O Xbox One, Xbox Series X e Xbox Series S prometem ter um ótimo ano em 2022, repleto de lançamentos de peso e complementado por grandes jogos que foram lançados em anos anteriores. Separamos alguns dos melhores títulos disponíveis para jogar atualmente nos seus consoles Xbox e também alguns acessórios para melhorar sua experiência nos games.

Listamos muitos jogos aclamados por público e crítica, sendo eles dos mais variados gêneros. São eles: RPG, ação, aventura, tiro, corrida, esporte, luta, plataforma e infantil, que irão para agradar a qualquer gosto de jogador nos consoles da Microsoft. Lembrando que temos também um review completo do Xbox Series S, que hoje é o console com melhor custo-benefício da nova geração!

Se está procurando por um Xbox para chamar de seu, não deixe também de conferir abaixo as ofertas dos principais consoles da marca neste ano.

Melhores acessórios para curtir os jogos Xbox?

Ao comprar um Xbox One ou Xbox Series X/S, o console acompanha um joystick em seu pacote, mas muitos dos melhores jogos do console são mais divertidos se jogados em multiplayer com amigos. Nesse caso vale a pena considerar adquirir um joystick sem fio para o Xbox One ou um joystick sem fio para o Xbox Series X/S.

O Xbox One e Xbox Series X/S possuem vários acessórios úteis para jogadores (Foto: Anton Porsche/Pexels)

Os joysticks são também compatíveis com PCs, então usuários podem usá-los se quiserem montar um PC gamer barato ou conferir aqui bons modelos de notebook gamer para usar os controles. Caso ainda tenha alguma dúvida sobre o controle, veja a nossa review sobre o joystick do Xbox Series X/S.

Para fãs de jogos de corrida, um controle especial de volante como o Driving Force da Logitech faz toda a diferença para controlar o carro e para aumentar a imersão com a adição de pedais para acelerar e frear. O acessório é bastante recomendado em games da série Forza ou em jogos de simulação mais realista como na série F1.

Já os usuários que preferem jogos online podem investir em um headset como o modelo com microfone da Razer, para se comunicar com outros jogadores durante os games. O headset se torna um acessório importante em jogos com multiplayer competitivo para falar com seus companheiros de time. Um bom headset é também essencial para fãs de Battle Royale que precisam ouvir os passos de seus inimigos se aproximando.

RPG

The Witcher 3: Wild Hunt

Baseado na série de livros, The Witcher 3 traz novamente Geralt de Rivia, um Witcher, uma espécie de caçador de criaturas que utiliza sua espada e magia para enfrentá-las. Enfrentar as criaturas exige um pouco de preparo, como estudar suas fraquezas e pontos fortes, rastrear seu paradeiro e só então atacá-las.

Além dos monstros, neste capítulo Geralt precisa lidar também com uma força de caçada sobrenatural chamada Wild Hunt. O game oferece muitas missões paralelas e opções que podem alterar o estado do mundo e a direção da história, como relacionamentos com Yennefer ou Triss, que levam a diferentes finais.

Tales of Arise

Neste capítulo da clássica série de RPG japonesa Tales Of, os jogadores acompanharão a história de dois jovens que nasceram em planetas diferentes. Um dos planetas é o avançado mundo de Rena, o qual saqueou e escravizou o medieval planeta Dahna por 300 anos. Juntos, eles tentarão encerrar esse ciclo de exploração. A série Tales Of é conhecida por seu dinâmico sistema de batalha que mistura RPG com ação para batalhas mais animadas.

Mass Effect: Legendary Edition

A famosa trilogia de RPGs Mass Effect retorna aos consoles com versões remasterizadas da trilogia original de games, com visuais atualizados, especialmente os do primeiro jogo. A série Mass Effect traz uma saga espacial sobre o Comandante Shepard e sua tripulação, que tentam enfrentar a ameaça de alienígenas chamados Reapers.

A jogabilidade tem elementos de ação nos combates, mas a profundidade de um RPG em diálogos e relacionamentos com os membros da equipe. Veja as ofertas do game a seguir.

Diablo III

O terceiro game da série Diablo mantém o estilo de ação e RPG com visão aérea no qual jogadores enfrentam hordas de inimigos demoníacos enquanto sobem de nível e ganham armas cada vez mais poderosas. A história se passa vinte anos após os eventos do segundo game, envolvendo uma profecia e mais uma vez a possibilidade de ressurreição de Diablo.

A principal mecânica do game é rejogá-lo várias vezes em níveis de dificuldade cada vez maiores para criar personagens incrivelmente poderosos. Nos consoles, o jogo tem suporte a multiplayer local e online.

The Outer Worlds

Desenvolvido pela Obsidian Entertainment, estúdio de Fallout: New Vegas, o game The Outer Worlds traz um estilo semelhante de tiro e RPG de ação. O game se passa em vários planetas diferentes em uma reaidade alternativa à nossa, dominada por grandes corporações interplanetárias. O game possui muitas opções de diálogo para interagir e a história pode ir na direção que o jogador decidir, tanto contra as grandes companhias quanto a favor.

Ação/Aventura

Assassin's Creed: Valhalla

Após capítulos no Antigo Egito e na Grécia, a série Assassin's Creed vai para os reinos da Inglaterra durante a invasão dos vikings, na era medieval. No papel de Eivor, tanto em versão masculina quanto feminina, jogadores poderão desafiar concepções de como os vikings viviam, cuidando de seu acampamento e de seus iguais.

No entanto, há também algumas características bem conhecidas dos vikings, como saquear fortalezas com seus barcos e desferir golpes impressionantes com o sistema de batalha mais brutal da série. É o capítulo mais recente da franquia e também o mais bem-sucedido comercialmente.

Red Dead Redemption 2

A aguardada sequência de Red Dead Redemption trouxe um novo nível de evolução em matéria de realismo para os games da produtora Rockstar, conhecida por GTA 5. O game de Velho Oeste conta a história de eventos antes do primeiro jogo, as aventuras de Arthur Morgan como parte da gangue Van Der Linde.

Um dos pontos que mais impressiona no game é sua riqueza de detalhes que permite andar por um grande mundo aberto, visitar cidades e realizar missões. Personagens irão reparar e reagir de acordo com sua aparência e é possível decidir como falar com eles, de maneira agressiva ou calma, para tentar resolver situações.

Sekiro: Shadows Die Twice

Do mesmo criador da série Dark Souls, Sekiro: Shadows Die Twice é um game de ação que segue algumas ideias semelhantes às da série Souls, mas difere em outras para criar sua própria identidade. Entre as semelhanças está o alto nível de dificuldade, no qual praticamente qualquer inimigo pode vencer o jogador e chefes exigem muitas tentativas para serem derrotados, tornando a morte algo recorrente.

Entre algumas das diferenças está a temática de ninjas, com foco em furtividade para eliminar seus inimigos antes que eles o vejam e maior foco em defesas perfeitas e contra-ataques, como em lutas de samurai. Vale lembrar que o game foi bastante premiado em 2019, ano de seu lançamento.

Hitman III

O mais recente game na trilogia World of Assassination da série Hitman traz o assassino Agente 47 em uma missão para derrubar alguns dos mais obscuros líderes de uma organização criminosa, os últimos em seu caminho para a liberdade. Para eliminá-los, jogadores terão acesso a grandes áreas abertas nas quais poderão investigar, observar e planejar qual a forma mais eficiente de dar fim ao seu alvo.

O Agente 47 possui várias habilidades úteis que permitem se disfarçar para se infiltrar entre as outras pessoas e transformar quase qualquer objeto em uma arma mortal. A graça dos jogos da trilogia é justamente a grande quantidade de caminhos e ações que pode tomar para alcançar seus objetivos.

Devil May Cry 5

A série de ação da Capcom trouxe de volta as batalhas frenéticas contra seres demoníacos. Com três protagonistas de jogabilidades distintas, eles enfrentam um grande mal que ameaça o mundo.

Dante utiliza sua espada, pistolas e uma moto que se transforma em duas motosserras; Nero tem uma jogabilidade inicialmente semelhante, mas com um braço mecânico capaz de parar o tempo e agarrar inimigos; e o novo personagem V invoca demônios para lutar por ele. O foco do jogo está em desferir grandes combos, esquivar-se e eliminar inimigos com muito estilo com uma trilha sonora agitada de fundo. Pura adrenalina!

Tiro/FPS

Halo Infinite

O novo game da franquia Halo segue os eventos de Halo 4 e Halo 5: Guardians, quando Master Chief é encontrado por um piloto e se vê em meio a uma guerra na qual a UNSC está perdendo. Jogadores terão que explorar um novo anel Zeta Halo para evitar que ele caia na mãos dos Banished, uma facção rebelde dos Covenants. Vale lembrar que pela primeira vez na série Halo o multiplayer de Halo Infinite está disponível grátis, separadamente da campanha.

Confira nossas melhores ofertas para Halo Infinite!

Far Cry 6

Na ilha de Yara, baseada em ilhas caribenhas dos anos 50, jogadores terão que depor o ditador Antón Castillo, interpretado pelo ator Giancarlo Esposito, de Mandalorian e Breaking Bad. No papel do guerrilheiro (ou guerrilheira) Dani Rojas, usuários terão que aprender como lutar com táticas de guerrilha para atacar Castillo de maneira eficiente mesmo tendo poucos recursos.

Como é de praxe na franquia Far Cry, há acampamentos inimigos para derrubar e dominar a área, porém uma novidade é que o jogador pode também erguer seus próprios acampamentos para aumentar seu exército. Veja as ofertas do game abaixo.

Doom Eternal

Sequência do reboot de Doom de 2016, Doom Eternal mantém tudo que tornou o game anterior um marco entre os jogos de tiro, como sua ação frenética a uma taxa de quadros de 60 FPS. Após os eventos do primeiro game, a Terra foi invadida por demônios e cabe ao protagonista Doom Slayer tentar impedir a invasão, viajando até o inferno se necessário.

Diferente da maioria dos jogos de tiro, Doom Eternal valoriza a ação ininterrupta dos combates, com pausas apenas para suas violentas execuções. É aquele jogo que, se você jogar à noite, não vai conseguir dormir depois.

Gears 5

O quinto capítulo da série Gears of War, agora apenas Gears, foca-se em Kait Diaz, uma descendente da rainha Locust que agora trabalha junto com a COG. Jogadores terão que descobrir os mistérios por trás dos Locusts enquanto enfrentam novos inimigos. A tradicional jogabilidade de Gears of War está presente, com tiroteios enquanto personagens se protegem atrás de cobertura, porém com mais elementos de exploração.

Back 4 Blood

Dos mesmos desenvolvedores de Left 4 Dead, o novo game Back 4 Blood traz o mesmo estilo de tiro em multiplayer para até quatro pessoas contra hordas de inimigos, porém dessa vez com alienígenas. Jogadores controlam personagens imunes a um parasita alienígena que contaminou o mundo e enfrentam horda atrás de horda de inimigos para progredir pelas fases.

O game tem também um sistema de cartas que garante alguns bônus para equipar seu personagem de maneira única. Isso também faz com que as partidas pareçam diferentes, ainda que em uma mesma fase.

Corrida/Esportes

Forza Horizon 5

A popular série de corrida da Microsoft escolheu o México como o mapa da vez para o game, sendo este o maior mapa já criado para a franquia Forza. A escolha foi feita pela grande variedade de condições nas quais o jogador poderá realizar suas corridas e missões.

O mapa oferece desde uma grande diversidade de biomas, como florestas tropicais, praias, desertos, cidades, um vulcão ativo. Condições climáticas adversas também estão presentes, como chuvas torrenciais e tempestades de areia.

F1 2021

O game oficial do campeonato de Fórmula 1 traz todas as pistas, pilotos e equipes da competição de 2021 para jogadores reproduzirem e participarem das mais emocionantes corridas apresentadas pelo esporte. Para usuários que gostam de jogar sozinhos há também uma campanha singleplayer chamada Breaking Point, na qual o jogador pode começar sua carreira desde a Fórmula 2 e acompanhar seu progresso até se tornar um grande piloto da Fórmula 1.

Tony Hawk's Pro Skater 1+2

Fãs de skate provavelmente se lembram dos clássicos games da série Tony Hawk's Pro Skater para o PlayStation One, Nintendo 64 e Dreamcast. Completamente refeitos neste pacote para as gerações atuais. Tony Hawk's Pro Skater 1+2 traz as fases dos dois jogos originais com novos visuais e os mesmos objetivos de antigamente, desde realizar grandes pontuações com combos de manobra de skate, até saltos mirabolantes para obter itens espalhados pelo cenário.

FIFA 22

A anual série Fifa traz a melhor experiência de futebol no mercado atualmente, com grande quantidade de times licenciados e campeonatos. Em sua edição de 2022, o game diminuiu o foco no modo de futebol de rua Volta Football, que se tornou focado em multiplayer, e deu mais ênfase ao modo carreira single player.

O game também apresentou novidades técnicas, como aprendizado de máquina para deixar as partidas mais realistas na nova geração de consoles (Xbox Series X/S e PlayStation 5). Além disso, o jogo também retorna com seu popular modo Fifa Ultimate Team, que permite montar seu time dos sonhos.

NBA 2k21

O jogo de basquete da 2K Games também traz jogadores e equipes oficiais da NBA, com um sistema de arremesso reformulado para a edição desse ano. O jogo também traz um modo carreira no qual usuários podem começar como um atleta iniciante enquanto ganham fama e habilidade, além do modo MyTeam, que permite criar seu próprio time.

O modo The Neighborhood do jogo anterior foi reformulado para se tornar The City, com ainda mais possibilidade de interação e personalização.

Luta

Samurai Shodown

Um retorno inesperado entre os games de luta foi o da clássica série Samurai Shodown, sucesso dos fliperamas. O game traz disputas em 3D semelhantes a séries como Tekken ou Street Fighter, porém com samurais que utilizam espadas e outras armas em combate.

Há mecânicas para desviar e contra-atacar, assim como uma barra de fúria que se preenche com o dano. A barra de fúria pode ser usada para aumentar seu poder de ataque ou arriscar tudo em um golpe especial, o que permite bastante estratégia.

Mortal Kombat 11

A série de luta que dispensa apresentações teve em Mortal Kombat 11 seu mais recente capítulo. O jogo traz a tradicional jogabilidade com golpes especiais, interação com o cenário e violentos Fatalities para finalizar as lutas.

O jogo traz também uma campanha na qual a deusa Kronica, que controla o tempo, se volta contra Raiden, o Deus do Trovão, que mexeu com a ordem natural dos eventos nos últimos games. Além da versão padrão, o game recebeu a expansão Mortal Kombat 11: Aftermath, que adiciona eventos após o fim do jogo original. Além deles, temos a versão Mortal Kombat 11: Ultimate, que conta com todos os DLCs lançados.

Injustice 2

Um jogo de luta que se passa em um universo paralelo da DC Comics, Injustice 2 conta a história de um mundo onde o Superman atravessou uma linha que não deveria. O Homem de Aço foi derrotado no primeiro jogo, mas agora Batman precisa da ajuda dele para enfrentar uma nova ameaça.

Ao se envolver nas lutas, jogadores ganham peças de equipamento para acoplar em seus personagens e alterar suas habilidades, como um pequeno elemento de RPG no jogo. Não faltam referências à outras versões dos heróis e opções estéticas ao trocar as roupas dos personagens.

Killer Instinct

A série de luta que nasceu no Super Nintendo retornou no Xbox One com visuais em 3D e mais dos Ultra Combos, que eram motivo de comemoração. O jogo traz o elenco de personagens tradicional da série Killer Instinct, como Jago, Sabrewulf, Glacius, Orchid, Fulgore, entre outros.

Porém, apresenta também uma boa quantidade de convidados especiais. Entre eles, lutadores como Rash de Battletoads, Arbiter de Halo e General RAAM de Gears of War.

Dragon Ball FighterZ

Goku e seus amigos receberam um novo game de lutas nos moldes tradicionais, desenvolvido pela Arc System Works, equipe conhecida por séries como Guilty Gear. O jogo traz combates de trios com golpes característicos do universo de Dragon Ball, como disparos de Ki, raios de Kame Hame Ha, golpes especiais que preenchem toda a tela e mais.

Também não faltam elementos técnicos de contra-ataque que tornam o jogo mais profundo e competitivo. O game chama bastante atenção também pelo seu filtro gráfico que o faz ficar parecido com um episódio do desenho animado.

Plataforma/Infantis

Minecraft

O icônico game de blocos é um dos títulos mais populares no Xbox e em todos os outros consoles, os quais são compatíveis entre si através de multiplayer crossplay. Minecraft é um jogo de aventura e construção no qual jogadores podem explorar em busca de recursos e construir bases para se manterem seguros em suas jornadas.

O game se tornou um fenômeno com sua jogabilidade simples, porém viciante, que permite descarregar toda a sua imaginação no jogo.

Ori and the Will of the Wisps

A sequência de Ori and the Blind Forest é um game de plataforma que expande todas as qualidades de seu antecessor, com visuais mais elaborados e novas formas de evoluir Ori. O game é um continuação dreta do primeiro jogo e mantém o modelo de exploração no qual novas áreas podem ser acessadas conforme Ori obtém novas habilidades. Este estilo é chamado por jogadores de "Metroidvania", por conta das semelhanças a jogos como Castlevania e Metroid.

Rare Replay

Para jogadores que queiram conhecer um pouco da história de um dos mais famosos estúdios de games, Rare Replay oferece uma boa oportunidade com uma coletânea de 30 jogos. Na coletânea, os jogadores podem encontrar clássicos como Battletoads e Killer Instinct, games do Nintendo 64 como Blast Corps, Banjo-Kazooie e Jet Force Gemini, além de títulos dos primórdios do Xbox 360 como Kameo, Perfect Dark Zero e mais.

Yooka-Laylee

Este game é um sucessor espiritual do clássico Banjo-Kazooie, um jogo de plataforma com uma dupla de animais inesperados. Yooka é um camaleão capaz de saltar, rolar e atacar com sua língua, enquanto Laylee é um morcego que pode ajudar em saltos ao desacelerar a queda de seu parceiro.

Juntos, eles enfrentam o ganancioso Capital B através de várias fases em seu covil da Hivory Towers Corporation, com o objetivo de resgatar as páginas de um livro mágico.

Crash Bandicoot 4: It's About Time

O marsupial Crash retornou para sua primeira aventura inédita em muitos anos. Em It's About Time, ele enfrenta uma jornada na qual o tempo é grande parte da história.

Crash e sua irmã Coco recebem a ajuda de um velho inimigo, Dingodile, e uma versão alternativa de Tawna, namorada de Crash, para impedir que o Dr. Neo Cortex e o Dr. Nefarious Tropy dominem o multiverso. Os heróis terão a ajuda também das Quantum Masks, máscaras poderosas que podem garantir poderes especiais como desacelerar o tempo e inverter a gravidade.