Pretas capturem o Peão, a posição se torna muito vantajosa para as peças Brancas. Na maioria dos casos, jogadores irão evitar a captura por conta disso e as peças Brancas precisam ficar atentas a um ataque do Peão preto em G5.

Aberturas de xadrez: Ponziani

A abertura Ponziani envolve dominar o centro com seus Peões, conquistando seu espaço após E4 e E5 com um Peão em C3 e depois outro em D4 (Foto: Reprodução/Chess.com)

A Ponziani é uma abertura bem fácil que consiste em garantir que o centro do tabuleiro seja dominado pelos seus Peões. Ela começa normalmente com E4 e E5 seguido pelo Cavalo branco em F3 e o Cavalo preto em F6, mas podem haver variações. O movimento característico da abertura é o Peão branco em C3.

A ideia aqui é seguir esses movimentos com o Peão branco em D4, de forma que mesmo que o Peão preto o capture, o Peão de C3 pode capturar de volta e garantir seu lugar em um centro protegido e forte. Caso as peças Pretas respondam com um movimento errado como Bispo em C5, o ataque do Peão em D4 é ainda mais eficiente.

A Defesa Francesa é uma defesa simples, porém forte, que confia na cadeia de peões para defender o centro do tabuleiro (Reprodução: Chess.com)

As defesas seriam como as "Aberturas" para as peças Pretas, porém muitas dependem de como as peças Brancas irão atacar. Uma defesa simples é a Defesa Francesa, na qual as peças Brancas avançam com E4 e as peças Pretas respondem com um tímido E6 ao invés do tradicional E5.

Na jogada seguinte, as peças Pretas lançam então D5 e criam uma forte cadeia de peões que protegem uns aos outros. Uma desvantagem é que o Bispo das casas brancas não têm muita utilidade nos primeiros estágios do jogo.

Defesas do xadrez: Siciliana

A defesa Siciliana luta pelo centro com um peão em C5, diferente do tradicional, o que leva para posições bem diferentes que exigem estudo (Reprodução: Chess.com)

A defesa Siciliana é muito popular e recomendada pelo seu potencial, porém sua grande quantidade de variações a torna um pouco complicada. Quando as peças Brancas abrem com E4, as peças Pretas respondem com algo que parece fora do normal com C5.

No entanto, o Peão em C5 luta pelo quadrado de D5 no centro, assim como o Peão de E5 faria, mas com possibilidades bem diferentes para as outras peças. É uma defesa que exige muito estudo.

Uma variante interessante para conhecer da Siciliana é o Dragão, que possui também a variante Dragão Acelerado. Ambas consistem em mover um peão em G6 de forma que ele abra espaço para colocar o Bispo do lado do Rei em G7.

Dessa maneira o Bispo pode atacar toda a diagonal do tabuleiro, praticamente "cuspindo fogo" em seus adversários.

As variantes do Dragão na defesa Siciliana criam um grande desafio para as peças Brancas que estavam no ataque (Reprodução: Chess.com)
A defesa Caro-Kann é bastante conhecida por sua solidez, porém exige bastante estudo para entender todas as suas variações e não cair em armadilhas (Foto: Reprodução/Chess.com)

A defesa Caro-Kann leva seu nome dos enxadristas Horatio Caro e Marcus Kann que foram responsáveis por analisá-la em 1886. Devido aos seus muitos anos ela recebeu vários estudos e têm muitas variações.

A ideia é responder ao avanço inicial das peças Brancas em E4 com um movimento singelo do Peão preto em C6 na intenção de posteriormente levar outro Peão para D5.

Há muitas variações nesta defesa. Caso as peças Brancas capturem o Peão de D5 com o de E4, elas sairão em desvantagem. Caso avancem de E4 para E5, no entanto, podem causar dor de cabeça para as peças Pretas.

É possível levar o Peão de C6 para C5, liberando espaço para o Cavalo em C6 e há também a possibilidade de levar o Bispo para F5 ou G4.

O jogador pode posteriormente fechar suas defesas com o Peão de E6, como no Sistema London, porém não no início, pois seu Bispo do lado de fora da pirâmide poderá ser atacado pelos Peões brancos. Caso haja a oportunidade de trocar o Bispo pelo Cavalo branco em F3, pode ser uma boa opção.

Defesas de xadrez: Muro de Pedra (Stonewall)

A defesa Stonewall consiste em um muro de peões visando a casa de E4 e pode ser jogada tanto na defesa quanto no ataque (Foto: Reprodução/Chess.com)

A Stonewall é tanto uma abertura de ataque quanto uma defesa, que pode ser jogada contra D4, C4 e Cavalo em F3. O ponto central da Stonewall é criar uma muralha com seus peões de forma que nada consiga passar e conquistar assim a casa de E4 para seu próprio Cavalo de G8 se fixar nela. A posição é um pouco fluída pois pode ser preciso adaptá-la de acordo com as condições.

Comece reagindo ao primeiro movimento com D5, seguido por E6. O próximo movimento pode ser F5 para garantir que as peças Brancas não reajam com E4 e estraguem sua muralha, mas C6 também é necessário, seja antes de F5 ou depois.

Em algum momento o jogador deve colocar seu Bispo em D6 para evitar o desenvolvimento do Bispo adversário e seu Cavalo em F6 para aproveitar sua futura posição em E4. O Cavalo de B8 pode se desenvolver para D7 já que haverá um Peão em C6.

Não existe particularmente uma melhor abertura de xadrez. O que não quer dizer que não haja aberturas ruins que devem ser evitadas. Jogadores devem buscar aberturas que mantenham um bom nível de equilíbrio entre as peças Brancas e Pretas nos primeiros momentos do jogo.

Entre as mais populares aberturas estão as famosas E4 e D4, os peões do Rei e da Rainha. Eles lutam imediatamente pelo centro do tabuleiro enquanto saem do caminho para outras peças se desenvolverem, como os Bispos e a Rainha.

Para iniciantes que tenham dificuldade de decorar as aberturas tradicionais e suas muitas variações, o Sistema London, o Ataque Índio do Rei e a defesa Stonewall são algumas das melhores opções.

O segredo para uma boa abertura no xadrez é estudar e decorar as aberturas mais famosas e suas linhas principais de acordo com a resposta do adversário. Estude as linhas principais e busque variações incomuns para surpreender.

Além da movimentação tradicional das peças há 3 movimentos especiais que usuários precisam dominar: o Roque (pequeno ou grande), a captura En Passant com o Peão e a Promoção de Peões ao chegar à extremidade do lado do tabuleiro adversário.

Quais os nomes das jogadas de xadrez?

No xadrez há algumas jogadas como o Garfo, que ameaça múltiplas peças com um ataque, o Cravar (ou Pregar) que prende uma peça que esteja à frente do Rei e Espeto, um ataque que ameaça múltiplas peças em uma mesma linha.

O xadrez é um esporte que exige poucos gastos para começar e jogar online nem mesmo possui custos. Porém, mesmo jogadores que preferem partidas online podem usar um tabuleiro físico para estudar e desenvolver uma noção melhor das peças ao enxergá-las em sua frente com diferenças de detalhes e altura. Ao comprar um tabuleiro de xadrez aproveite nossos cupons de desconto do Buscapé!

Tire suas dúvidas em nossa página e pague menos em suas compras!

Leia mais sobreJoga+
especialista

Ainda está na dúvida? Nossos especialistas em produtos estão prontos para te ajudar!

Publicidade