Como saber se o gás da geladeira acabou? Se a sua geladeira parou de gelar, isso pode ser um sinal de que o gás do eletrodoméstico está no fim ou acabou totalmente. Mas, além desse sinal, existem outros indicativos de que é preciso trocar o gás do refrigerador. Se você quer entender mais sobre isso, a gente pode ajudar!

Neste artigo, a gente explica como saber que a geladeira acabou o gás e conta tudo o que você precisa saber para não passar perrengue. Confira, a seguir, o que acontece quando o gás acaba e como trocar o gás do eletrodoméstico. Além disso, selecionamos duas opções de geladeiras, caso você ache que chegou a hora de trocar de vez a sua por uma nova. Vem ver!

Você sabia que nem tudo pode ser mantido dentro da geladeira? Confira quais são os alimentos que você não deve guardar na geladeira.

Sabia que se o gás da geladeira acabar ela para de gelar corretamente? (Foto: Divulgação/Electrolux)

Quanto tempo dura o gás da geladeira?

Não existe um consenso dos fabricantes desse eletrodoméstico sobre o tempo exato em que o gás da geladeira acaba, mas alguns fatores podem interferir diretamente na duração. Por exemplo, depende se a geladeira é nova ou velha, do estado de conservação dela, da forma de uso e se ela passa por alguma manutenção periodicamente. A marca do eletrodoméstico também pode influenciar, é claro. Em média, uma geladeira bem conservada pode durar mais de 10 anos sem ter que trocar o gás.

Como saber se o gás da geladeira acabou?

Para saber se o gás acabou, você precisa ficar atento a alguns sinais. Se a geladeira parou de gelar, ou seja, se o resfriador da geladeira resfria pouco ou nada, pode ser um indicativo de que ela está sem gás. Outros sinais são: a parte interna do eletrodoméstico pode congelar muito rápido, a geladeira pode ficar pingando gotas d’água ou o tubo na unidade externa pode congelar.

Para ter certeza de que o gás da geladeira acabou, é recomendado chamar um técnico especializado nesse tipo de eletrodoméstico. Se houver algum vazamento ou dano no condensador, o técnico também será capaz de reparar.

Descubra como tirar ferrugem da geladeira e veja algumas alternativas para reformar o seu eletrodoméstico.

O que acontece quando acaba o gás da geladeira?

Agora que você já aprendeu como saber se acabou o gás da geladeira, entenda o que isso pode provocar. Na maioria das vezes, o gás da geladeira acaba quando acontece um vazamento, seja por sobrecarga do eletrodoméstico ou por um rompimento dos canos. Por isso, a falta de gás pode fazer a geladeira perder a sua eficácia. Outra manifestação de que o gás do eletrodoméstico acabou é a formação de gelo no interior do eletro.

Se a geladeira parou de esfriar, você tem duas opções: a primeira é trocar o gás da geladeira ou, se você preferir, comprar uma geladeira nova.

Como trocar o gás da geladeira

Se você optou pela primeira solução, basta seguir esse passo a passo para trocar o gás da geladeira.

Passo 1: confira se ainda existe gás na geladeira. Se houver, esvazie todo o gás.

Passo 2: para os refrigeradores, conecte a mangueira de serviço à garrafa de gás. Para o compressor, conecte a mangueira azul.

Passo 3: drene a mangueira de serviço.

Passo 4: abra a torneira da mangueira azul e, dessa forma, entrará todo o gás.

Passo 5: ao finalizar o passo 4, feche a torneira da mangueira azul e ligue a geladeira.

Passo 6: reabra a torneira da mangueira azul por aproximadamente 20 segundos.

Passo 7: preste atenção na pressão do gás, quando ele estiver entre 6 e 12 Psi, significa que o refrigerador estará calibrado e cheio de gás.

Passo 8: feche a torneira e desconecte a mangueira azul.

Passo 9: desconecte a mangueira de serviço e o adaptador da garrafa de gás para geladeiras, deixando o eletrodoméstico ligado.

Passo 10: verifique usando um manômetro se a pressão do gás está dentro dos parâmetros indicados pelo fabricante do refrigerador.

Lembrando que o mais indicado é que a troca do gás seja feita por um técnico especializado. Por isso, se você não tem prática com esse tipo de serviço, é uma boa ideia entrar em contato com a assistência técnica.

Aproveite para entender qual é a diferença entre o freezer e congelador.

Pensando em trocar de eletro? Veja as melhores geladeiras do momento

Se você optou pela segunda solução, essa é a hora de comprar uma nova geladeira! Confira alguns modelos de geladeira que valem a pena:

Geladeira Brastemp Inverse BRE57AK

A geladeira Brastemp Inverse BRE57AK é um modelo Inverse, que tem distribuição oposta às geladeiras duplex. Nesse tipo de geladeira, o refrigerador fica na parte de cima, enquanto o congelador fica embaixo. Por ser Frost Free, não é necessário degelar o congelador, o que poupa bastante tempo no seu dia a dia.

Essa geladeira Frost Free tem 443 litros de capacidade, sendo 308 no refrigerador e 135 no congelador e conta com painel eletrônico para ajustar as funções do eletrodoméstico. Ela também conta com compartimentos reorganizáveis que permitem organizar a geladeira de acordo com as suas necessidades.

Características da geladeira Inverse Brastemp BRE57AK:

  • Modelo: Inverse
  • Capacidade total: 443L
  • Refrigerador: 308L
  • Congelador: 135L
  • Tipo de degelo: Frost Free
  • Acabamento: inox
  • Eficiência energética: A
  • Voltagem: 127 ou 220V

Confira como limpar geladeira de inox para manter a beleza e durabilidade do eletrodoméstico.

Geladeira Electrolux Duplex TF55

A geladeira Electrolux TF55 é Frost Free e possui o painel digital Blue Touch, que permite programar o eletro sem abrir as portas. Como não é necessário degelar essa geladeira, você corre menos risco de ter um vazamento de gás. Ótima notícia, né?

Além disso, um diferencial na hora da escolha dessa geladeira Electrolux é o freezer.  Ele possui um compartimento Extra frio, iluminação LED e sensor de alerta porta aberta, que costuma estar presente apenas em refrigeradores. Ou seja, esquecer o congelador aberto? Nunca mais!

Características da geladeira Electrolux TF55:

  • Modelo: Duplex
  • Capacidade total: 431L
  • Refrigerador: 303L
  • Congelador: 128L
  • Tipo de degelo: Frost Free
  • Acabamento: branco
  • Eficiência energética: A
  • Voltagem: 127 ou 220V

Está em dúvida se a geladeira Electrolux TF55 é a melhor para você? Confira a lista das melhores geladeiras duplex Frost Free baratas e conheça mais opções.